Tofu e o começo das dicas verdes!!!


Por incrível que pareça, acho que foi a segunda vez que cozinhei tofu e que o consegui comer ( a primeira vez ia-me "gomitando"...). O tofu é o queijo da soja (lá vem piada seca...). Tem uma consistência parecida com um requeijão e também é branco (a não ser que comprem com algas ou alguns condimentos...). Ao natural, sabe a cimento (perdoem-me os adoradores de tofu e não que já tenha provado, mas tem aquele cheiro e o sabor, para mim, é muitíssimo semelhante...), mas porque não tem qualquer tempero e tem pouquíssimo sal.
Desta vez, e passados 6 anos desde a ultima experiência, bem temperado e grelhadinho, fez-me começar a olhar para ele com uns olhinhos mais gulosos!
Ingredientes para o Tofu grelhado:
  • Tofu cortado às fatias (da próxima corta-as mais grossas...)
  • Molho de soja
  • Polpa de tomate
  • Vinagre balsâmico
  • Alho em pó
  • Piripiri
  • Cominhos em pó
Fiz uma marinada com os ingrediente descritos e o tofu e deixei repousar cerca de15 min.
Espalhei um pouquinho de azeite num grelhador anti-aderente e grelhei o tofu dos dois lados (como algumas fatia ficaram fininhas demais desfizeram-se, as da imagem foram das poucas resistentes...)
Acompanhei com um feijão catarino previamente cozido e depois guisado com: cebola, alho, azeite, louro, piripiri, polpa de tomate. E uns bróculos ao vapor. De gritos!
Como repararam, vai surgir uma nova rubrica no Freak! Espero ajudar-(nos e vos) com estas dicas verdes que já praticava, mas que, muitas delas, nunca sequer me tinham ocorrido, para poder salvar o ambiente e ainda poupar uns trocos valentes! Comprei ontem um livro que já andava à procura há algum tempo: O LIVRO VERDE- O guia do dia-a-dia para salvar o Planeta. Muito interessante! É incrível a quantidade de coisas que podemos fazer sem sequer "sofrer" muito, contribuindo de uma forma sustentada para melhorar o ambiente.
E deixe de pensar: O meu vizinho não faz, por isso também não vou fazer! É uma responsabilidade colectiva dar acesso às gerações vindoras do que nós próprios usufruímos e nos passaram!
Eu própria cumpro ou vou passar a cumprir as várias dicas que vou apresentar!
Primeiríssima DICA VERDE: Recicle! Não custa nada separar as embalagens... No fim-de-semana leve-as aos seus contentores mais próximo (de preferência a pé...)

Hoje bateu-me a "sódade", e fui rever posts antigos... Deu-me alento para voltar aos tempos áureos de posts diários! Oxalá tenha tempo! Fornadas prestes a sair...
Amanhã, antes de ir visitar uma cozinha técnica (para deficientes motores) que equipamos, vou actualizar visitas (espero que não me troquem as horas...). Beijinhos verdes

11 comentários:

Cris disse...

Adorei este post, realmente, se cada um fizer uma pequena parcela, juntos formamos um grande exército verde! Bjs!

laila radice disse...

este tofu ficou msm apetitoso...eu nao sou chegadda em tofu mas adoro qdo cortam cubinhos mergulham em shoyo, batsante cebolinha picada e um pouco de molho de ostra..fica mto bom!

adorei o incnetivo ao mudno verde!bjs

Smas disse...

Olá, Anette!
ANtes de vir parar a este lado do mundo também não gostava de tao fu e achava-o horrivel.
Aqui aprendi a gostar pois não tem nada a ver, o original é muito macio, sendo até impossível grelhá-lo porque se desfaz.
Se vieres a este lado do mundo eu faço tao fu e quase que aposto que mudas de ideias. Por acaso no meu blog só tenho uma receita de tao fu frito, mas vou ver se ponho mais.
Bjs

Natércia Ramalho disse...

Menina que maravilha a tua receita mas mudaste de clube agora és dos verdes está linda adorei um beijo. Natércia...

Migas disse...

Não sabia que não gostavas de tofu, menina Annete. Eu até gosto (não da mesma forma que gosto de um bifinho ou um peixinho, sorry!) mas acho que de vez em quando, até marcha no meu prato. Aqui, nos restaurantes asiáticos (sim, até aqui há com fartura), existem alguns pratos só com tofu e vegetais. Muito bom para acompanhamento que, confesso, para mim até vai como prato principal. Já pedi lá para me venderem e eles até vendem mas, dizem eles que têm de preparar de um dia para o outro e por isso tenho de ligar com antecedência. Sabes como se prepara?

Beijinhos e, faça o favor de não desaparecer mais, ok? :o)

Filipa disse...

Pois tofu nunca provei mas ultimamente ando bastante curiosa em relação ao mesmo, talvez um dia "marche" na minha cozinha...

Adorei a dica do livro, vou ver se encontro para comprar. Tens razão, se todos fizermos um pouquinho tudo se torna mais fácil.

Beijinhos

Fay van Gelder disse...

Olá Linda,
Já é a 3ª tentativa que faço para cá comentar, vamos ver se é de vez:)

Pois sabes que eu demorei 2 anos a conseguir comer Tofu, mas tanto insisti que consegui - Agora ele é Tofu, Tofu fumado, Seitan, Tempeh e que venham mais ... que eu lhe canto.

O que já me ri com o teu post de hoje e faz o favor de não desapareceres e cá espero as fornadas de novidades :)

Bjocas:)

risonha disse...

nunca comi tofu, mas depois do que vi aqui e do que tenho visto na cozinha da Miss Slim fiquei cheia de vontade de experimentar.
beijos

Isabel (pipoka) disse...

Eu também não apreciava muito tofu. Mas descobri há 2 anos descobri uma marca de tofu que me fez mudar de ideias, além disso diga-se em abono da verdade, a marinada de limão e soja também faz muita diferença.

Adorei as 2 receitas com tofu.

bjs

Filipa disse...

Olá. Ainda bem que regressou em força pois já tinha saudades das suas receitinhas. A sua nova cozinha está muito bonita e adorei a sua iniciativa de partilhar connosco as Dicas Verdes. É de louvar. Parabéns e beijinhos

Cleia disse...

Uau, que linda menina, a dar dicas ecológicas!!! Para já, um ponto para mim, que reciclo. Outro porque vou deitar as embalagens aos ecopontos a pé (mas este ponto é batota, pq tenho uma ilha mesmo aqui na minha rua, hihihi)
Vou continuar a acompanhar as dicas e a somar (espero eu!) pontos. Gostei desta nova vertente do teu blog...
Beijos e boas comidinhas. VERDES, claro está :o)