Abóbora butternut recheada com Espinafres, Quinoa e Tofu fumado

Descobri  pela primeira vez o tofu fumado. ADOREI!!! Tem um sabor fumado maravilhoso.

Perfeito para saladas e sandochas. Pronto a usar!

Aqui, serve de recheio a uma bela abóbora butternut vinda das compras online, que me esqueci de dar feedback em posts anteriores. Gostei do serviço!!! Acho que vou passar a fazer as minhas compras sempre assim.

Quanto à abóbora butternut... Já começa a ser um clássico por esta cozinha...


Abóbora butternut recheada com Espinafres, Quinoa e Tofu fumado
Serve 2 porções

Para a abóbora
  • 1 abóbora butternut, aberta ao meio e sem pevides
  • 2 c.sp. de margarina liquida
  • 1 csb. de massa de alho
  • Sal
  • pimenta
Recheio
  • 1 golpada de azeite
  • 2 cebolas fatiadas em meia lua
  • 1 c.sb. de massa de alho
  • tofu fumado cortado em pedacinhos pequenos
  • Pimentão doce em pó q.b.
  • cerca de 1 c.sp molho de soja
  • 1 saco de espinafres
  • 1/2 cháv. de quinoa
  • 1 cháv. de água quente
  • Sal
  • Noz moscada
  • 4 c.sp. de queijo parmesão

Começar por misturar a margarina líquida com a massa de alho. 
Barrar as metades da abóbora com  o preparado anterior.
Levar ao forno, por cerca de 1hora, a 200º, ou até estar mole ao picar com um garfo.
Entretanto, enquanto a abóbora cozinha, preparar o recheio. Fazer um refogado com o azeite, a massa de alho e a cebola.
Juntar o tofu, o pimentão doce e o molho de soja. Mexer.
Juntar os espinafres e deixar amolecer.
Juntar a quinoa e a água. Quando ferver, tapar e deixar cozinhar por 20 min.
Quando a abóbora estiver cozinhada, retirar com jeito da casca com a ajuda de uma colher. 
Misturar com o resto do recheio e adicionar a noz moscada. Juntar 2 c.sp. de queijo. Mexer bem.
Voltar a encher a casca, polvilhar com o resto do queijo e levar ao forno até gratinar, a 200ºC, cerca de 20 min.

7 comentários:

Maria disse...

Ó MENINA!?
E a SB?
ficou a meio!?
é q tenho a sensação que das duas vezes... ficou, como dizer, a meio. tou errada?
Maria

Ana Prazeres disse...

Está certíssima querida Maria. E ando a remoer... Mas se reparar, ando meio a fazer dieta. A quantidade de hidratos de carbono que ando a comer é minima. Mas não é a pura dieta de South Beach. Digamos que já me instalei na 3ª fase, a da manutenção, sem ter ficado na 2ª fase para perder mais peso. Bata-me que eu deixo...
Mas tenho que perder peso, oh se tenho!
Beijinho grande E me aguarrrrde!

A Maria é a voz da minha consciência. Obrigada!!!

horticasa disse...

Bem!...
Está com um bom especto! Acho que tenho que esperimentar, mas com fiambre e talves frango?
Desculpe mas o tofu...
Mas a receita tem potencial, áh isso tem..
bjis eugénia

Catarina disse...

Tofu fumado é do beeeeeeest!! ;) óptima receita! Nunca recheei abóbora! Há-de vir o dia!!

um beijo

Maria disse...

menina!
estou aqui deste lado, te aguarrrrrrdando!!

estou de olho, ok?!
beijinho beijinho

Susana Gomes disse...

Tb sou fã de abóboras recheadas, adorei o aspecto! :)
Beijinhos

moranguita disse...

eu tenho mais usado abobora sem recheio mas olha que assim deve ser uam delicia.
beijinhos