Ementa de 13 a 19 Abril, 2013

Mais uma rubrica, Anette? Sim, mais uma rubrica. Já a faço em papel, e vou passar a fazer aqui directamente.

O processo de elaboração da ementa e lista de compras semanal está um pouco diferente do que o que fazia anteriormente, até porque ganhei o hábito de ir ao supermercado ao sábado de manhã comprar os frescos em falta para a semana. As compras grandes continuam a vir do continente online. Não sabem o que tenho poupado com esta questão e com a soup maker!!!

Toda esta organização começa 6ª feira ao final do dia. E a partir de hoje passará a ser publicada aos sábados de manhã.

Oriento-me desta forma para a elaboração dos meus menus e lista de compras:
  • Começo por perceber se tenho algum jantar especial durante a semana ou fim-de-semana. 
  • Se tenho, pergunto aos convivas se tem alguma intolerância alimentar ou se desgostam de algum alimento
  • Elaboro uma ementa e vejo o que preciso comprar
  • Depois e continuando para os restantes dias: 
  1. Abro frigorífico, vejo o que por lá vagueia, consulto a arca e a despensa
  2. Faço listagem do que necessita ser utilizado no frigorífico/despensa/arca
  3.  Percorro as proteínas com 2 alternativas, hidratos com 2 alternativas, veggies com 2 ou mais alternativas, com base no ponto anterior
  4. Se me apetecer algo diferente, vou ao separadorzinho de receitas a fazer, seja de outros blogs, seja de revistas e vejo o que posso fazer com base no que tenho, o que não tiver adiciono à lista de compras 
  5. Vejo que fruta existe 
  6. Elaboro o menu e adiciono os alimentos em falta à lista de compras
Esta semana:


A ementa:


4 comentários:

Anónimo disse...

dá bastante jeito este esquema, vou tentar implementá-lo cá por casa também.

Anónimo disse...

Sensacional como sempre...
Raquel Paiva

Ana Prazeres disse...

Ainda bem que gostaram!!! Obrigada meninas! Beijinhos

Luciana disse...

Ana,
Boa organização ;)
Eu acabo por sair sempre do planeado - ou se come mais do que o previsto, ou sobre mais do que o previsto.
Vou tentando aliar o planeado com o momento!
Beijinhos