O meu Bolo de Vegetais




Já vi mil e um bolos de vegetais em vários blogs e há já algum tempo que me apetecia testar um, um pouco mais saudável (por causa do meu colesterol...), que tinha visto numa revista e apontado no meu caderninho. Escusado será dizer que já não sei de onde o tirei... Alterei apenas uma coisa, adicionei leite porque achei que a massa estava densa demais. O "recheio" foi feito com o que tinha na arca, delicias do mar e macedónia (mistura de vários vegetais) e mais algumas coisinhas... Gostei e vou passar a fazer sempre assim, vou esquecer a minha antiga receita que apesar de menos saudável, era também muito saborosa...

Com estes ingredientes:

"Massa"
  • 120g Farinha de trigo
  • 80g Farinha de trigo integral
  • 1c.s. Fermento
  • Uma pitada de sal
  • 15 cl Azeite
  • 10 cl Leite
  • 2 Ovos
"Recheio"
  • Restos de delicias do mar cozidos
  • Restos de salsichas de soja cozidas
  • Tomate picadinho
  • Macedónia cozida
  • 2 dentes de Alho picadinhos
  • Cominhos
  • Orégãos
  • 3 c.s. de azeite
  • Sal
Fiz assim:

Comecei por tratar do "recheio", fazendo um refogado com o azeite e o alho. Acrescentei depois o tomate, cominhos, orégãos e o sal. Deixei o tomate secar um pouco e acrescentei a macedónia, as delicias do mar e as salsichas, tudo cortadinho. Deixei descansar.
Feito isto, comecei com a massa. Pre-aqueci o forno a 200ºc, pincelei (com o meu pincel de silicone!!!) com azeite e enfarinhei uma forma de bolo inglês (rectangular...). Misturei os ovos, o azeite, sal e bati com uma vara de arames (não me apeteceu ligar a batedeira...). Juntei as farinhas e o fermento e adicionei aos poucos à mistura dos ovos. Como achei que a massa estava "pesada" demais, resolvi adicionar 10 cl de leite. Voltei a mexer bem, e envolvi o "recheio". Pus no forno durante cerca de 40 min.
Desenformei e acompanhei com uma saladinha de tomate e beterraba. Gostei muito desta experiência e recomendo-a vivamente!

8 comentários:

Marizé disse...

Que delicia Anette, acho que me convenci a fazer um pão vegetariano, (estou a brincar, eu adoro legumes). :-)
Beijocas

Elvira disse...

Que cores lindas! Apetece mesmo tirar uma fatia grande! :-)

Natércia Ramalho disse...

Manda ai uma fatia para a vóvó ai de ti que não mandes nada já não és mais minha neta.um beijinho grande.Natércia...

Mucha disse...

Eu adoro estes bolinhos!!! E, já agora, dava uma boa participação no comidinhas do dia a dia da akemi: é uma óptima maneira de pôr as crianças a comer vegetais. Há pouco tempo fiz um bolinho deste género e a minha menina dizia: mamã, bolo, bolo!!!! hihi

anna disse...

Sim senhora, que belo bolo... e bonito também que a fatia da foto está uma verdadeira tentação!
Beijokas.

Migas disse...

Realmente esse colorido é muito apelativo! Nunca fiz destes bolinhos salgados com vegetais...um dia tenho de me aventurar! :o)

Beijocas

Nani disse...

Que bolo lindo, este colorido todo da a ele um aspecto maravilhoso!

Romy Almeida disse...

Anette... amei essa receita... é sem dúvida muito saudável e pelo aspecto está uma delicia ;-)

já anotei para testar ... :-D

beijokas e bom fim de semana :-)