O meu Bolo de Vegetais




Já vi mil e um bolos de vegetais em vários blogs e há já algum tempo que me apetecia testar um, um pouco mais saudável (por causa do meu colesterol...), que tinha visto numa revista e apontado no meu caderninho. Escusado será dizer que já não sei de onde o tirei... Alterei apenas uma coisa, adicionei leite porque achei que a massa estava densa demais. O "recheio" foi feito com o que tinha na arca, delicias do mar e macedónia (mistura de vários vegetais) e mais algumas coisinhas... Gostei e vou passar a fazer sempre assim, vou esquecer a minha antiga receita que apesar de menos saudável, era também muito saborosa...

Com estes ingredientes:

"Massa"
  • 120g Farinha de trigo
  • 80g Farinha de trigo integral
  • 1c.s. Fermento
  • Uma pitada de sal
  • 15 cl Azeite
  • 10 cl Leite
  • 2 Ovos
"Recheio"
  • Restos de delicias do mar cozidos
  • Restos de salsichas de soja cozidas
  • Tomate picadinho
  • Macedónia cozida
  • 2 dentes de Alho picadinhos
  • Cominhos
  • Orégãos
  • 3 c.s. de azeite
  • Sal
Fiz assim:

Comecei por tratar do "recheio", fazendo um refogado com o azeite e o alho. Acrescentei depois o tomate, cominhos, orégãos e o sal. Deixei o tomate secar um pouco e acrescentei a macedónia, as delicias do mar e as salsichas, tudo cortadinho. Deixei descansar.
Feito isto, comecei com a massa. Pre-aqueci o forno a 200ºc, pincelei (com o meu pincel de silicone!!!) com azeite e enfarinhei uma forma de bolo inglês (rectangular...). Misturei os ovos, o azeite, sal e bati com uma vara de arames (não me apeteceu ligar a batedeira...). Juntei as farinhas e o fermento e adicionei aos poucos à mistura dos ovos. Como achei que a massa estava "pesada" demais, resolvi adicionar 10 cl de leite. Voltei a mexer bem, e envolvi o "recheio". Pus no forno durante cerca de 40 min.
Desenformei e acompanhei com uma saladinha de tomate e beterraba. Gostei muito desta experiência e recomendo-a vivamente!
Enviar um comentário