BENTO´s faqs

Regularmente recebo perguntas sobre os meus Bentos, através do blog ou via mail. 

Como tal, resolvi criar esta página para facilitar a resposta a todas as dúvidas que frequentemente me colocam.

Muito bem, vamos começar!

*O que são Bentos? 

Um Bento é uma refeição compacta, balanceada e visualmente atraente embalada numa caixa.

Proveniente do Japão,  "Bento" ou "Obento" refere-se à refeição embalada, e "Bento-bako" refere-se à caixa de Bento.

Tinha que ser Japonês, não é? Ordem, harmonia, beleza!!!


*Onde compra os seus Bentos e Acessórios?

Os 3 Bentos originais que tenho vieram directamente do Japão, deste site: http://en.bentoandco.com/


Estou muitíssimo satisfeita com o serviço e com o material em si. São bpa free, não ganham cheiros, não estão riscados, não ganharam cor, enfim, estão impecáveis ao fim de 1 ano e tal de utilização.

Restantes, e compradas inicialmente, são caixas (não Bento) de plástico de boa qualidade, com divisões. Umas foram comprados no Corte Inglês, outras num Intermarché. 

Qualquer caixa serve é só uma questão de estarem atentos à qualidade do material, resistência, vedamento e tampa, mas de preferência que sejam bpa free! 

Antes de encomendar os Bentos originais, andei a "apalpar" terreno, isto porque há de vários tamanhos e formatos. 

Percebi que 2 andares para mim era muita comida e que preferia levar o lanche numa caixa separada.


Para além disso, quanto maior a caixa maior a quantidade de comida que se lá coloca para a encher. É psicológico! 

E a minha mala térmica não aguentava caixas grandes…

Para um adulto, normalmente 600ml de capacidade de caixa servem perfeitamente para uma refeição principal. 

Os lanches podem ser acondicionados em caixinhas mais pequenas.

Percebi também que as de 1,1lt são boas para levar almoços tendo como base salada de alface, ou para levar fatias de pizza ou tarte, por serem maiores,  e que as separações são óptimas para colocar os legumes, os hidratos de carbono, as proteínas e a sobremesa, seja ela fruta ou outra coisa qualquer.

Alguns acessórios também vieram do Japão tais como os palitinhos em forma de folhinhas e os chapéus assim como algumas formas de silicone, moldes de ovos, garrafinhas, caixinhas para os molhos, etc.



As formas de silicone para cupcakes, foram compradas no Lidl mas poderão ser compradas por ex. na Casa, ou em lojas da especialidade. nada de comprar caixas chinocas cheias de materiais tóxicos!!
Quanto a talheres, são de bebé, à venda em qualquer supermercado e o termo do café o de Inox,  veio do Corte Inglês, do 5º piso.



E tem de capacidade 300ml. Tenho outro, para quando estou por Mangualde, também de inox e com a mesma capacidade, que veio de um Intermarché.

*Como mantém tudo na caixa tão harmoniosamente, saudável e bonito?

A chave para manter tudo harmonioso saudável e bonito, é: utilizar os acessórios falados anteriormente, para não misturar os alimento e seus sumos ou molhos, encher as caixas bem e até à borda superior para tudo ficar seguro (daí a quantidade de 600ml ser a ideal…), ter o cuidado do Bento ser constituído por: vegetal cru, vegetal cozinhado, hidrato de carbono complexo, proteína magra e fruta, utilizar alimentos mini e cheios de cor, e claro, ter alguma imaginação também ajuda…







*Não lhe faz impressão comer os alimentos frios?


Não, até porque não tenho onde os aquecer, porque sendo eu técnica comercial, e trabalhando ao longo de 5 distritos, como no carro, literalmente encostando o banco o máximo atrás e usando um tabuleiro de plástico para apoiar os termos e o Bento,  e almoço ou lancho, como tal o microondas é coisa que não me faz falta.




Seja verão ou inverno, levo sempre o mesmo almoço adequando o tipo de recipiente ao alimento que me apetece comer. 

Mas tenho termos, mini, para o caso de querer levar uma sopinha ou algum alimento quente levando a salada e a fruta noutro Bento.

De referir também que qualquer uma das minhas malas de transporte dos Bentos é térmica e que no verão utilizo placas refrigeradoras.




Para além disso, os  Bentos, na sua origem, não têm como objectivo serem  aquecidos.




*Quanto tempo demora a preparar os seus Bentos?

Depende, mas em média 10 min. e são preparados e acondicionados no dia anterior, com restos ou não. 

Tento sempre ter alimentos que possam ser usados no Bento, como queijinhos baby, tomate cherry, veggies crus, tostas ou gressinos integrais, etc, para o caso de não ter restos de refeições ou de não ter tempo de cozinhar.

Mas se quiser caprichar e fazer “bonequinhos”, numa onda muito Kawaii,  com fatias de queijo, pão pitta, fruta,  veggies, etc, ou colorir arroz ou outros alimentos, talvez uns 20 a 25 min.

*Porque  faz isso?

Porque é divertido!!!

Apesar da minha vida ser atribulada e ter muito pouco tempo livre, fazer Bentos, a par de cozinhar, é a minha forma de desligar da vida!

É amigo do ambiente 

Porque  tudo o que uso em 99% das vezes que preparo os meus almoços é reutilizável.

É económico

Desde que comecei a trabalhar há 9 anos que levo o meu almoço de casa, mas por vezes a falta de vontade aparecia e falhava algum dia, mas com os bentos, religiosamente são preparados diariamente, assim como os lanches, café e água!

É saudável

Porque os alimentos como não são aquecidos devem ser preparados da forma mais saudável possível: cozidos, crus, ou grelhados
alimentos fritos também funcionam mas eu não gosto.
e alimentos com muita gordura funcionam mal, por isso…

Para ideias de Bentos é só pesquisar na etiqueta com o mesmo nome no separador “no livro de receitas”

Se quiserem mais alguns esclarecimentos, é só pedirem.
Enviar um comentário