EMENTAS SEMANAIS


Mais uma rubrica, Anette? Sim, mais uma rubrica. Já a faço em papel, e vou passar a fazer aqui directamente.

O processo de elaboração da ementa e lista de compras semanal está um pouco diferente do que o que fazia anteriormente, até porque ganhei o hábito de ir ao supermercado ao sábado de manhã comprar os frescos em falta para a semana. As compras grandes continuam a vir do continente online. Não sabem o que tenho poupado com esta questão e com a soup maker!!!

Toda esta organização começa 6ª feira ao final do dia. E a partir de hoje passará a ser publicada aos sábados de manhã.

Oriento-me desta forma para a elaboração dos meus menus e lista de compras:
  • Começo por perceber se tenho algum jantar especial durante a semana ou fim-de-semana. 
  • Se tenho, pergunto aos convivas se tem alguma intolerância alimentar ou se desgostam de algum alimento
  • Elaboro uma ementa e vejo o que preciso comprar
  • Depois e continuando para os restantes dias: 
  1. Abro frigorífico, vejo o que por lá vagueia, consulto a arca e a despensa
  2. Faço listagem do que necessita ser utilizado no frigorífico/despensa/arca
  3.  Percorro as proteínas com 2 alternativas, hidratos com 2 alternativas, veggies com 2 ou mais alternativas, com base no ponto anterior
  4. Se me apetecer algo diferente, vou ao separadorzinho de receitas a fazer, seja de outros blogs, seja de revistas e vejo o que posso fazer com base no que tenho, o que não tiver adiciono à lista de compras 
  5. Vejo que fruta existe 
  6. Elaboro o menu e adiciono os alimentos em falta à lista de compras
Esta semana:


A ementa:




Semana de 02/01/12 a 06/01/12


Para facilitar a preparação dos Bentos, que por vezes é contrariada pela preguiça, e tentar atenuar a rapidez com que que correm os dias provocando a consequente falta de tempo, preparei  porções de vegetais e hidratos de carbono complexos a mais, para congelar, prontos a tirar da arca no dia anterior e colocar no Bento para o almoço do dia seguinte:


feijão verde salteado com peito de peru, preparado na actifryesparregado (feito do zero com espinafres, alho, azeite, farinha, e vinagre) e couscous, preparados com 2 chávenas do dito com 4 de água a ferver, com um caldo vegetal diluído.

Na altura que comprei os Bentos, comprei especificamente estas caixas com formas de silicone para esta situação. A ideia é ter sempre legumes cozinhados e hidratos prontos a serem colocados nos Bentos, visto serem os mais demorados. Assim, qualquer Bento é preparado em menos 10 min! Mas, não tendo estas caixas, qualquer caixa de plástico em que se possam inserir formas de silicone com alimentos preparados, serve! 

Agora mais do que nunca, muita gente passará a levar almoço, lanche, snacks, água e até mesmo café, como eu, para o trabalho. Pena que o motivo seja tão grave e mau.

Sempre o fiz por uma questão de opção, gosto de saber o que como e gosto de perceber que por dia poupo à volta de 10€, no mínimo, entre almoço, lanches, água e cafés! Mesmo quando estou no meu escritório, levo sempre almoço e café como já muita vezes o demonstrei por aqui. Só espero é que depois desta crise toda passar, este hábito de levar alimentos de casa se mantenha, porque sinceramente, acho-o muito saudável e económico. 

É claro que se ainda por cima a comida for arranjadinha, quem é que não prefere este tipo de opção?

3 VIVAS PARA OS BENTOS!!! VIVA, VIVA, VIVA!!!

P.S.- As minhas desculpas aos Srs. da restauração...



Semana de 28/11/11 a 02/12/11