Revisitei a minha Tarte de Maçã...





Porque havia maçãs para gastar, porque o A. sugeriu e porque já não aparecia um docinho por aqui há muiiiiiito tempo! Eu comi sem gelado, o A. comeu este que aparece na imagem em baixo. 

Já agora, haverá alguma alminha caridosa que me ajude com a qualidade das minhas fotos??? Já não sei mais que faça... A máquina é boa, mas luzes, enquadramentos e afins, Mon Dieu... A maior parte das vezes as fotos são tiradas à noite, com luzes amarelas porque a luz da cozinha é branca, mas como é open space apanho com "mil" luzes amarelas... 

Quanto à  receita, é um remake da minha tarte de maçã publicada em tempos idos. Apenas alterei a quantidade do leite creme.  




Ingredientes para a massa: 250 g farinha de trigo integral, 30g margarina, 1 dl água quente, 2 c.sp. de açúcar amarelo

Ingredientes para o recheio:250 ml de leite meio-gordo, 2 c.sp rasas de farinha integral,2 c.sp rasas de açúcar amarelo, 1 gema, 2 tiras de casca de um limão, canela em pó q.b, 3 maçãs descascadas e cortadas aos gomos finos, uva passa q.b.

Comecei pela massa. Derreti a margarina na água quente e juntei à farinha e ao açúcar. Misturei tudo até se descolar das mãos, já na tarteira. Fui esticando a massa com as mãos,  até forrar a tarteira. Quanto ao recheio, bati com uma vara de arames o leite, a farinha, o açúcar e a gema, e levei ao lume com a casca do limão até aquecer levemente, para libertar um pouco do seu sabor. Espalhei as maçãs e as passas pela massa, salpiquei de canela, mexi um pouco com as mãos, verti a mistura do leite, retirando as cascas do limão e levei a forno pré-aquecido cerca uma 1/2 hora, a 200ºC,  com ventilação.

Saudável, rápida e sempre booooooooa! Boa para um fim-de-semana chuvoso, acompanhada por uma bela chávena de chá fumegante.
Enviar um comentário