Tofu e o começo das dicas verdes!!!


Por incrível que pareça, acho que foi a segunda vez que cozinhei tofu e que o consegui comer ( a primeira vez ia-me "gomitando"...). O tofu é o queijo da soja (lá vem piada seca...). Tem uma consistência parecida com um requeijão e também é branco (a não ser que comprem com algas ou alguns condimentos...). Ao natural, sabe a cimento (perdoem-me os adoradores de tofu e não que já tenha provado, mas tem aquele cheiro e o sabor, para mim, é muitíssimo semelhante...), mas porque não tem qualquer tempero e tem pouquíssimo sal.
Desta vez, e passados 6 anos desde a ultima experiência, bem temperado e grelhadinho, fez-me começar a olhar para ele com uns olhinhos mais gulosos!
Ingredientes para o Tofu grelhado:
  • Tofu cortado às fatias (da próxima corta-as mais grossas...)
  • Molho de soja
  • Polpa de tomate
  • Vinagre balsâmico
  • Alho em pó
  • Piripiri
  • Cominhos em pó
Fiz uma marinada com os ingrediente descritos e o tofu e deixei repousar cerca de15 min.
Espalhei um pouquinho de azeite num grelhador anti-aderente e grelhei o tofu dos dois lados (como algumas fatia ficaram fininhas demais desfizeram-se, as da imagem foram das poucas resistentes...)
Acompanhei com um feijão catarino previamente cozido e depois guisado com: cebola, alho, azeite, louro, piripiri, polpa de tomate. E uns bróculos ao vapor. De gritos!
Como repararam, vai surgir uma nova rubrica no Freak! Espero ajudar-(nos e vos) com estas dicas verdes que já praticava, mas que, muitas delas, nunca sequer me tinham ocorrido, para poder salvar o ambiente e ainda poupar uns trocos valentes! Comprei ontem um livro que já andava à procura há algum tempo: O LIVRO VERDE- O guia do dia-a-dia para salvar o Planeta. Muito interessante! É incrível a quantidade de coisas que podemos fazer sem sequer "sofrer" muito, contribuindo de uma forma sustentada para melhorar o ambiente.
E deixe de pensar: O meu vizinho não faz, por isso também não vou fazer! É uma responsabilidade colectiva dar acesso às gerações vindoras do que nós próprios usufruímos e nos passaram!
Eu própria cumpro ou vou passar a cumprir as várias dicas que vou apresentar!
Primeiríssima DICA VERDE: Recicle! Não custa nada separar as embalagens... No fim-de-semana leve-as aos seus contentores mais próximo (de preferência a pé...)

Hoje bateu-me a "sódade", e fui rever posts antigos... Deu-me alento para voltar aos tempos áureos de posts diários! Oxalá tenha tempo! Fornadas prestes a sair...
Amanhã, antes de ir visitar uma cozinha técnica (para deficientes motores) que equipamos, vou actualizar visitas (espero que não me troquem as horas...). Beijinhos verdes
Enviar um comentário