O meu primeiro Risotto!!!


Mais um fim semana emocionante a trabalhar, sábado e domingo... Só parei para ver o filme "Madagáscar". Estou morta por ver o 2º. Muito, muito bom! Adoro desenhos animados, deu para rir um pouco e esquecer as montanhas de trabalho que ainda tenho para fazer... Entretanto, e também para desanuviar, e como me desanuvia cozinhar, resolvi, finalmente fazer um risotto.
Para primeiro risotto, queria fazê-lo como manda o figurino... Manteiga, Arroz próprio para risotto, queijo parmesão, caldo, e vinho branco eram as minhas linhas de orientação, restantes ingredientes apareceram por conveniência! O caldo: o almoço foi grão de bico com bacalhau, ora, o grão foi cozido na panela de pressão 40 min., e o bacalhau com cenoura e cebola cerca de 20 min. noutro tachinho, já a pensar no risotto. Sobrou bacalhau. O alho francês e o pimento porque havia a urgência de os utilizar para não desmaiarem no frigorífico... Estavam os ingredientes achados!
Gostei. Muito cremoso, com uma textura aveludada. O próximo será de veggies. Talvez de alho francês com ervilhas tortas! Quase que lhe sinto o sabor...

Risotto do Mar (esforcei-me por tomar nota das quantidades... )
Serviu 2 pessoas
  • cerca de 1/2 lt de Caldo de bacalhau (cozi bacalhau, 2 cenouras e uma cebola)
  • 1 dl de vinho branco (quente com o caldo)
  • 1/2 Pimento picado
  • 1 Cebola picadinha
  • 1 dente de Alho picadinho
  • 1 Alho Francês cortado ao meio e depois às meias luas (só parte branca)
  • 1/ 2 posta de Bacalhau, já cozido e em lascas
  • cerca de 2 c.sp. de Manteiga
  • 200g de Camarão (calibre40/50, porque o bacalhau era pouco...)
  • 1/2 chávena de Arroz para risotto (o meu era marca pingo doce)
  • Sal
  • Pimenta
  • Pimentão doce q.b. (não gosto de pratos "anémicos"...)
  • cerca de 2 c.sp. de Queijo Parmesão (tenho-o congelado e ralo-o sempre que necessito para ser mais simples)
Comecei por pôr a a manteiga a derreter e de seguida juntei a cebola e os alhos. Quando estavam molinhos, juntei o pimento e deixei cozinhar um pouco. Depois acrescentei o camarão e o bacalhau e tapei para o camarão libertar um pouco de molho ( estava meio congelado) tipo 5 min.
Destapei, juntei o arroz e mexi bem e deixei absorver o molho que se tinha formado. Fui adicionando o caldo com o vinho branco, quente (no microondas) e temperado com pimenta e um pouco de pimentão doce aos poucos. Sempre que evaporava, juntava mas um pouco. Quando o arroz já estava quase cozido, juntei o queijo e rectifiquei de sal. Deixei evaporar mais um pouco e servi.
Enviar um comentário