Arroz Doce - O primeiro!!!

Não sei se já tinha dito, mas sempre fui mais para salgados do que para doces, mas desde que o Freak Veggie nasceu, tenho-me aventurado por este mundo maravilhoso...

Gostei imenso deste arroz doce do site da Vaqueiro, especialmente porque não tinha ovos, o que o tornou mais saudável! Para primeira vez acho que me saí bastante bem! Muito cremoso... Uhm, uhm...

Fiz algumas alterações nos ingredientes e na forma de fazer...

Arroz Doce Branco (o meu ficou amarelinho por casa da manteiga e do açúcar amarelo, houve até quem pensasse que tinha ovos...)

  • 1,5 l de leite gordo (usei meio-gordo)
  • 1 pau de canela 
  • 1 casca de limão 
  • 180 g de arroz de grão redondo (usei próprio para arroz doce)
  • 2 dl de água
  • sal
  • 150 g açúcar (usei açúcar amarelo)
  • 40 g margarina  ( usei manteiga)
  • canela em pó

"Leve o leite ao lume com o pau de canela e a casca de limão e deixe ferver. 
Deite o arroz num tacho, cubra com a água e tempere com uma pitadinha de sal. Leve a ferver sobre lume brando até evaporar a água. 
Sempre em lume muito brando vá adicionando o leite bem quente, a pouco e pouco, à medida que o arroz o for absorvendo. Mexa várias vezes, com uma colher de pau."

Já era tarde quando fiz o arroz, 1h da manhã, como tal , juntei o leite quase todo de uma vez e saltei os passos seguintes, ou seja, juntei o açúcar e a manteiga logo a seguir ao leite e deixei que o arroz cozesse e ficasse com bastante creme.

 "Quando esgotar o leite e o arroz estiver bem cremoso, junte o açúcar, mexa e deixe ferver durante mais 2 ou 3 minutos. 
Retire do lume e junte a margarina Vaqueiro. Deite numa travessa funda ou em tacinhas individuais e deixe arrefecer. 
Enfeite com canela em pó. MUITA!!!

Ficou cremoso, vêem?

6 comentários:

Unknown disse...

Oi querida, tem uma receita de arroz doce brasileira que você ira gostar, usamos o leite para cozinhar, com açúcar e canela.
No final acrescentamos uma lata de leite condensado e/ou leite de coco.
Eu não sou mto fã de doce de arroz( outras comidas que normalmente fazem salgadas e decidem fazer doce), mas mta gente gosta.
Bjss

Anónimo disse...

Que delícia! Adoro arroz doce, para mim é uma daquelas sobremesas que sabe bem em qualquer altura do ano! Ficou lindo o teu!
Bjcas.

Nani disse...

Sabe que arroz doce é sabor de minha infância, minha mãe sempre fazia, eu adoro.
Porém os que eu faço por aqui nunca levaram ovos mesmo.
Beijinhos e ótima semana!

winnie disse...

lol
É engraçado que eu nunca fiz arroz doce, é sobremesa de mãe. lol

laila radice disse...

ahhh gostinho de infancia!

ameixa seca disse...

Nunca fiz mas já provei e tive más experiências. Ando com vontade de fazer mas tem que ser um em que eu não sinta os grãos do arroz a boiar na minha boca :)