Bolo de Cenoura, Côco e Nozes



A quem interessar, a receita da tarte de banana, será postada brevemente. Prometo. Não tenho tido tempo para fazer esta receita mais elaborada, mas lá virá o dia! Está prometidíssimo.
As cenouras voltam a atacar parte II...
Ainda reconsiderei não postar este bolo hoje porque vi diversos blogs com bolos de cenoura nos últimos tempos, mas a vontade de compartilhar esta experiência foi mais forte do que eu. Simplesmente adorei. Muito!!! Já viram a cor maravilhosa com que fica??? É lindo... (Bem, chega de deslumbramento...) Já há imenso tempo que queria experimentar a cenoura em bolo, porque, se gosto em doce, se gosto em Xarope, e de todas as outras maneiras possíveis e imaginárias, também devo gostar em bolo, pensei eu... Entretanto juntei côco, porque acho que fica lindamente nos doces de cenoura, e nozes, bem as nozes foi por causa do A. até porque 90% do bolo vai ser comido por ele e como ele gosta de coisas para trincar nos bolos...
Parti da minha receita base de bolos (hoje não bati as claras em castelo... não me apeteceu e também depois da última experiencia do bolo de limão em que começou a sair tudo por fora, resolvi não arriscar mesmo... A trincadela da foto foi para inaugurar o bolo. Tipo Anette a pisar a primeira vez solo no espaço... Mas em vez de ser no espaço era a saborear pela primeira vez bolo de cenoura... Huuuuuuuuuuuum... Também usei pela 1ª vez frutose. Usei um pouco a olhómetro e gostómetro, porque fui pondo o dedo na massa até ficar a meu gosto. Duas experiências novas que se irão repetir muitas e muitas vezes.
P.S. A frutose é um pouco mais caro que o açúcar branco ou até mesmo o amarelo, mas muito mais saudável (tolerado por diabéticos) e pelo que eu percebi utiliza-se metade da quantidade de um açúcar tradicional pelo que o gasto não é assim tão mais avultado...
Usei:
  • 3 Cenouras cruas, sem casca, cortadas às rodelas
  • 1/2 cháv. de Frutose
  • 1/2 cháv. Óleo
  • 3 Ovos
  • 2 c.sp. de Côco
  • 1/2 cháv. de Nozes picadas grosseiramente
  • 1cháv. Farinha de trigo
  • 1 cháv. Farinha de trigo integral
  • 1 c.sb. Fermento
Comecei por pré-aquecer o forno a 180º C. Pincelei com óleo e enfarinhei uma forma de bolo inglês. No copo da varinha mágica (liquidificador) coloquei: as cenouras, a frutose, os ovos e o óleo. Bati até que ficou tudo líquido. Despejei para a "tigela dos bolos" e fui juntando mas batendo à mão, o côco, as farinhas e o fermento, e por fim as nozes. Despejei novamente para a forma e coloquei no forno durante cerca de 30 min.

13 comentários:

anna disse...

E eu? Também quero dar uma boa de uma trincadela nesse bolo 100%.
Adoro bolos de cenoura e este com coco e nozes deve ser de subir às nuvens...
Tu andas imparável, menina Anette, não deve ser dos ares de Campolide, porque eu ainda não estou afectada...
Agora vou ter de fazer bolo de cenoura, senão não páro de pensar neles!
Beijokinhas.

anna disse...

Sou eu, outra vez...
Onde compras a fructose e a farinha integral, é no supermercardo normal ou naqueles de produtos naturais?
A chata...

Migas disse...

Bem Anette, fizeste muito bem em bater o bolinho e publicar! Esta receita tem alguns pormenores bem diferentes e as nozes são sem dúvida uma mais valia! Ainda bem que aprovaste, o bolo com cenoura. Para mim, é um dos meus bolos preferidos! O teu também ficou "lindão"! :o)

Beijos

Isabel (pipoka) disse...

Faço minhas as palavras da migas! Ainda pra mais é um bolo super-saudável, feito com farinha integral e frutose. Queremos mais receitas destas!

virtual chef disse...

Então "A trincadela da foto foi para inaugurar o bolo"..? Se a moda pega, o Alberto João Jardim nas próximas eleições vai ter de arranjar um par de dentaduras novas...!Achei piada à frase e à receita, pois tem alguns pormenores a meu gosto. A saber: cenoura (costumava fazer uma mousse de chocolate, que levava cenoura aos quadradinhos), côco e nozes ficam sempre bem em bolos (principalmente as nozes) e finalmente o facto de a receita ter sido inventada. Gosto muito de invenções gastronómicas!

Marizé disse...

Esse bolo ficou com uma côr linda. Gosto muito de bolo de cenoura faço um bem parecido, as nozes devem ter "casado" muito bem com os restantes ingredientes.
Parabéns.

Anónimo disse...

Hummm... que combinação interessante!!


bjs,

Fay van Gelder disse...

Bom amiga, aparência 5 estrelas :)

Eu também uso muito a fructose, principalmente para a criançada não comer muito açucar :) .

Hoje coloquei também um bolinho que também faço co fructose e fica muito bom mesmo :)

Então a menina quer ser adoptada ?
Olha lá em casa já tenho 3 crianças, já agora pode vir mais uma, mas é só no dia do doce de bolacha ou no dia do Sushi ?

Já passei a receitinha do Sushi e no domingo fiz 2 travessinhas e a minha princesa de 10 anitos ia apontando tudinho e depois de apontar tudo fez também :)

Já sei que estás aos pulos ( risosss...)

Beijos

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

É uma pena eu não gostar de côco porque o aspecto deste bolo é delicioso!!!

Natércia Ramalho disse...

Menina isso é de comer e chorar por mais só que nunca mandas nada.um beijinho. Natércia))

Cleia disse...

Já li o comentário, do vírus pouco ou nada percebi. Mas achei desagradável esta história dos comentários. Mas....... esqueçe!!!
És fantástica cozinheira, primas pela originalidade e boa disposição! Nós gostamos de ti, e isso é o que interessa...
Olha, o bolo de cenoura faz parte da minha infância. A minha avó paterna fazia um sem igual, era a marca dela em todos os lanches e festinahs de aniversário. Infelizmente, partiu sem deixar a receita, ou se calhar não nos preocupamos em aprender, e disso tenho muita pena... :-(
Gostei da tua receita, vou experimentar e ver se consigo voltar àquele gostinho especial...
Beijocas

Patricia Scarpin disse...

Anette, que delícia isso aqui, fiquei doida pra provar!

Flávia disse...

Esse bolo de cenoura está com uma cara ótima!
Minha mãe tem um restaurante Veggie no Brasil e ela faz diariamente receitas com a proteína de soja e esporadicamente com o glúten. Gosto de ambos, mas prefiro o glúten. Como ela prepara glúten no próprio restaurante (dá um trabalho danado e demora!), ele não é cozido com shoyo, mas sim só temperado no final e fica muito saboroso.
Abraços!