Suflê de Atum: a receita!

A decisão de me aventurar no mundo maravilhoso dos suflês (sim, maravilhoso, e sim também pavoroso até esta experiência) partiu de uma visita e almoço muito agradável em casa da minha prima N.. A minha tia N. estava lá, e disse que ia fazer um suflê de peixe com uns restos que tinham sobrado, para o jantar. Ora, lá fui eu pendurar-me para ver como se fazia. Saí a meio (porque tinha que ir às compras), quando ainda faltavam juntar as claras em castelo e seguinte passo: O FORNO E A SUBIDA GLORIOSA!!! Segui todas as indicações do " recheio" e guardei-as no meu caderninho, faltando-me apenas a temperatura e o tempo que só me apercebi, quando chegou a minha horinha de aflição, foi ver-me agarradita ao telefone seguindo as indicações, qual jogador de futebol ouvindo o seu Mister. Correu bem!!!! E ficou óptimo!. O A. gostou, o que é sempre bom. O próximo será de veggies. Talvez de brócolos e alho francês.
Suflê de Atum
  • 1 cebola picada
  • 2 latas de atum em azeite, escorrido
  • cerca de 500 ml leite
  • 2 c.sp. mal cheias de farinha
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta
  • 6 claras batidas em castelo (do género virar a tigela e não cair nadinha cabeça) com umas pedrinhas de sal
  • 6 gemas
Comecei por fazer o refogado da cebola no azeite. Juntei depois o atum e deixei que se desfizesse bem. Misturei o leite com a farinha com o batedor de varas bem para não criar grumos. Juntei ao refogado. Mexi bem até engrossar. Depois retirei o tacho do lume e juntei as gemas devagarinho sempre a mexer. Voltei a colocar no lume, a mexer (nesta altura já estava quase a dar-me uma coisa porque já tinha batido as claras em castelo à mão. Sim eu sou masoquista...). Rectifiquei o sal e a pimenta. Tirei do lume e deixei arrefecer um pouco (para as claras não morrerem...) Depois juntei as claras em castelo, e despejei tudo para uma forma de cerâmica previamente untada com margarina liquida, e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, 30 a 35 min.
Era ver-me pespegada em frente ao forno a ver o bichinho a crescer!!! Será que o próximo vai ter o mesmo sucesso?
Acompanhei com salada de alface.

Soube-me pela vida e a triunfo! Não tirei foto do interior porque estava fraquinha com a fome, eram 10h da noite e queria era jantar!
Enviar um comentário