Revisitei a minha Tarte de Maçã...





Porque havia maçãs para gastar, porque o A. sugeriu e porque já não aparecia um docinho por aqui há muiiiiiito tempo! Eu comi sem gelado, o A. comeu este que aparece na imagem em baixo. 

Já agora, haverá alguma alminha caridosa que me ajude com a qualidade das minhas fotos??? Já não sei mais que faça... A máquina é boa, mas luzes, enquadramentos e afins, Mon Dieu... A maior parte das vezes as fotos são tiradas à noite, com luzes amarelas porque a luz da cozinha é branca, mas como é open space apanho com "mil" luzes amarelas... 

Quanto à  receita, é um remake da minha tarte de maçã publicada em tempos idos. Apenas alterei a quantidade do leite creme.  




Ingredientes para a massa: 250 g farinha de trigo integral, 30g margarina, 1 dl água quente, 2 c.sp. de açúcar amarelo

Ingredientes para o recheio:250 ml de leite meio-gordo, 2 c.sp rasas de farinha integral,2 c.sp rasas de açúcar amarelo, 1 gema, 2 tiras de casca de um limão, canela em pó q.b, 3 maçãs descascadas e cortadas aos gomos finos, uva passa q.b.

Comecei pela massa. Derreti a margarina na água quente e juntei à farinha e ao açúcar. Misturei tudo até se descolar das mãos, já na tarteira. Fui esticando a massa com as mãos,  até forrar a tarteira. Quanto ao recheio, bati com uma vara de arames o leite, a farinha, o açúcar e a gema, e levei ao lume com a casca do limão até aquecer levemente, para libertar um pouco do seu sabor. Espalhei as maçãs e as passas pela massa, salpiquei de canela, mexi um pouco com as mãos, verti a mistura do leite, retirando as cascas do limão e levei a forno pré-aquecido cerca uma 1/2 hora, a 200ºC,  com ventilação.

Saudável, rápida e sempre booooooooa! Boa para um fim-de-semana chuvoso, acompanhada por uma bela chávena de chá fumegante.

5 comentários:

Autora do Blog disse...

Uma fatia de tarte de maçã é quase sempre irrecusável.
Essa está muito apetitosa.

Concordo inteiramente. Uma fatia de tarte de maçã é perfeita para acompanhar um bom chá, nos dias frios que estão para chegar.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

AnaD disse...

Esta tarte esta' mesmo apetitosa! Acho que vou experimentar esta receita em breve.

Quanto 'as fotos podes melhora-las um pouco. Aqui vai um link com alguns conselhos para fotografias de comida.

http://thepioneerwoman.com/photography/2009/07/taking-photos-of-food-8-tips/

Podes tambem melhora'-las um pouco com o photoshop. Se quiseres posso mandar-te as tuas fotos um pouco melhoradas por mail.

ameixa seca disse...

Adoro tartes de maçã. Tens que experimentar também a tarte norueguesa de maçã... super boa. Não que esta não seja, mas é para ir variando he he
Quanto às luzes eu tenho o mesmo problema e uso o Picasa!

moranguita disse...

bem esat tarte esta uma delicia.
adorei e tao simpls,
cvou roubar mais uma receitinha tua.
beijocas

Romy Almeida disse...

Eu tb quero eheh

Não é segredo que adoro :-D