Pargo assado com Batatinhas e um patê

Mais um jantar agradável com o F.!

Começamos com uma experiência da revista "Saúde à Mesa" Nº 31,  um patê de abacate com azeitonas, que até gostei não tivesse tanto limão, e depois um pargo assado com batatinhas e couve ao vapor e, para acabar, um docinho, pudim de leite condensado, quase perfeito. Da próxima vez, ficará só 10 min, em vez dos 12min. depois da panela apitar. Gosto dele, assim como o A., sem olhos, denso, liso, magnífico! Sim ando na onda dos pudins e só pararei quando sair como quero!

Quanto ao paté, a receita era a triplicar, mas como só tinha um abacate...

Usei: 1 abacate, 1/2 c.sb. de mostarda, 1/2 c.café de sal, 1 c.sp. de azeitonas fatiadas, 1/3 de alho, 1/2 limão, 1/2 cebola, pimenta q.b.

Pus tudo na picadora, e triturei até ficar uma pasta lisa. Coloquei no frigorífico para ficar fresquinho. No momento de servir, acompanhei com uns triângulos de milho com sabor a queijo. 

Para o Pargo...

Usei: 5 batatas cortadas em palitos grossos, couve lombarda cortada em tiras, 1 pargo, 3 cebolas, 8 dentes de alho, salsa picada, 6 rodelas de chouriço, 1/2 limão, louro, sal, pimentão doce, azeite, vinho branco, polpa de tomate e molho piripiri.

Fiz uma cama de azeite, cebola e alho esmagado no esmagador, para o peixe, com 3 cortes transversais de cada lado, e as batatas, em 2 tabuleiros diferentes porque o peixe era enorme, e depois com os restantes ingredientes, marinei-os (peixe e batatas) cerca de 1hora. Levei a assar cerca de 50 min., a 200ºc, virando-os a meio do tempo. Com ventilação a circular. Peixe em baixo e, batatas em cima, para não ficarem moles.

Acompanhei com couve lombarda cozida a vapor, 40 min. e temperada com vinagre balsâmico, sal e azeite.

Peixe  e batatinhas à saída do forno:

Quanto à sobremesa...

Com: 1 lata de leite condensado de 370g, 1 medida da lata de leite, 4 ovos XL

Bati tudo com a varinha mágica e, levei em forma encaramelada, com caramelo de compra, 12 min., a cozer depois da panela de pressão apitar, e já com a placa apagada. Próxima vez, ficará só 10 min. para não ficar assim...

Para a semana vou estar de visita aos clientezinhos do Alentejo, por isso... Até 6ª feira que vem! 

Enviar um comentário