Bolo de Laranja com Amêndoa



Tinha pouco açúcar... Foi a queixa do bolo que fiz para o lanche da Sanocórdia (post anterior)... Como eu calculava e avisei no final da receita... Definitivamente, tenho que modificar a quantidade de açúcar e acho que de aveia também. Aumentar o primeiro (da próxima vez utilizo 1/2 chávena de frutose) e diminuir o segundo (para 1 c.sp) Experiência positiva mas com alterações a fazer... As invenções são assim!
Para me redimir, e porque um colega meu faz anos 6ª feira (hoje ou amanhã para quem lê), resolvi fazer um bolo de laranja seguindo o de limão. Não fiz o de limão porque não tinha dos ditos e como queria experimentar um de laranja e o meu colega o assim sugeriu... Aproveitei a deixa e as laranjinhas que tinha na fruteira. Por sorte também tinha amêndoa picada que tinha comprado para outra receita mas que resolvi usar. Se o de limão resultou bem, porquê não testar com laranja??? Já provei e gostei. Também muito, mas o de limão, claramente foi das experiências mais bem sucedidas da Anette, aquele trave, huuuuuuuuuuuuuuum...
Quanto à receita, é absolutamente igual à do limão mas com laranja, a única diferença é que ralei a laranja no ralador de queijo para as "fitinhas" ficarem maiores. Acho que fica muito mais saboroso encontrar a casquinha. De referir que eu detesto casca de laranja cristalizada mas gostei desta experiência do ralador. Também não usei farinha integral, porque estou em Mangualde, e estou a utilizar a cozinha da mãezoca da Anette, o que quer dizer que não tem tudo o que eu utilizo em Lisboa, nem instrumentos, nem forno, nem ingredientes, nem bancada!!!!!!!! (Já estava a começar a delirar com a falta de condições de trabalho, a sério não é mariquice, adoro a minha cozinha e as minhas coisinhas e a minha bancada que quase me deito lá em cima... E quando me vejo noutras cozinhas... Enfim, o bolo lá se fez e eu não morri... Ainda...)
Ora mais uma vez a receita (com algumas ligeirinhas alterações devido ao ingrediente laranja):
  • 300g farinha de trigo
  • 1c.sb. fermento
  • 1 punhado de amêndoas picadas
  • 150g açúcar amarelo ( a laranja era docinha)
  • 4 ovos
  • 15 cl de leite
  • 15 cl óleo
  • Raspa e sumo de uma laranja grande (raspada no ralador grande da cenoura/queijo)
Pré-aqueci o forno a 180ºc. Pincelei, uma forma com chaminé com óleo e polvilhei de seguida com farinha. Comecei por bater as claras em castelo com uns grãozinhos de sal. Reservei. Numa tigela grande (não foi na minha tigela dos bolos...) juntei os liquidos todos, mais o açucar e bati com a batedeira. Acrescentei as amêndoas. Noutra tigela, juntei as farinhas com o fermento. Acrescentei depois, aos poucos, à mistura dos liquidos e bati mais um pouco. No final adicionei as claras em castelo sem mexer muito, despejei na forma, e levei ao forno (+/-) 40min.
A foto principal está um bocado desfocada... até a máquina hoje está contra mim...
Mas apesar de tudo, não é de limão, mas também é booooooom!!!
Ora cá está a caixinha já com o bolo cortadinho!
Fico à espera das criticas gastronómicas para depois compartilhar aqui, sim porque não quero só ouvir bem, porque sim, quando for para mandar abaixo, também quero ouvir! O que vale é que eu faço auto-critica, e quando às vezes está bom para toda a gente, para mim falta qualquer coisita...

17 comentários:

virtual chef disse...

Cara Anette, não diga mal da cozinha da sua "mãezoca" porque uma boa cozinheira é como uma boa dançarina, dança bem em qualquer lugar e dos seus dotes culinários já ninguém tem dúvida!
Gostei da variante do seu bolo, embora se fosse eu, teria preferido fazê-lo com côco ralado e 15cl de leite do dito. São gostos e como tal não se discutem! Cumprimentos.

Ana Prazeres disse...

Grande Chef, Lembrei-me de pôr côco, mas só o côco, não o leite do dito, mas não tinha!!! Mas olhe que deve ficar magnifico com o leite! Tenho que testar mais para frente, esta sua ideia maravilhosa. Quanto à cozinha... Imagina-se a pincelar uma forma com um pincel que parecia uma trincha de pintar paredes??? Eu também não, mas foi o que aconteceu... A comida da minha mãe é óptima, mas como ela diz, faz porque tem que comer, como tal o espirito acompanha a cozinha , e alguns dos meus instrumentos foram morar comigo para Lisboa... às vezes torna-se complicado... mas como eu também fui escuteira... Nada me atrapalha!!! Adoro cozinhar sobre pressão, até porque é a despejar e a testar que a gente inventa e a cozinha às vezes parece um campo de batalha... Mas sou eu que arrumo e lavo tudo, que criadas são caras... Muito obrigada pela sugestão... Nós estamos lá...

Anónimo disse...

hum! adoro bolo de laranja!!!!!
é uma delicinha sem tamanho =] é uma das coisas que faço e como com um prazer inigualável!
dei uma lida no post anterior e para o chocolate em pó uso açúcar com certeza, pois é pouco adocicado. já para achocolatado sempre uso uma quantidade menor, mas não deixo de usar =)

beijoca e adicionei o freak veggie lá na minha nova cozinha virtual :]
Gi
coffeeandcoffee.blogspot.com

Migas disse...

Eu também adoro bolinho de laranja! E este com as raspinhas grandes deve ficar maravilhoso! Óptima variação mas claro, a mim, falta-me a amêndoa para o repetir... Resta-me babar para o monitor e imaginar o sabor! :o)

E que querida que és... Também quero uma colega assim! Eu também costumo trazer um bolinho nos aniversários pois aqui, acho que se dá mais valor a estes mimos do que a bens materiais. Também porque não há grande variedade de presentes. Mas a minha opcção tem ido sempre para os de chocolate. Agrada sempre a todos. :o)

Beijinhos!

Natércia Ramalho disse...

Minha linda mas que belo o teu bolinho eu gosto de todos é preciso é ser bolos ufa que sou mesmo gulosa.um beijo Natércia...

Fay van Gelder disse...

Bom eu quando não tenho condições de trabalho "invento", uso a imaginação e adapto-me ás condições que tenho, como tu fizes-te e resultou nê?

Já lá postei a receita do Sushi, espero que faças e encantes, se tiveres dúvidas diz - OK?

Bjo e Bom Fim de Semana :) e até ao meu regresso :)

Fay van Gelder disse...

A foto está linda, mas só provando é que a critica podia ser o + verdadeira possivél ( risosss...), queres enviar uma fatia para cá :)

A foto está óptima - E como disse o chef, um pouco de coco, não ia mal :)

Marizé disse...

Anette, estou solidária contigo! Eu também adoro a minha cozinha, os meus instrumentoe e ingredientes, e como tal sinto-me perdida a cozinhar em outro sitio, mas não dou parte de fraca, isto fica entre nós, ok?
O bolo está lindo!
Beijocas e bom fds

P.S. A minha Brida ontem conseguiu levantar-se um bocadinho, estou tão contente. Tirei uma foto para postar mas a minha Filhota levou-me a máquina. Coloco 2ª feira.
Mais beijocas

Isabel (pipoka) disse...

Anette, mulher estou a engordar só de olhar para os teus bolinhos! Gostei da ideia de colocar as tais tiras de laranja, deve ter ficado bem bom.
Eu também detesto casca de laranja cristalizada, mas adoro tiras de casca laranja na salada - a do Psi traz sempre.

bjs

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Anette,
Bolinho de laranja é tudo de muiiiito bom...
Bjs e ótimo final de semana.

Cinara disse...

Definitivamente, não posso passar por aqui quando estou com fome... Ver três bolos deliciosos assim, ao mesmo tempo, é muita maldade, Anette!! Aqui no Brasil qualquer um deles seria perfeito com um cafezinho, mas este de laranja com amêndoas é o meu favorito! Beijinhos...

Manu disse...

Oi Anette!!!
Obrigada pela visita, viu? Concordo com a Cinara... três bolos de uma tacada só! Haja coração, que a minha gula está me matando!
Um abraço,
Man;u

Lídia Lopes disse...

Olá :)
A mim parece-me delicioso, com pouca gordura e com as casquinhas da laranja e com as amêndoas...
Beijos

Lídia Lopes disse...

Olá :)
A mim parece-me delicioso, com pouca gordura e com as casquinhas da laranja e com as amêndoas...
Beijos

Romy Almeida disse...

Já tinha espreitado o bolinho de limão e agora esse de laranja deixou-me a suspirar... é que adoro citrinos e acho que são perfeitos para doces...

adorei essa versão

anna disse...

Tu agora não páras de fazer bolos, só para me tentar.
Já fui à procura da farinha integral e do açúcar que não é açúcar...
Só mesmo tu para conseguires isto de mim...
1 beijão.

Cláudia disse...

Esse bolo de amendôas e laranja está um show, cá todos gostam de bolo com um copo de leite. Posso pegar um pedaço desta caixinha?

bjs