Moussaka Veggie



Para contrariar a preguiça que se instalou por aqui, resolvi testar esta receita do meu supermercado preferido, o Pingo Doce. A receita era com carne de porco mas, porque não como porquinho, muito menos borrego, fiz com soja granulada, sofreu ainda outras ligeiras alterações, mais ao meu paladar. Gostei! Pena a casca da beringela ter ficado dura e ter posto o dobro do molho bechamel o que fez com que demorasse mais tempo a cozinhar. A foto ficou um pouco mal, mas garanto-vos que fiquei fã! Aconselho a utilizarem beringelas pequeninas. Laminei-as no meu super slicer, já mostrado em posts anteriores e desta vez nada correu mal. Os dedos estão cá todos!!!

Ingredientes: Soja granulada, água, mistura de louro e pimentão doce, mistura alho e salsa, molho piripiri, molho de soja, margarina líquida, 1 cebola, 3 dentes de alho, 3 tomates, polpa de tomate, 1 c. sb. de sal, 2 beringelas (1 grande e uma média), orégãos, 500 ml de molho béchamel, 3 c.sp.  pão ralado, queijo ralado. 

Comecei por demolhar (até cobrir) a soja em água quente, cerca de 30 min. Escorri bem entre as mãos e juntei a mistura de louro e pimentão doce, a mistura alho e salsa, o molho piripiri e o molho de soja. Marinou por cerca de 40min.

Fui estalando a cebola e o alho esmagado na margarina líquida. Quando já estavam molinhos e com uma cor, juntei a soja e deixei estar um pouco, tipo 10 min. mexendo ocasionalmente, para ganhar uma cor mais acastanhada. Juntei o tomate, a polpa de tomate, o sal e os orégãos e deixei apurar mais ou menos 10 min. Entretanto já tinha fatiado a beringela e comecei a montar o prato. Umas rodelas de beringelas, a soja cozinhada e assim sucessivamente até acabar com uma camada de beringela.  Despejei por cima o molho bechamel e fui furando para o molho descer, com um espeto metálico das espetadas. No final desta operação, o pão ralado e depois o queijo. Foi ao forno a corar a 200º C, cerca de 30 min, mas devia ter ficado mais tempo. Tipo mais 10 min.

Acompanhei com arroz integral simples. apesar de não aparecer na foto...

E agora, visita por essas cozinhas a fora!

8 comentários:

anna disse...

Já te disse que não vou à bola com a senhora soja, pois já?
Mas adoro moussaka...
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Por acaso, às vezes o problema é mesmo a casca das beringelas que se torna mesmo desagradável. Nunca experimentei mas estou tentada :)

Romy Almeida disse...

Que delicia Anette... essa receita é a minha cara eheh
Amei!!

Bjokas doces***

Natércia Ramalho disse...

Querida ficou com um exlente aspecto. Um beijinho...

Anónimo disse...

Que óptimo aspecto.
Vou experimentar!
Bjs
Gina
Maçá Dentada

Vina disse...

Eu cá nunca experimentei soja, mas este teu gratinado está super apetitoso!! Beijinhos.

moranguita disse...

esta uma maravilha e certeza.
beijocas

Anónimo disse...

Substituindo a soja ou carne por feijão vermelho, a receita fica divinal;)
Que tenhas uma boa semana:)***