Uma das minhas sobremesas preferidas



Peço desculpa pela minha ausência, mas tenho tido familiares em casa (aproveitamos o fim-de-semana prolongado para passear por lisboa) como tal temos passado pouco tempo "parados"...
Preparei uma feijocada de polvo para o almoço do feriado que estava bastante boa e que mais tarde postarei aqui, como sobremesa fiz leite creme, (nunca tinha feito porque só há pouco tempo comprei o dito queimador de açucar!!!) que simplesmente adoro porque conjuga 2 dos meus sabores preferidos: o limão e a canela (se bem que nem toda a gente utiliza canela no leite creme, eu experimentei, como não podia deixar de ser... e... adorei!!!). Fantástico...
Um simples e rapidíssimo leite creme que fez as delícias dos convivas e as minhas, ora cá vai:
  • 1l de leite
  • 3 c.sp de farinha
    6 c.sp de açucar amarelo
  • 5 gemas
  • Casca de um limão (gigante, era mesmo enorme!)
  • 1 pau de canela grande
Pus numa tigela grande, o leite, as gemas, o açucar, a farinha e bati tudo com a varinha mágica.
Despejei para uma caçarola o preparado e adicionei a casca do limão e o pau de canela, levei ao lume até engrossar. Verti para uma travessa. Depois de frio e imediatamente antes de comer esta maravilha, espalhei açucar sobre metade da travessa e usei o queimador, depois sobre a outra metade fiz o mesmo processo. Fiz o leite creme no dia anterior, à noite e servi ao almoço do dia seguinte, por isso o leite creme estava fresquinho. Vai uma tacinha???
Enviar um comentário