Tiramisú...



...O primeiro!!! Há sobremesas que, por muito que eu goste delas, penso sempre que dão horrores de trabalho e vou pondo-as de lado, erradamente... Esta, por incrível que pareça, é rápida e óptima! Apesar de ser um pouco doce, o sabor do café explode no meio do creme, tornando-a irresistível. Fresquinha como se quer, para os dias que correm!

Ficou parecido com o original que comi em Itália!!!

Sobremesa para o jantar que vou dar hoje. A refeição será simples por isso a sobremesa irá ter um lugar de destaque. 

Usei: 1 embalagem de palitos de la reine (200g), 1 cháv. grandinha de café de filtro forte (talvez 400 ml), 1 cálice de whisky (na falta do amaretto), 1 c.sb. de arôma de baunilha, 4 ovos (4 gemas+ 4 claras em separado) 500 g de queijo mascarpone, 150g de açúcar em pó (icing sugar), cacau em pó magro

Comecei por bater o açúcar em pó com as 4 gemas, na batedeira.  Quando estava uma mistura lisa, acrescentei o queijo e bati mais um pouco. Depois acrescentei o aroma de baunilha e o whisky. Provei. Pus mais um pouco de whisky porque não se sentia bem o seu sabor, e queria que este, desse um "up" à coisa, como o que tinha provado em Itália. Bati as claras em castelo com umas pedrinhas de sal, e juntei ao creme, já preparado. Fui montar o tiramisú. Molhava um palito ultra-rápido, para não ensopar e não libertar molho no fundo, no café, e ia dispondo no pyrex até cobrir a base. Despejei parte do creme, oura camada de palitos e resto do creme. Quando servi, polvilhei com o cacau em pó.  

Até à hora de servir, ficou no frigorífico a refrescar e "ganhar consistência".

Ao cortar, não tinha liquído (café de embeber os palitos de la reine) no fundo o que me deixou muito contente. 

Óptimo para primeira experiência!

E continuo cheia de trabalho por isso a ausência por essas cozinhas a fora...

Enviar um comentário