Bolo de Polenta e Amêndoa

Um bolinho que estava na gaveta mas que não podia mais ficar esquecido.

Posso dizer que é um bolo que se adora ou se deteste devido à sua textura. Eu gostei precisamente por ter uma textura areada, mas docinha. Já o A. não gostou particularmente...

Como gostos não se discutem, resolvi partilha-lo para o caso de alguém o achar interessante. Volto a dizer que gostei e por mim voltaria a fazê-lo.

Vem do livro " passo a passo cozinha italiana" da Parragon Books Ltd, pág. 206 a 209 e foi ligeiramente adaptado, diminuindo a quantidade de açúcar.


Bolo de Polenta e Amêndoa

200g manteiga sem sal
160g de açúcar amarelo
Sumo e casca de uma laranja
3 ovos, batidos
200g de farinha de amêndoa
200g de sêmola de milho (uso ceifeira)
1 c.chá de fermento em pó

Começar por aquecer previamente o forno a 180ºC.
Depois, forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal deixando papel para fora, por forma a ajudar na altura desenformar.
Com uma batedeira eléctrica, ou no robot de cozinha, começar por bater a manteiga com açúcar até ficar uma mistura pálida e fofa.
Depois, adicionar o sumo e a casca da laranja, os ovos e a farinha de amêndoa.
Peneirar a polenta e o fermento por cima da mistura e bater tudo até ficar macio.
Espalhar pela forma e levar a cozer por 35 a 40 min.
Findo o tempo de cozedura, puxar o bolo para fora pelas abas do papel vegetal, deixar arrefecer um pouco,  descolar o papel como se de um queque de tratasse, e cortar com uma faca.


Nota: não engordurei nem a forma nem o papel vegetal. NÃO É NECESSÁRIO. Nunca o faço poupando assim na carteira e principalmente na linha. Já basta o que basta...

Enviar um comentário