Tarte de Maçã com Amêndoa e Uva passa

Sobremesa preparada para o almoço de ontem.

Experimentei usar um truque: para que o molho que a maçã costuma libertar, ao assar, não deixe a tarte molhada mas sim cremosa, juntei Farinha de amêndoa.

Sim, existe! Comprei-a num supermercado conhecido.

Truque muito mais saudável que a farinha de trigo ou a famosa maizena com quilos de amido, coisa que neste momento da dieta não preciso nem quero!!!

Receita muito básica e preparada na última da hora. Usei apenas base de tarte quebrada comprada no dia anterior para alguma eventualidade. Também era para fazer um crumble mas ia-me demorar mais tempo e tempo era o que não tinha! Ainda bem que fiz porque estava muuuuuuuuuuuuito boa!

Utilizei os meus ingredientes preferidos de sempre juntamente com as maçãs. Casamento perfeito? Canela com maçã...

Tarte de Maçã com Amêndoa e Uva passa
Serve 8 porções

1 rolo de massa quebrada
4 maçãs fatiadas muito finas
Cerca de 1 cháv. pequena de amêndoa em palitos
Canela q.b.
Sumo de 1/2 limão pequeno
Cerca de 2 c. sp. de açúcar mascavado
Cerca de 3 c.sp. de farinha de amêndoa
Cerca de 1 mão cheia de uva passa

Numa tarteira colocar a massa e aparar as bordas. Levar ao forno a cozer por cerca de 10min. a 200ºC. Numa tigela à parte juntar a maçã fatiada, a amêndoa, a canela, o açúcar, a uva passa e o sumo de limão. Mexer bem e apertar ligeiramente as maçãs entre as mãos para irem libertando sumo. E agora o truque! Espalhar na base, a farinha de amêndoa, por cima a mistura de maçã e com as aparas da massa decorar fazendo traços por cima na vertical e na horizontal, colando aos bordos.
Levar a cozer por cerca de 20 min. ou até que esteja douradinha.

3 comentários:

Paula disse...

Olá minha querida...mandei-te um mail mas já percebi que não deves ter recebido,ainda gostava de saber onde terá ido parar!
Estou a adorar o Freak Light,és o meu orgulho,mulher!!!Como não consegui comentar por lá(é mesmo assim?)mandei o mail e agora resolvi comentar aqui...
Loucas,nós,de dieta no Natal!!!Mas parece q está a correr bem...vou adaptar muitas das tuas ideias,para levar pró trabalho então,são excelentes.
Força nisso,força para nós!Beijo.

ameixa seca disse...

Faço farinha de amêndoa em casa, é simples e mais barato :) Só não gosto de uvas passas, o resto marcha muito bem!

moranguita disse...

eu tambem,m faço a farinha em casa.
a tarte esta bem bonita
pena que nao deve ter sobrado nada:-)
beijinhos