Panquecas especiais de corrida

Ora, como já toda a gente sabe, porque me choro imenso quando ando na 1ª fase da dieta de South Beach, eu adoro pão, diria mais, acho que se morresse a ultima coisa que queria comer era pão, até podia ser com uma saladinha de alface, mas tinha que comer pão!

E ao pequeno-almoço é quando me sabe melhor, não concebo começar o dia de outra forma, mas é aqui que entram as panquecas. Panquecas mesmo, daquelas gordifangas, com maple syrup ou doce de frutos silvestres a cavalo.

Mas como não podemos andar a panquecas destas, porque com certeza toda a minha roupinha iria deixar de me servir e o banco do meu carro ira servir apenas para meia bébia do meu grandioso (rabiosque), e depois de muita pesquisa, resolvi testar, mais uma vez à primeira, umas panquecas saudáveis.

Sim porque existem panquecas saudáveis!!!! E agora entra uma música gloriosa e confetis e tudo e tudo e tudo...

Vamos à receita? Pequenas notas introdutórias antes de avançarmos...

Pois bem, já vi por aí muita boa gente a usar sementes de linhaça inteiras, mas, e como já dizia a minha professora de dietética, a semente de linhaça se não for moída, vai sair como entrou, ou seja, inteirinha, sem se aproveitar todo o seu potencial, daí a receita ter sementes moídas. A aveia também foi moída e posso dizer que não se justifica compra-la já triturada, mais que não seja porque vem em pó, e se for moída grosseiramente como acontece em casa, confere uma textura muito mais interessante. Usei uma picadora para este trabalho. Ainda relativamente às sementes de linhaça, piquei umas quantas, guardei num frasco e conservei no frigorífico. Pouca quantidade para não se deteriorarem  devido à sua gordura saudável!

Quanto à textura da "massa", fica cremosa sem ser liquida, e a medida que usei foi de uma colher de sopa, cheia. Fui deitando leite até ter a textura que queria, equiparada à das minhas panquecas tradicionais. O ovo utilizado foi com tamanho M o que quer dizer que quanto maior o ovo menor a quantidade de leite.

















Panquecas de Aveia
Serve 1 porção de 2 panquecas

  • 1c.sp. cheia de aveia moída
  • 1 c.sp. cheia de sementes de linhaça moídas
  • canela em pó q.b.
  • 1 clara de um ovo tamanho M
  • cerca de 4 c.sp de leite meio gordo (odeio leite magro!)

Mexer tudo muito bem e ir despejando sobre uma frigideira anti-aderente, SEM COLOCAR QUALQUER GORDURA. Virar, deixar cozinhar, retirar e servir.

Acompanhei com 1 c.sb. de doce sem açúcar.

Apreciação??? Acho que a canela faz TODA a diferença. Para fanáticos por panquecas como eu, acho uma alternativa bastante boa!

Enviar um comentário