Lasanha de Veggies com frango. A primeira!!!



Para primeira lasanha feita pela Anette, até não correu mal, não fosse o orçamento que estava a fazer simultaneamente, me ter distraido na "cor" da bichinha... A foto também não a favoreceu muito...
Com uns bifes de frango que estavam perdidos na arca, uma couve lombarda gigante que estava mais para lá do que para cá, 2 cenouras e 1 courgete, fiz a festa!

Estava boa de sabor, foi pena foi ter ficado uns minutitos a mais no forno a bronzear...
Estava cheia de medo desta experiência, porque por vezes a couve liberta água, mas ficou bem.
A lasanha tinha uma molhanga cremosa e óptima, por causa do molho branco com cebolada que costumo fazer sempre que tenho que utilizar este tipo de molho. ( Nasceu de uma invenção com uns bifes de cebolada que estavam com um molho um pouco rarinho, há uns anos atrás! Juntei leite com farinha fria ao molho para engrossar um pouco. Adorei a combinação do molho misturado com a cebola e de há uns anos para cá faço sempre assim o meu molhinho branco!)
O pyrex era rés vés campo de ourique às folhas de lasanha. (Ou seja cabiam na perfeição...)
As folhas da lasanha não eram pré-cozidas por isso não deixei o molho muito grosso ( já me tinham acautelado...), Ok?
Acreditam que já ando para fazer lasanha há para aí uns 6 anos????? Incrível, mas valeu a espera...

A receita:
  • Folhas de lasanha
  • Bifes de frango cortados às tirinhas
  • limão
  • Sal
  • Alho em pó
  • 1 courgette ralada
  • 2 cenouras raladas
  • 1 couve lombarda cortada em juliana
  • 2 cebolas cortadas em meias luas
  • 3 dentes de alho picados
  • Azeite
  • 1 litro de leite
  • 3 c.s. de farinha
  • Cominhos em grão
  • Noz moscada
  • Salsa
  • 1 folha de Louro
  • 1/2 copo de vinho branco
  • Fatias de queijo (não tinha queijo ralado...)

Comecei por marinar o frango no limão, cominhos, alho e sal. Ralei entretanto os legumes, e preparei a cebola e o alho. Levei a fritar levemente o frango, e quando já estava com uma corzinha, retirei-o da frigideira ( enorme para caber tudo!!!). Juntei a cebola e o alho. Quando já estavam cozinhados e levemente douradinhos, retirei metade para juntar ao molho branco. Adicionei os veggies à outra metade da cebola e cozinharam destapados com vinho algum tempo. Depois, voltei a colocar o frango, deixei estar mais uns minutinhos, e comecei a tratar do molho branco. Juntei o leite à farinha, bati com a varinha mágica (liquidificadora, também dá) para não ficar com grumos e depois juntei a cebolada, sal e noz moscada. Levei ao lume até engrossar um pouco.

E voilá! A parte mais trabalhosa, já estava, isto entre corridas para atender clientes ao telefone e o dito orçamento... Sim estava em casa da Anette a trabalhar...Ora, montar a lasanha: molhanga, lasanha, recheio, molhanga, lasanha... até acabar a última de lasanha, depois, na falta de queijo ralado, pus fatias de queijo e Levei ao forno até bronzear, que no meu caso, bronzeou demais.... Fiz um tabuleiro que dava para um regimento de infantaria...

Metade congelei, a outra metade andou-se a comer algum tempo, o A. porque entretanto vim-me embora. Acho que pus recheio a mais, da próxima vez corre melhor, que eu sei...

A próxima será de espinafres como prometido à Pipoka . Mas só daqui a 2 semanas porque agora estou em Viseu e para a semana vou para o Alentejo em trabalho... (Já não estou na minha casinha adorada e ao pé do meu gajo adorado há uma semana...)

24 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Vou ver se hoje chega para mim devia estar muito boa devia pois eu penço que tu já comeste tudo.um beijo Natércia...

semente de sésamo disse...

Essa lasanha deve ser uma verdadeira delícia. Eu já fiz de mil ingredientes mas não me lembro de alguma vez ter usado frango!

O Cravo da Índia disse...

Ficou tempo a mais? O tom douradinho que a foto mostra não engana: devia estar muito boa. Também nunca usei frango, parece-me uma óptima ideia.

Anónimo disse...

Uma lasanha caseira, feita por nós, em nossa casa e no nosso forno, bate a de qualquer restaurante! Adoro fazer lasanha, pena que engorde tanto! Ainda ontem fiz em casa da minha mãe, para ela e para a minha irmã, que são fãs! Fiz da normal, de bolonhesa, que é a que faço mais vezes. Mas já fiz uma de bacalhau com molho de cenoura que também estava deliciosa! Lasanha é tão bom e presta-se a tantas variações que melhor só se tivesse 0 calorias! :)

Laurinha disse...

Anette, que delícia que ficou!!!
E lasanha não é prato de ser feito de pequenas proporções... é sempre grande, boa indéia de congelar uma parte...
Beijinhos,

Marizé disse...

Anette que bem que tinham ficado aqui as minhas folhas de massa fresca, foi um desperdicio ter feito uma lazanha bolonhesa com elas, mas olha quando jantarmos as duas eu faço a massa tu fazes o recheio, ok?
beijocas
PS A Brida Francisca está no bom caminho, e manda lambidelas!

Romy Almeida disse...

Anette... eu adorei a cor da bichinha eheheh

ficou linda ;-)

Migas disse...

Muito boa, Anette! Também acho que as lasanhas ficam sempre uma maravilha com tantos ingredientes diferentes! Excelente escolha, a tua e, vá lá...essa morenaça ficou bem apetitosa!

Beijos

Andrea disse...

Parece ser deliciosa essa lasanha! Bjs!

anna disse...

Eu gosto mesmo assim bronzeada... fica mais estaladiça!
Eu não digo que te estás a revelar uma «maioral» na cozinha?
Beijokas.

Isabel (pipoka) disse...

Não seja modesta D. Anette (ai a cor, ai a foto...). Pois está muito bem, gostei particularmente do tempero do frango (limão com cominhos), achei original usar essa combinação no recheio de lasanha. Fico à espera da próxima...sem stress!

beijocas

virtual chef disse...

Anette, grande maldade a sua, deixar o seu senhor "gajo" em Lisboa e ir para casa da "mãezoca" fazer estes petiscos. Uma lasanha assim morenaça e o homem em Lisboa, já via casamentos acabarem por menos...!
Agora mais a sério, gostei da receita, é impossível não gostar e até gosto dela a cair para o tostado, por isso está perfeita. Quando tenho de engrossar um molho, coloco sempre farinha maizena, até na sopa. Fica mais gostoso e aveludado.
Beijos.

Joaninha disse...

Anette, só passei mesmo para te dar um olá, mandar um beijinho e dizer-te que está tudo bem dentro do possível. Tem acontecido muita coisa na minha vida nestes dois últimos meses e meio,coisas más para ser mais precisa :(, que não me têm deixado disposição seja para o que for. Obrigada pelas tuas palavras de carinho no blog e por mail.Prometo responder-te assim que possível pois ainda não sei para quando será o meu regresso ao Chef Haruki mas prometo vir visitar-te sempre que possível. Beijinhos muuuuiiiiito grandes. Fica bem.

Isabel Salvador disse...

minha kerida annete..para a primeira vez ficou uma delicia amiga....k maravilha.....bjokas muito grandes

risonha disse...

para primeira vez foi um sucesso... o aspecto está fantástico e bem coradinha como eu gosto.

Filipa disse...

Fico maravilhada com as suas receitas. Sempre com coisitas que estão perdidas no frigorífico consegue fazer pratos e docinhos deliciosos. Esta lasanha não me vai escapar. Vai ser já este fim de semana. Adoro o seu blog e a forma como nos transmite as suas receitas. Parabéns.

Regina disse...

Anette, obrigada pela visita no meu blog! Não sou vegetariana, mas priorizo os vegetais e legumes na alimentação e adorei suas receitas!
bjs

Mucha disse...

Anette, amei desse molhinho branco; gosto de lasagna bronzeada (a minha ficou clara dmais); os legumes são dos meus preferidos e prefiro pôr fatias de queijo do que queijo ralado. O melhor é ires ter com o teu gajo preferido, relaxar e manda pra cá a lasagna congelada!! LOL
bj

Eli disse...

Eu adorei a lasanha! E achei super bonita e a vontade de pular na tela é imensa.:)

m@ria...m@rie...m@ry disse...

a minha entrada recente na blogosfera leva me a saltitar de blog em blog! E estou a gostar!!! vê se muito boas receitas... E essa lasanha tem mt bom aspecto! douradinha como eu gosto. :D Parabens

Sylvia disse...

Anette ,antes corada que pálida. Já fiz lasanha bem mais escuras que a sua.... Eu gostei da sua lasanha e como ficou cremosa Vc sabe que minha mae faz molho branco com cebola também?. Eu também faço e fica muito bom,mesmo.
Bjs

Cleia disse...

Essa eu hei-de experimentar! ADORO massa, lasanha em particular. E a tua parece-me fantástica!
Beijocas

Maria Vitamina disse...

Mesma assim douradinha tem bom aspecto. Nunca fiz lasanha, tenho de experimentar um dia.
bjs

Misshiva disse...

iumi iumi, deve ser delicioso :D