Ementa da Semana 5 a 12/08/12 e A feira medieval (update)




Ainda vamos a tempo da ementa da semana?

Este fim-de-semana houve tempo para a preparação mental do menu diário o que me deixou bastante mais descansada quanto ao assunto "refeições". É que quando há trabalho até mais não, não há pachorra nem neurónio que aguente pensar sobre o que fazer para os jantares e almoços, que não têm sido preparados em Bento's style...

Podem não acreditar, mas o menu foi feito durante uma looooooonga viagem de carro entre Santa Maria da Feira e Lisboa. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOONGA porque decidimos vir pela Nacional... Cruzes canhoto para o raio daquela estrada, se andasse a viajar nela em trabalho cortava os pulsos. Juro!

Bem, mas mudando de assunto, fomos a Santa Maria da Feira à feira medieval que diga-se de passagem é A MELHOR FEIRA MEDIEVAL de todos os tempos e localidades, pelos menos portuguesas. Dá mil a zero à de Silves e à de Castro Marim, que já considerava das melhores. 

Realiza-se até 12 de Agosto, como tal, e se puderem, recomendo-vos vivamente uma visita. Estivemos lá desde as 16h até à 1 da matina e delirámos.

(Peça a que assistimos)

Trouxe uma cor nova nos pés e tudo isto porque resolvi ir de havaianas, mas foi o melhor que eu fiz porque andei Kms. Andar de havaianas para mim é como andar descalça. Melhor xanata do mundo! Hum, muita promoção gratuita...
(Pés com nova cor...)

E não, não a uso só para andar na praia, aliás usar só havaianas na praia torna-se muito redutor! Era a mesma coisa que dizer que ténis só para praticar desporto... Uso-as com roupa confortável e ao fim-de-semana, sempre que a ocasião o permite. 

Mas voltando... No domingo, antes da vinda para Lisboa ainda fomos ao parque ornitológico de Santa Maria da feira e adorei, claro está.

(Flamingos comuns, prestes a serem alimentados)

Já à vinda para baixo, e depois de uma ida rápida a um supermercado, em São João da Madeira, repôr o stock de água e frescos, preparei a ementa que se segue, enquanto dizia mal da vida e dormitava aqui e ali:

Domingo (à chegada a Lisboa)
* jantar 2 pax (eu e gajo) - broa de Avintes (acabadinha de comprar) + omelete com queijo feta + salada de tomate

2º feira
* almoço 1 pax - broa de Avintes + tomate + queijo feta
* jantar 3 pax (eu e gajo + eu almoço do dia seguinte) - salmão grelhado +  feijão verde, cenoura e batata com casca, cozidos a vapor

3ª feira
* almoço 1 pax - resto do jantar de 2ª feira
* jantar 3 pax (eu e gajo + eu almoço do dia seguinte) - abóbora butternut com alho francês, feta e peito de frango + salada de alface e beterraba + arroz branco para A.

4ª feira
* almoço 1 pax - resto do jantar de 3ª feira
* jantar 3 pax (eu e gajo + eu almoço do dia seguinte) - tranches de pescada em papillotes + batata a murro + esparregado (congelado)


5ª feira
* almoço 1 pax - resto do jantar de 4ª feira
* jantar 3 pax (eu e gajo + eu almoço do dia seguinte) - puré de couve flor com cebola caramelizada (receita brevemente) + peito de frango com pickles na actifry (receita brevemente) + salada de alface com beterraba + arroz branco para A.


6ª feira
* almoço 1 pax - resto do jantar de 5ª feira
* jantar 2 pax - Ervilhas com ovos (receita brevemente) + salada de alface com beterraba + arroz branco para A.

Sábado 
* almoço 2 pax - bacalhau cozido com brócolos, cebola, cenoura e batata
* jantar -  fora ?

Domingo
* almoço 3 pax (eu e gajo + eu almoço do dia seguinte) - perú assado no forno com batatinhas e cebola + couve coração salteada
* jantar  2 pax - Pizza  feita pelo A.


Nota:
Fazer arroz branco para 3 refeições, 3 porções individuais.


Adivinham porque só agora aparece a ementa??? É que estamos a agendar posts para o Freak Veggie arrebitar da falta de noticias fresquinhas!!!


3 comentários:

Unknown disse...

Broa de Avintes é óptimo!!

Lina disse...

Olá!Que bom que gostaste da nossa Viagem Medieval! Eu moro praticamente dentro do recinto e acabei mesmo agora de vir de lá! Para quem mora aqui é um pouco cansativo mas também gosto muito. De Lisboa à Feira pela EN é dose...Domingo fui à Coimbra pela EN, apesar de demorar gosto de ir apreciando os locais e fica mais barato...quando há tempo aproveito!Quando vieres cá outra vez aproveita para visitares o Museu do Papel, foi eleito o melhor Museu Português do ano passado.
Ah! Gostei das tuas sugestões para as refeições, assim fica mais fácil não ter que pensar sempre no que fazer, tenho que aderir a este planeamento!
Beijinhos

Ana Prazeres disse...

Olá Ana Jorge! ADORO broa de Avintes...

Olá Lina! Que sorte e azar ao mesmo tempo... Sorte porque está fantástico todo o ambiente e cenário, mas azar pelo barulho até altas horas...

Beijinhos