Os meus Folhadinhos de Maçã

Depois de uma semana ausente, regresso com uma experiência realizada ontem para levar para um aniversário. Parti de um dos meus folhados preferidos, o folhado de maçã, e sem receita, guiando-me apenas pelo meu gosto pessoal, saíram este folhadinhos, que modéstia à parte, ficaram fantásticos!

 
 
Não há medidas, porque tudo foi feito a olhómetro... Mas aproximadamente usei o que está descrito em baixo.
Sobrou horrores de recheio que já foi congelado para futuros folhados, que serão feitos em tamanho maior. 
As miniaturas dão um pouco de trabalho, mas sinceramente valem bem a pena, porque pelo menos assim conseguimos controlar quantidades ingeridas ;)


Usei uns cortadores já falados por aqui há algum tempo, que me ajudaram a cortar a massa, a rechear e a fechar os folhadinhos. Usei o tamanho mais pequeno. A parte de trás corta e ao virar, a parte da frente serve para pôr o recheio já com o disco de massa lá colocado. Depois fecha-se como aparece na imagem e o folhado está pronto! 


Folhadinhos de Maçã
Para cerca de 24 folhadinhos


4 maçãs reinetas, descascadas e cortadas em pedaços ( quanto mais pequenos melhor, mas sem stress se forem cortadas pedaços grandes...)
canela em pó q.b.
sumo de 1 limão pequeno
1 golpada de vinho da Madeira
Amêndoa picada grosseiramente
2 punhados de uva passa
1 c.sb. de extracto de baunilha
1 cháv. açúcar amarelo
2 c.sp. de coco ralado
1 c.sp. de mel
2 c.sp. de manteiga fria
400g massa folhada fora do frigorífico por cerca de 1 hora 
farinha para tender
leite para selar a massa 
1 gema batida com um nadinha de leite para pincelar por cima dos folhados


Marinar todos os ingredientes, menos a manteiga e a massa folhada, por cerca de 2 horas.
Findo o tempo, levar uma caçarola ao lume e derreter a manteiga.
Adicionar a maçã e os restantes ingredientes, e cozinhar em lume brando até a maçã se ter desfeito, ficando um puré grosso.
Ligar o forno a 200ºC, cortar papel vegetal e cobrir pelo menos 2 tabuleiro de forno.
Estender a massa, com a bancada e o rolo enfarinhados, e com a ajuda do cortador, cortar a massa, colocar o disco de massa cortada do outro lado do cortador, colocar 1 c.sp. de recheio, humedecer os bordos da massa com leite, fechar com a ajuda do cortador e retirar, colocar no tabuleiro com o papel vegetal, furar o pastel com o bico de uma faca e finalmente pincelar com a gema.
Depois de ter os tabuleiros cobertos de pasteis, colocar no forno a folhar por cerca de 15 min. ou até começarem a folhar e a ganharem cor.

Enviar um comentário