A Tarte de chocolate FENOMENAL (receita)

Pois bem, a pedido de muitas famílias, aqui estou eu a deixar a receita DA tarte de chocolate do ultimo post.
Depois de muitas voltas à cabeça para escolher um titulo arrebatador para esta tarte, decidi deixar ficar um nome simples que acho que simplesmente diz tudo: FENOMENAL, porque de facto é um fenómeno, e supostamente, um fenómeno é algo único que acontece!
Deixo como apontamento que os meus standards de avaliação para tartes de chocolate estão agora muitíssimos mais exigentes, o que é mau porque hei-de ficar muitas vezes desconsolada... Por vezes os doces de chocolate são enjoativos, ou têm um sabor que nem é de chocolate nem é do resto que compõe a sobremesa, é de qualquer coisa, sabemos que a cor do dito está lá mas e o sabor????
Convido todos os Chocaholics, como eu, ao ponto de ter um porta-chaves que o confirma, a testarem esta tarte.
De referir que a receita é do Mestre Jamie Oliver, do livro que postei em baixo. Fiz umas pequenas alterações no recheio e a base é totalmente diferente porque tinha umas shortcakes de chocolate para gastar e quis experimentar a minha base habitual com bolacha moída. A base dele era com massa quebrada.
Temos então, chocolate na base, chocolate no recheio e cacau na cobertura! Uhhhhhhhhhhhhhhhhhh...PLHORRRCK... (BABA A CAIR NA MESA E BARULHOS ESQUISITOS COM A BOCA, SÓ DE IMAGINAR-ME A COMER UMA FATIAZINHA...)

A receita...
Tarte de chocolate FENOMENAL
  • 315 ml de natas gordas (usei mimosa light...)
  • 2 c.sp. de açucar (usei 1,5 c.sp. de frutose...)
  • 1 pequnissíma pitada de sal
  • 115 g de manteiga sem sal derretida
  • 455 g do melhor chocolate de culinária, partido (usei Pantagruel)
  • 100 ml leite (usei o resto das natas que estavam no pacote que usei em cima...
  • Cacau em pó para povilhar (usei do magro)
A minha base...

  • 340g de Bolachas shortcake de chocolate (mais coisa menos coisa, que era precisamente um pacote de 200g mais um resto de outro que estava aberto, quase cheio)
  • 50 g de margarina (habitualmente uso 30g mas como era mais do que 250 g de farinha, ou neste caso, bolachas moidas...)
  • 1dl de água
Começando pela base. Piquei as bolachas na picadora até ficarem tipo farinha. Depois derreti a margarina na água quente.
Passei a farinha de bolacha para a tarteira de cerâmica e fui deitando a mistura da água com a margarina e fui mexendo com um garfinho. Depois de tudo bem misturado, calquei com as mãos e ajeitei tudo bem na forma. Levei ao forno, tipo 5 min., só para secar um bocadinho. Deixei a base a arrefecer e fui a rezar tratar do recheio porque mais uma vez estava a testar algo que nunca tinha feito e não sabia se ia correr bem ou não e ia ter pessoas para o jantar...
Coloquei as natas, a frutose e a pitada de sal numa caçarola e deixei levantar fervura. Assim que levantou fervura retirei do lume e juntei a manteiga e o chocolate (era cá um cheirinho...) e mexi até tudo ter derretido completamente. Deixei arrefecer um pouco, misturando as segundas natas até a mistura ficar macia e brilhante. Deixei arrefecer mais um pouco. Se quiserem a mistura mais liquida podem sempre pôr mais um bocadinho de leite ou natas, eu não juntei mais nada, já chegava de invenções! Voltei a mexer bem e despejei para cima da base. Arrefeceu totalmente ao fim de cerca de 1 a 2h. Pus no frigorifico cerca de 40 min. porque tive medo que ficasse liquida, ou cremosa de mais, mas nem valia a pena... Ao cortar estava cremosa mas sem escorrer, tipo manteiga no verão fora do frigorifico! Na altura de servir, polvilhei com o cacau.

Acompanhei com morangos ao natural.

Espero não ter criado expectativas muito altas... Mas de facto gostei e estou a deixar o meu testemunho... Se não gostarem, podem-me castigar obrigando-me a comer deste fenómeno, óoooo castigo boooom...

Só me apetece cantar a música da Duffy - MERCY : "YOU GOT ME BEGING YOU FOR MERCY, YEH, YEH... LEIN, LEIN..."

10 comentários:

Isabel Salvador disse...

ai k coisa mais boa keres me matar do coração keres???

jinhos grandes

anna disse...

Vim a correr espreitar e tal, como te disse, vou fazê-la ainda esta semana.
Depois hei-de mostrar - claro que se vai chamar Anette...
O meu filhote já é bem graudo (21), mas é do club dos adoradores de chocolate que tu também deves conhecer - lol!
Beijocas.

ameixa seca disse...

Aiiiiiii... que maravilha!
Confesso que pensei que fosse mais complicado :) Isto é que é uma bomba das boas... tenho que experimentar. Para a base podemos utilizar quaisquer bolachas de chocolate ou tem que ser essas?
E agora tou a ouvir a Buffy a bufar ao ver esta beleza eh eh

Cor de Chá disse...

Oh misericórdia! Confesso, venho ao teu cantinho quase todos os dias, mas hoje eu tenho de comentar! Eu sou chocodependente e percebo bem o que queres dizer quando referes que mts vezes de chocolate os doces só têm o nome. Esta tarte tem um aspecto fantástico. Só é pena que leve natas (às quais tenho pavor pelos piores motivos). Grande dilema tenho agora, porque o fiquei com imensa vontade de experimentar (sobretudo sabendo que é uma receita do meu querido Jamie). Será que não dá para substituir as natas?

Bjs e parabéns pelo blog :D

Filipa disse...

Anette, que tentação esta tarte!! Para uma chocodependente como eu isto é uma provocação :) Vou ter que fazer!

beijinhos

Margarida disse...

Só FENOMENAL?? Eu nem tenho como o descrever.. Acho que vou ter que provar para achar o termo certo! ; )

Bjs

Rui Teixeira disse...

Excelente!!! Não só essa tarte com um óptimo aspecto, mas também o blog! Muitos parabéns!

Agora já percebo como é que um certo senhor que eu conheço aprendeu a cozinhar! :)

Vou acrescentar há minha lista de favoritos!

Bjs

edinha disse...

Esta tarte deve ser de comer e chorar por mais.
Adorei
Beijinho

Mimi disse...

Anette, estou saboreando seu blog e descobri essa receita que me deu vontade de comer a tela do computador :)
Gostaria de fazer essa receita, mas preciso de uma ajuda sua. Sou brasileira e vou precisar substituir as bolachinhas e a nata gorda que você usou. Por quais produtos poderia substituir sem perder o sabor dessa linda tarte?

Obrigada desde já e parabéns pelo blog!

Mimi disse...

Obrigada pela resposta. Vou fazer e depois te conto.

beijos!