Lasanha de Veggies com frango. A primeira!!!



Para primeira lasanha feita pela Anette, até não correu mal, não fosse o orçamento que estava a fazer simultaneamente, me ter distraido na "cor" da bichinha... A foto também não a favoreceu muito...
Com uns bifes de frango que estavam perdidos na arca, uma couve lombarda gigante que estava mais para lá do que para cá, 2 cenouras e 1 courgete, fiz a festa!

Estava boa de sabor, foi pena foi ter ficado uns minutitos a mais no forno a bronzear...
Estava cheia de medo desta experiência, porque por vezes a couve liberta água, mas ficou bem.
A lasanha tinha uma molhanga cremosa e óptima, por causa do molho branco com cebolada que costumo fazer sempre que tenho que utilizar este tipo de molho. ( Nasceu de uma invenção com uns bifes de cebolada que estavam com um molho um pouco rarinho, há uns anos atrás! Juntei leite com farinha fria ao molho para engrossar um pouco. Adorei a combinação do molho misturado com a cebola e de há uns anos para cá faço sempre assim o meu molhinho branco!)
O pyrex era rés vés campo de ourique às folhas de lasanha. (Ou seja cabiam na perfeição...)
As folhas da lasanha não eram pré-cozidas por isso não deixei o molho muito grosso ( já me tinham acautelado...), Ok?
Acreditam que já ando para fazer lasanha há para aí uns 6 anos????? Incrível, mas valeu a espera...

A receita:
  • Folhas de lasanha
  • Bifes de frango cortados às tirinhas
  • limão
  • Sal
  • Alho em pó
  • 1 courgette ralada
  • 2 cenouras raladas
  • 1 couve lombarda cortada em juliana
  • 2 cebolas cortadas em meias luas
  • 3 dentes de alho picados
  • Azeite
  • 1 litro de leite
  • 3 c.s. de farinha
  • Cominhos em grão
  • Noz moscada
  • Salsa
  • 1 folha de Louro
  • 1/2 copo de vinho branco
  • Fatias de queijo (não tinha queijo ralado...)

Comecei por marinar o frango no limão, cominhos, alho e sal. Ralei entretanto os legumes, e preparei a cebola e o alho. Levei a fritar levemente o frango, e quando já estava com uma corzinha, retirei-o da frigideira ( enorme para caber tudo!!!). Juntei a cebola e o alho. Quando já estavam cozinhados e levemente douradinhos, retirei metade para juntar ao molho branco. Adicionei os veggies à outra metade da cebola e cozinharam destapados com vinho algum tempo. Depois, voltei a colocar o frango, deixei estar mais uns minutinhos, e comecei a tratar do molho branco. Juntei o leite à farinha, bati com a varinha mágica (liquidificadora, também dá) para não ficar com grumos e depois juntei a cebolada, sal e noz moscada. Levei ao lume até engrossar um pouco.

E voilá! A parte mais trabalhosa, já estava, isto entre corridas para atender clientes ao telefone e o dito orçamento... Sim estava em casa da Anette a trabalhar...Ora, montar a lasanha: molhanga, lasanha, recheio, molhanga, lasanha... até acabar a última de lasanha, depois, na falta de queijo ralado, pus fatias de queijo e Levei ao forno até bronzear, que no meu caso, bronzeou demais.... Fiz um tabuleiro que dava para um regimento de infantaria...

Metade congelei, a outra metade andou-se a comer algum tempo, o A. porque entretanto vim-me embora. Acho que pus recheio a mais, da próxima vez corre melhor, que eu sei...

A próxima será de espinafres como prometido à Pipoka . Mas só daqui a 2 semanas porque agora estou em Viseu e para a semana vou para o Alentejo em trabalho... (Já não estou na minha casinha adorada e ao pé do meu gajo adorado há uma semana...)
Enviar um comentário