Arroz de Frutos Secos e Sementes



Fiz este arroz ontem que já não fazia há imenso porque é ultra rápido e saboroso, adoro o docinho das passas e o crocante das sementes e dos frutos secos. Serviu-me como acompanhamento para o almoço de hoje. É uma espécie de arroz árabe mas com algumas alterações. Fica óptimo como acompanhamento de carne (ou de outra coisa qualquer!)
Como fiz o arrozinho:
  • 2 c.sp de azeite
  • Alho em pó a gosto
  • mix de: avelãs, nozes, uvas passa, amêndoas (mix que tenho preparado e cortadinho para os bolos que o A. adora)
  • Sementes de girassol a gosto
  • Sementes de Sésamo a gosto
  • 1 Copo de arroz
  • 2 Copos de água a ferver
  • Sal
Comecei por dar uma corzinha ao alho em pó (não me apeteceu ficar com as mãos a cheirar mal e não gosto do alho de compra já picado... Os Srs. das marcas que me perdoem...) Deitei para lá os frutos e as sementes, salteei um pouco e de seguida coloquei o arroz, fritou mais um pouco e despejei a água. Cozeu até desaparecer a água. Demorei entre preparar tudo e o arroz ficar pronto menos de 15 min! Rápido, não???
Espero não estar a "chocar nada...", isto porque me estou a a sentir um bocado fraquita e com umas dores de cabeça e garganta inacreditáveis... Oxalá seja só cansaço ou das diferenças de temperatura... Se não aparecer nos próximos dias, já sabem... Devo estar de molho...

10 comentários:

Filipa disse...

Antes de mais queria dar-lhe os parabéns pelo seu blog, gostei muito de o conhecer e agradecer o seu comentário. Já a adicionei pois vou passar pelo seu cantinho muitas vezes. Já agora ... as suas melhoras.

anna disse...

Nada de ficar doente, logo agora que andas tão inspirada... lol
A sério, espero que não seja nada grave.
Adorei este arroz árabe!!!
Ainda não me disseste se os rebentos de soja que usas são frescos ou de lata... isto é que é ser chata. hem!
Beijinhos de vitamina C.

virtual chef disse...

Anette, diga-me que não andou a beber vinho com "arruda"! Se for tão eficaz a expurgar os vírus do corpo como o faz com os dos blogues, amanha já estará em grande forma. Se a eficácia não estiver para ai virada, prometo-lhe que faço um bolo de Limão com Amêndoas (receita sua) e um Chá de ervas (receita minha) e brindo à sua saúde. Este arroz... hummm! Rápidas melhoras.

Marizé disse...

Anette eu faço este arroz a toda a hora, gosto muito.
Espero que essa má disposição não passe disso mesmo, descansa, ok?
Beijocas e bom fim de semana.

Virtual chef: BOA!

Isabel (pipoka) disse...

Gostei particularmente da adição das sementinhas neste delicioso arroz. É pá vê lá se não adoeces...já percebi que anda aí um virús qualquer a "atacar" os bloguistas de culinária :)!

bjs

O Cravo da Índia disse...

Também gosto muito desse arroz. Parabéns, esse tem um aspecto lindo!

Anónimo disse...

Adoro arroz árabe e o teu tem um aspecto delicioso! O contraste de sabores é tão bom que apetece comer só o arroz e esquecer a carne! :) Nunca fiz em casa, a tua receita será, talvez, o incentivo que faltava! Obrigada! Ah, e não fiques doente!! Beijo *

Fay van Gelder disse...

Gosto muito desse arroz e também faço muito com corintias e pinhões.

É delicioso mesmo :)

Da tal sobremesa não tenho mais :) (risosss...), mas podes experimentar a criançada aplaudiu e este fim de semana, vão repetir :) .

Bjo e Super Fim de Semana :)

Gourmandisebrasil disse...

Eu comeria este arroz puro mesmo!
Anette, li o comentário que fez sobre a harmonização no Gourmandise. O vinho escolhido desta vez deve ser fácil de encontrar na Europa e o prato não é complicado de se preparar.
Caso se interessem, eu mando um e-mail com o nome do vinho e a receita.
O Le vin au Blog é do Rio de Janeiro e nossos jantares são vistuais. Normalmente eles escolhem o vinho da vez e o Marcel e eu tentamos achar um prato que harmonize. Daí fazemos o jantar (nós aqui em Sampa e eles no Rio) e depois postamos nos respectivos blogs sobre as impressões da comida/bebida.
Será muito gostoso e interativo se outros blogs participarem.
bejoca,
Nina.

Mucha disse...

Eu tenho mesmo que experimentar estas coisinhas... tenho quase a certeza que vou gostar, mas na hora h, acabo por não fazer... nem sei bem porquê....