Bolo de Laranja com Amêndoa



Tinha pouco açúcar... Foi a queixa do bolo que fiz para o lanche da Sanocórdia (post anterior)... Como eu calculava e avisei no final da receita... Definitivamente, tenho que modificar a quantidade de açúcar e acho que de aveia também. Aumentar o primeiro (da próxima vez utilizo 1/2 chávena de frutose) e diminuir o segundo (para 1 c.sp) Experiência positiva mas com alterações a fazer... As invenções são assim!
Para me redimir, e porque um colega meu faz anos 6ª feira (hoje ou amanhã para quem lê), resolvi fazer um bolo de laranja seguindo o de limão. Não fiz o de limão porque não tinha dos ditos e como queria experimentar um de laranja e o meu colega o assim sugeriu... Aproveitei a deixa e as laranjinhas que tinha na fruteira. Por sorte também tinha amêndoa picada que tinha comprado para outra receita mas que resolvi usar. Se o de limão resultou bem, porquê não testar com laranja??? Já provei e gostei. Também muito, mas o de limão, claramente foi das experiências mais bem sucedidas da Anette, aquele trave, huuuuuuuuuuuuuuum...
Quanto à receita, é absolutamente igual à do limão mas com laranja, a única diferença é que ralei a laranja no ralador de queijo para as "fitinhas" ficarem maiores. Acho que fica muito mais saboroso encontrar a casquinha. De referir que eu detesto casca de laranja cristalizada mas gostei desta experiência do ralador. Também não usei farinha integral, porque estou em Mangualde, e estou a utilizar a cozinha da mãezoca da Anette, o que quer dizer que não tem tudo o que eu utilizo em Lisboa, nem instrumentos, nem forno, nem ingredientes, nem bancada!!!!!!!! (Já estava a começar a delirar com a falta de condições de trabalho, a sério não é mariquice, adoro a minha cozinha e as minhas coisinhas e a minha bancada que quase me deito lá em cima... E quando me vejo noutras cozinhas... Enfim, o bolo lá se fez e eu não morri... Ainda...)
Ora mais uma vez a receita (com algumas ligeirinhas alterações devido ao ingrediente laranja):
  • 300g farinha de trigo
  • 1c.sb. fermento
  • 1 punhado de amêndoas picadas
  • 150g açúcar amarelo ( a laranja era docinha)
  • 4 ovos
  • 15 cl de leite
  • 15 cl óleo
  • Raspa e sumo de uma laranja grande (raspada no ralador grande da cenoura/queijo)
Pré-aqueci o forno a 180ºc. Pincelei, uma forma com chaminé com óleo e polvilhei de seguida com farinha. Comecei por bater as claras em castelo com uns grãozinhos de sal. Reservei. Numa tigela grande (não foi na minha tigela dos bolos...) juntei os liquidos todos, mais o açucar e bati com a batedeira. Acrescentei as amêndoas. Noutra tigela, juntei as farinhas com o fermento. Acrescentei depois, aos poucos, à mistura dos liquidos e bati mais um pouco. No final adicionei as claras em castelo sem mexer muito, despejei na forma, e levei ao forno (+/-) 40min.
A foto principal está um bocado desfocada... até a máquina hoje está contra mim...
Mas apesar de tudo, não é de limão, mas também é booooooom!!!
Ora cá está a caixinha já com o bolo cortadinho!
Fico à espera das criticas gastronómicas para depois compartilhar aqui, sim porque não quero só ouvir bem, porque sim, quando for para mandar abaixo, também quero ouvir! O que vale é que eu faço auto-critica, e quando às vezes está bom para toda a gente, para mim falta qualquer coisita...
Enviar um comentário