Nacos de soja em vinha d'alhos com batata a murro


Os puros da carne e da cozinha tradicional que me desculpem, mas tinha que experimentar esta receita tão tipicamente portuguesa!

Nacos de Soja em vinha d'Alhos com Batata a murro

Para a Marinada

  • 2 mãos cheias de nacos de soja, demolhados em água a ferver (1/2 horita), e depois bem escorridos entre as mãos (bom para quem precisa descarregar as energias e não tem onde, olhem, apertem a soja!)
  • Golpada de vinho branco
  • Golpada de Vinagre de vinho branco
  • 4 dentes de alho esmagados
  • Sal
  • 1 folha de Louro
  • 1 c. sp. molho piripiri
  • Uma boa quantidade de pimentão doce (para ficar bem bromelho!)

Deixei a marinar a tarde toda, tipo 4h. Basta, porque como a soja é esponjosa absorve mais rapidamente o sabor.

Para a sua confecção, refoguei 1 cebola pequena e quando ficou molinha, juntei os nacos de soja e deixei ficar até mudarem de cor. De seguida juntei a pouca marinada que sobrou. Deixei estar mais um pouco no tacho, sem tapar para não ficarem moles.

Acompanhei com umas batatinhas pequenas, assadas no forno. Foram picadas, e salgadas e estiveram a assar por cerca de 30 min. a 210ºC. À saída, levaram uma martelada (outra forma magnífica para desanuviar, mas cuidado para não as esborracharem totalmente, ok???)

Ficou ó-pti-mo!!! Não ficou com molho, mas também já estava à espera que isso acontecesse. Muito saboroso, mesmo!

A Sôdona Maria de Lurdes Modesto ou o Chef Silva se sabem que cometi este sacrilégio vem atrás de mim com uma colher de pau! "...Perdoa-me, desculpa-me, não sei mais como alcançar-te, lein, lein, lein, lein, lein,leinlein,lein..." (um programa de há uns anos atrás, que eu não via mas que andava sempre a gozar com a música...)

Também vos podia cantar a mesma música, caríssimos visitante e resistentes que ainda me vão deixando comentários, (ou não que com a minha voz ainda desatavam a fugir de mim, hahahaha...) isto anda complicado, montes de trabalho, orçamentos, telefonemas, respostas que tardam em vir e que quase me fazem ter ataques de nervos, pareço uma abelha tonta!

Por tudo isto não tenho aparecido... Tenho ainda prémios para agradecer e enviar... 

Até ao meu regresso e que as coisas até lá se definam!!!

Enviar um comentário