Frango do campo em vinha d'alhos, assado

Tão simples e tão bom!!!

Seja com tofu, seitan, peixe ou frango.

Posso dizer que este tempero foi adicionado ao frango à 1 da manhã depois de uma vinda do cinema, portanto vejam o quão rápido se pode preparar o jantar ou almoço no dia anterior para depois no próprio dia, quando se chega a casa depois de um dia de trabalho ou de uma manhã a preguiçar na cama, seja só despejar tudo para uma travessa e colocar no forno, enquanto se prepara um acompanhamento.

O prato que se segue foi o meu. O prato do meu ponta esquerda tinha arroz árabe preparado no forno em substituição da batata doce, cozinhada em prata também no forno.

Confusos? Liguem o forno, coloquem o frango com a vinha d'alhos numa travessa, a batata doce enrolada em prata, 1 de arroz para 2 de água, margarina, temperos, amêndoa e uva passa, noutra travessa, depois no forno, e contem-me o que acham da experiência!

Na imagem também aparecem curgetes gratinadas que surgirão brevemente Também cozinhadas na mesma altura.

E sim, bastam duas "prateleiras", com calor circulante para fazerem todo o trabalho. No final liguem a resistência, ou grill e deixem dourar a pele do frango.

Mas vamos à receita do frango que hoje é a estrela do dia!


Frango do campo em vinha d'alhos, assado
Serve 2 porções

4 sobrecoxas de frango do campo (criado ao ar livre!!!)
pimentão doce em pó a gosto
piripiri a gosto
2 folhas de louro
1 c.sp. massa de alho
ervas da Provença a gosto
cerca de 2 copos de vinho branco (do bom!!!) 
2 c.sp. de Margarina liquida

  1. Marinar o frango em todos os ingredientes, menos na margarina liquida, durante a noite (ou durante umas boas 6 horas)
  2. Colocar o frango num pyrex com a marinada e adicionar a margarina
  3. Levar ao forno a 200ºC, por cerca de 45 min., começando a ser assado com a pele virada para baixo e depois a  meio do tempo virar. 
  4. Nos últimos 10  min. ligar o grill deixando a pele bem tostada. 
Enviar um comentário