Plano semanal Bento


(Carregar na imagem para ampliar)

Recomecei a fazer o meu plano semanal de refeições com Bento ao almoço, que não é mais do que um plano de ementas para a semana, tendo como principal interesse o Bento, dividido por tipo de alimento que o deve constituir. Achei muito interessante quando o descobri! Veio do blog Just Bento. Inicialmente, quando entrei no mundo maravilhoso dos Bentos, fazia o mesmo esquema, mas à mão...

Este documento serve-me para organizar as refeições todas, mas utilizo-o principalmente para os Bentos e para as refeições que faço quando estou por Mangualde.

Tenho também uma outra ementa semanal dividida por dias/refeições com espaço para acrescentar as faltas para as refeições do dia.  Nunca liguei muito a este tipo de organização, porque normalmente faço as minhas refeições por vontades de momento ou necessidades de utilização de determinados alimentos, mas confesso que se poupa tempo e dinheiro na altura de fazer as compras e na gestão da despensa, frigorífico e arca. 

Só se compra MESMO o que é preciso e não aquilo que se pensa que se vai fazer para 2 semanas, às vezes 1 mês. 

Serve por ex. para preparar refeições com base em promoções, como aconteceu com a lasanha de espinafres e frutos secos. 

Ah! E para quando se tem muitas revistas e livros de culinária, este sistema é brutal porque nem sempre se tem todos os ingredientes à mão quando dá aquela vontade de cozinhar "aquela" receita... 

Planejando, poupa-se tempo, dinheiro e por vezes mioleira, que nem sempre tem vontade, ou tempo, para pensar nestas coisas. 

Hoje, já consegui planejar: o que vamos comer o resto da semana, o que vou deixar preparado para o Gajo  e o que eu vou comer quando estiver por Mangualde, na semana que vêm! E já fiz a minha lista de compras com base nestas 2 listas.

Mas isto não é um blog de organização e gestão do lar! Há blogs especializados na coisa, aqui é só mesmo comida e Bentos. E devaneios como este!

E já agora, a minha letra é medonha, mas eu percebo-a, boa? Gosto dos meus hieróglifos!

Se quiserem o doc. digam que vou em busca dele no site que mencionei, já agora, um dos que me ajudou muitíssimo quando comecei a usar Bentos e tudo o que gira à volta deles.

Enviar um comentário