Moussaka Veggie



Para contrariar a preguiça que se instalou por aqui, resolvi testar esta receita do meu supermercado preferido, o Pingo Doce. A receita era com carne de porco mas, porque não como porquinho, muito menos borrego, fiz com soja granulada, sofreu ainda outras ligeiras alterações, mais ao meu paladar. Gostei! Pena a casca da beringela ter ficado dura e ter posto o dobro do molho bechamel o que fez com que demorasse mais tempo a cozinhar. A foto ficou um pouco mal, mas garanto-vos que fiquei fã! Aconselho a utilizarem beringelas pequeninas. Laminei-as no meu super slicer, já mostrado em posts anteriores e desta vez nada correu mal. Os dedos estão cá todos!!!

Ingredientes: Soja granulada, água, mistura de louro e pimentão doce, mistura alho e salsa, molho piripiri, molho de soja, margarina líquida, 1 cebola, 3 dentes de alho, 3 tomates, polpa de tomate, 1 c. sb. de sal, 2 beringelas (1 grande e uma média), orégãos, 500 ml de molho béchamel, 3 c.sp.  pão ralado, queijo ralado. 

Comecei por demolhar (até cobrir) a soja em água quente, cerca de 30 min. Escorri bem entre as mãos e juntei a mistura de louro e pimentão doce, a mistura alho e salsa, o molho piripiri e o molho de soja. Marinou por cerca de 40min.

Fui estalando a cebola e o alho esmagado na margarina líquida. Quando já estavam molinhos e com uma cor, juntei a soja e deixei estar um pouco, tipo 10 min. mexendo ocasionalmente, para ganhar uma cor mais acastanhada. Juntei o tomate, a polpa de tomate, o sal e os orégãos e deixei apurar mais ou menos 10 min. Entretanto já tinha fatiado a beringela e comecei a montar o prato. Umas rodelas de beringelas, a soja cozinhada e assim sucessivamente até acabar com uma camada de beringela.  Despejei por cima o molho bechamel e fui furando para o molho descer, com um espeto metálico das espetadas. No final desta operação, o pão ralado e depois o queijo. Foi ao forno a corar a 200º C, cerca de 30 min, mas devia ter ficado mais tempo. Tipo mais 10 min.

Acompanhei com arroz integral simples. apesar de não aparecer na foto...

E agora, visita por essas cozinhas a fora!

Enviar um comentário