Bolo de Cenoura, Côco e Nozes



A quem interessar, a receita da tarte de banana, será postada brevemente. Prometo. Não tenho tido tempo para fazer esta receita mais elaborada, mas lá virá o dia! Está prometidíssimo.
As cenouras voltam a atacar parte II...
Ainda reconsiderei não postar este bolo hoje porque vi diversos blogs com bolos de cenoura nos últimos tempos, mas a vontade de compartilhar esta experiência foi mais forte do que eu. Simplesmente adorei. Muito!!! Já viram a cor maravilhosa com que fica??? É lindo... (Bem, chega de deslumbramento...) Já há imenso tempo que queria experimentar a cenoura em bolo, porque, se gosto em doce, se gosto em Xarope, e de todas as outras maneiras possíveis e imaginárias, também devo gostar em bolo, pensei eu... Entretanto juntei côco, porque acho que fica lindamente nos doces de cenoura, e nozes, bem as nozes foi por causa do A. até porque 90% do bolo vai ser comido por ele e como ele gosta de coisas para trincar nos bolos...
Parti da minha receita base de bolos (hoje não bati as claras em castelo... não me apeteceu e também depois da última experiencia do bolo de limão em que começou a sair tudo por fora, resolvi não arriscar mesmo... A trincadela da foto foi para inaugurar o bolo. Tipo Anette a pisar a primeira vez solo no espaço... Mas em vez de ser no espaço era a saborear pela primeira vez bolo de cenoura... Huuuuuuuuuuuum... Também usei pela 1ª vez frutose. Usei um pouco a olhómetro e gostómetro, porque fui pondo o dedo na massa até ficar a meu gosto. Duas experiências novas que se irão repetir muitas e muitas vezes.
P.S. A frutose é um pouco mais caro que o açúcar branco ou até mesmo o amarelo, mas muito mais saudável (tolerado por diabéticos) e pelo que eu percebi utiliza-se metade da quantidade de um açúcar tradicional pelo que o gasto não é assim tão mais avultado...
Usei:
  • 3 Cenouras cruas, sem casca, cortadas às rodelas
  • 1/2 cháv. de Frutose
  • 1/2 cháv. Óleo
  • 3 Ovos
  • 2 c.sp. de Côco
  • 1/2 cháv. de Nozes picadas grosseiramente
  • 1cháv. Farinha de trigo
  • 1 cháv. Farinha de trigo integral
  • 1 c.sb. Fermento
Comecei por pré-aquecer o forno a 180º C. Pincelei com óleo e enfarinhei uma forma de bolo inglês. No copo da varinha mágica (liquidificador) coloquei: as cenouras, a frutose, os ovos e o óleo. Bati até que ficou tudo líquido. Despejei para a "tigela dos bolos" e fui juntando mas batendo à mão, o côco, as farinhas e o fermento, e por fim as nozes. Despejei novamente para a forma e coloquei no forno durante cerca de 30 min.
Enviar um comentário