Rancho Veggie

Aiiiiii o que eu gosto de comer esta comidinha com colher... Não sei porquê, mas talvez me lembre os meus tempos de escuteira, em acampamentos, em que o mais prático (e mais leve!!!) era utilizar uma colher para as refeições... Na altura era socorrista, nem sei bem porquê, até porque agora se vejo sangue fico para o fraquito... Deveria, era ser a cozinheira da equipa, modéstia à parte, e não que restantes elementos não cumprissem bem o seu papel, mas esta sempre foi a minha grande paixão... Ai que saudades... Ó tempo, volta para trás, lein, lein, lein... (eu a cantarolar e muitíssimo nostálgica, quaaaaase a atirar para o lamechas...) Ando desaparecida em combate, por falta de tempo, mas não por falta de comidinhas boas!
A semana passada por causa do feriado na 5ª feira, e por ter um casamento no sábado (dos melhores casamentos a que já fui!!! Parabéns, Marta e Rui, pela belíssima organização e comida e claro está, pela boda!), fui para Viseu, e nesta viagem levei o Mr. Pingo. Coitadinho, estava preocupada que ele enjoasse, mas acho que correu bem, não gomitou, nem estava violento quando lhe peguei a meio da viagem... Conheceu a casa de férias (vai para Viseu quando eu estiver de férias para não ficar sozenhito e sem alimentos frescos...), quem delira é a minha a maezoca... O Óscar e a Vicky, meus gatolas, é que não tiveram o prazer de o conhecer, não que não quisessem, mas porque tivemos medo que o Pingo, ao vê-los, mesmo de dentro da gaiola, lhe desse uma coisa no coração...
Espero actualizar visitas hoje!

Rancho Veggie

  • Tofu (cortados aos cubos e marinado, de um dia para o outro, em vinagre balsâmico, 1/2 limão, molho de soja, pimenta e alho em pó)
  • Azeite
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • Um ramo bom de salsa
  • Concentrado de tomate
  • Pimentão doce
  • Vinho branco
  • 1 cenoura cortada às rodelinhas
  • 1/4 couve lombarda cortada aos bocadinhos
  • 1 folha de louro
  • Feijão catarino cozido
  • Água de cozer o feijão
  • Massa integral
  • Sal
  • Piripiri

Primeiro fritei o tofu no azeite para ficar mais rijinho. Retirei do tacho e reservei. Juntei mais um pouco de azeite e corei a cebola, o alho e a salsa (tudo picado na super picadora, ó instrumento abençoado!!!). Depois juntei o concentrado de tomate e o pimentão doce e deixei apurar um pouco. Refresquei com o vinho branco e juntei o louro e os os veggies. Deixei estufar um pouco. Acrescentei o tofu, o feijão e água da cozedura do feijão até cobrir e deixei cozinhar até o molho apurar. Quase no final, juntei a massinha que cozeu cerca de 12 min e o piripiri e rectifiquei de sal.Numa situação normal, já estaria um pouco calor para este tipo de comida, mas o tempo anda triste e não pára de chorar e de espirrar (chuva e vento forte!!!), por isso há que aconchegar estômagos!

DICA VERDE: Se estiver mais de 2 min. parado, desligue o carro, para poupar combustivel e não poluir o ambiente!

21 comentários:

anna disse...

Tem bom aspecto, tem sim sra. D.ª Anette! Mas também tem tofu... que mais te hei-de dizer?
Beijocas para ti e uma festinha no Pingo.

ameixa seca disse...

A descrição deste rancho é fantástica... o Mr.Pingo não gomitou eheh.
Eu cá em casa faço o rancho com grão de bico :)

virtual chef disse...

Ola Escuteirinha, que saudades eu tenho das refeições "de colher" dos meus tempos de escuteiro. Para minha felicidade não só não era o socorrista como fui sempre o cozinheiro do bando, da patrulha, da equipa e por fim da chefia...! Este seu Rancho Veggie de aspecto soberbo lembra-me igualmente as refeições em campo. As coisas de que você me faz lembrar!
Sempre Alerta (e comidinhas boas).

Fay van Gelder disse...

Escuteirinha, estou contigo no Tofu, Oh que coisa boaaaaaa
também estou nessa, mas sinceramente evito a parte do frito, substituo sempre por assado.

Bjoca

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Deixa afilhada, esta coisa de ser mãe traz os seus inconvenientes: senilidade ou esquecimento! Enfim... assim que eixei o posto apercebi-me do quão "perto" estamos... ;).
Sou seguidora do teu fantástico blog há bastante tempo... "vejo-te" diariamente e impressiono-me quase sempre com tamanhas qualidades. Não que me surpreenda, conheço-te, mas sobes sempre mais um degrau! :)
FORÇA
Elsa

Marizé disse...

Qualquer dia ainda me convences a provar toufu outra vez

:-)

Bj

Cátia disse...

Que bom aspecto!!! Que saudades dos velhos tempos,em que cozinhar no campo era uma verdadeira aventura.... beijinho

Anónimo disse...

Eu fazia boa comida nos escuteiro, vá queixa-te!!!!
Hoje em dia continuo a fazer boa companhia ou foi assim tão má? Ok, a viagem (com aquela condutora...lol) enfim foi um grande sábado junto de grandes amigos.

Quanto à comida... feijão... não me cheira, já vi por aqui bem melhor.

bjnhs

Castro

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Tia Annete, obrigada pelos parabéns... se Deus quiser serei muito velhinho e estaremos os dois a petiscar lá em tua casa... nessa altura serás a melhor "chef" do país!
Até agora provei poucos alimentos, mas há alguns que adoro: bananas (que não posso comer por causa do problema de obs.... ;) ), courgetes nas sopa, maçã (ainda sem canela), côco ainda não provei lol..., pêra, espinafres, batata doce, batata e abóbora. Sou pequenino, estou limitado! ;) Obrigada pela força... bejos

Suzana Parreira disse...

Olá Kitty! ;) Isto tem mesmo bom aspecto e eu nem sou fã de rancho.

Bj grande

Axly disse...

Adorei esse post! Ri muuuuito.
Sempre há um tempo bom que não volta mais né, eita!
Mas esse tofu ficou apetitoso de verdade^^
Kisss!

Cátia disse...

também gostaste do meu casório, não?

Filipa disse...

É um belo rancho sim senhora, estás quase quase a conseguir que eu prove tofu... ehehe!

Beijinhos

Anónimo disse...

Bem comidinha boa era o arroz de paus feito com amor e carinho em acampamentos do 299... Bons tempos

Agora esse rancho com uma xixinha é k era...lol

Maria Vitamina disse...

Nem imaginas as vezes que olhei para o tofu no supermercado, para depois o deixar por lá. Por este andar ainda me convences a trazê-lo para casa! Bjs

Nani disse...

Mudamos tanto nossos habitos a medida que o tempo passa né?!
E este prato é muito gostoso ao que me parece!
Beijos

Romy Almeida disse...

Hummm... divinal Anette :-)
Deve ser delicoso...

Passa no meu blog deixei-te lá um miminho :-)

Bjokas***

Isabel (pipoka) disse...

Adorei este teu rancho veggie saudável, pois é um prato que evito comer na versão tradicional, por causa do excesso de carnes e enchidos.

bjs

Eli disse...

Adorei esse teu rancho!!

Cláudia disse...

Ah, esse Pingo é uma gracinha. Tem que ter cuidados especiais, qualquer dia ele vira gente. Pena que realmente ele pode ficar muito estressado com certos animais, o que dá mais preocupação ainda. Mas achei uma graça ele viajar, que fofo! A minha cachorrinha Melly tem até uma malinha com suas roupinhas e ossinho.

bjs

Fay van Gelder disse...

Minha querida, já estou a ficar preocupada contigo.

Espero que estejas bem :)

Bjo