Tarte de Veggies e Delicias do Mar, sem Ovos!!!



Para variar tinha imensos veggies no frigorífico que gritavam por socorro (estive no Alentejo uma semana...). Utilizei-os nesta tarte, mas depois, colocou-se -me um drama: Não tinha ovos!!! Estou a tentar comprar o indispensável, sempre que vou ao supermercado, porque tenho imensa comida na arca que precisa de ser utilizada, como tal vou comprando leite, ovos (quando não me esqueço ...) fruta e veggies frescos sempre que há ruptura de stock...
Peço desculpa pela ausência mas, estive fora, e o tempo é curto para tantas coisas que necessitam de ser feitas. No fim semana andei a arrumar o roupeiro e a limpar o frigorífico, e sábado à noite estive no jantar de anos da minha tia que fez a fantástica idade de 80 anos!
Domingo à noite, fiz então esta tarte sem ovos... Correu bem!!! O recheio solidificou bem, apesar do meu stress todo... Vá gozem comigo... Sinto-me uma pessoa totalmente diferente (hihihihi...) por já não ter que usar ovos nas tartes! Boa!!!! Vamos ver se também resulta bem com as natas de soja... (as tradicionais estavam quase a expirar o prazo...)
Com:
Recheio
  • Cenouras raladas
  • Alho francês cortado fininho
  • Delicias do mar (kini)
  • Cogumelos
  • Azeite
  • Leite (mais ou menos 100 ml)
  • 1 pacote de natas light
  • Sal
Salteei no azeite o alho francês, juntei depois os cogumelos e deixei a água evaporar(estavam congelados), depois adicionei a cenoura e o sal e deixei saltear mais um pouco. Enquanto isto fiz a base.
Base
  • 100g farinha de trigo
  • 150g farinha de trigo integral
  • 30 g margarina(+/- 1 c.sp. margarina)
  • Sal (esqueci-me de pôr com a pressa...)
  • 100 ml água a ferver
Derreti a margarina na água e juntei às farinhas. Amassei bem até se descolar das mãos e nem deixei repousar porque estava cheia de pressa. estendi a massa com o rolo e dispus-la numa tarteira. Levei ao forno pré -aquecido a 200ºC cerca de 7 min. (utilizei a técnica do feijão, no meu caso do grão, sobre a massa para não empolar)
Juntei depois o leite com as natas e bati um pouco, despejei o recheio sobre a massa e depois as natas e levei ao forno cerca de 25 min., até ficar coradinha.
Tenho um desafio para responder, prémio para atribuir, e umas vaquinhas amorosas que uma cliente muito especial me deu, para mostrar... Para breve, para breve... Espero!
BELINHA adorei o telefonema!!!!

26 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Minha linda Neta então como estás maravilhosa como sempre andas desaparecida em combate já chegou do Alentejo adorei a receitinha um beijinho. Natércia:))

Elvira disse...

Delícias do mar são um horror anti-ecológico... Por causa de comermos essas coisas, há montes de espécies de peixes que estão em vias de extinção. No entanto, por princípio (e gosto), nunca compro. Mas substituíndo por camarão, esta quiche deve ser fantástica! :-)

Beijinhos.

risonha disse...

agora até me assustei com a explicação da Elvira sobre as delícias do mar... e eu que gosto tanto de delícias do mar... :-(
adorei esta tua tarte. ficou linda.

Marizé disse...

Que quiche maravilhosa, não há nada melhor para uma refeição de Domingo á noite que uma coisinha verde destas.

Beijocas

Laurinha disse...

desconheço 'delícias do mar'...
sempre tomo como sendo um seleção de diversos frutos do mar.. será?
Bem, acabo que sempre ponho um ** dando opção para camarão por exemplo...

O fato é que a quiche se saiu muito bem, mesmo sem ovos...
anotada!

Beijinhos,

turbolenta disse...

Qual foi a pessoa que ao pensar fazer uma ementa qualquer não lhe falta algum ingrediente?
Há que improvisar!
E muitas vezes a coisa sai tão bem que acabamos por passar a fazer sempre de igual modo
boa semana

laila radice disse...

humm parece deliciosa!!!

qto pesa o pacote de natas por ai?

bjs

Elvira disse...

Laurinha: delícias do mar são kani-kama no Brasil. :-)

Suzana Parreira disse...

Bela tarte, Dona Anette! Também tenho um horror secular por delícias do mar, mas com camarão ou caranguejo... yummy yummy!

Já agora se estiveres numa de arrumar armários, tenho pelo menos três cá em casa que se candidatam. :p

Bj grande

Filipa disse...

Bela Tarte Anette!!! Realmente às vezes é preciso improvisar na cozinha, umas vezes corre bem e outras não. A ti parece que te correu muito bem, mesmo sem teres os ingredientes todos pois a tarte está com óptimo aspecto!!

Há e já agora, muitos Parabéns para a tua avó e que bela idade ela fez :)

Beijinhos

Heidi disse...

Anette, O seu improviso ficou sensacional, as vezes desisto de continuar uma receita por notar a falta de certos ingredientes! Adorei.

Isabel (pipoka) disse...

As delícias não são comigo, mas está mais que anotada a receita da massa e do recheio sem ovos, pois são ambas opções mais saudáveis.


bjs

PS - tenho lá no blogue uma receita com soja que acho que vais gostar (picadillo habanero)

Nani disse...

Improvisar é preciso e pela foto já podemos perceber que essa sua tarte não sentiu em nada falta dos ovos, parece mesmo uma delicia!
Beijos

Luciana Macêdo disse...

Com a explicação da Elvira agora eu entendi e adorei a torta (não conhecia o significado de delícias do mar). Mais uma opção para o lanche no final do dia.
Bjs!

Eli disse...

Tem um pedaçinho pra mim aí ainda?! Delícia!

Cláudia disse...

ESta torta parece deliciosa, não conhecia delícias do mar, achei que era um mix de frutos do mar já prontos para comprar. Mas pelo que vi nos comentário, só a agora soube que era Kani-kama, que por sinal, gosto muito. Desculpe-me, mas eu não sabia que o kani entrou para a lista dos produtos anti-ecológicos, porque já ouvi falar que não é totalmente natural, seria um processado com carne de carangueijo, como se fosse salsinha, algo parecido e o sabor também não é totalmente natural.Se eu estiver enganada, por favor me informem.

bjs

Annete, cadê sua foto?

Fay van Gelder disse...

Oi Linda, desaparecida andas .

Mesmo sem ovos há que improvisar :)

Bjo:)

m@ria...m@rie...m@ry disse...

há já muito que na dava noticias e confesso que tava com saudades :D


continua se a comer muito bem por aqui.... ;)

m@ria...m@rie...m@ry disse...

ah e adoro vaquinhas!!!!!!!! adoro mm :D por isso manda dai esse desafio!

Beatriz Belliard disse...

adorei esta torta ! bjs

Migas disse...

Acho que vais ser eleita a rainha das tartes!! Sempre com ideias de tartes!!! Quanto às delícias do mar, também não sou fã. Tal como a Cláudia disse, por achar ser um alimento muito artificial. Desconhecia a justificação da Elvira mas então agora, ainda gosto menos.

E vê se apareces mais vezes! Temos saudades! :o)

Beijinhos

Fay van Gelder disse...

Oi, tem lá um Desafio no meu cantinho para ti :)

Bjo:)

Filipa disse...

Sumida... Muito trabalho? Volta logo com as tuas receitas :)

Beijinhos

virtual chef disse...

Minha amiga Anette, à muito que não fazia uma visita ao seu blog... Gostei muito das receitas que tem apresentado e registo uma evolução fantástica na qualidade fotográfica.
Vejo que também lhe tem faltado tempo para dedicar ao blog.
Depois de resolver algumas questões familiares e informáticas foram-me atribuidas funções de maior responsabilidade aqui na empresa e a ameaça de regresso ao meu blog, de à um mês não passou de isso mesmo!
Tentarei voltar aqui e a postar umas receitas com mais frequência, mas sem promessas.
Um Beijo.

Sylvia disse...

Anette ficou otimo, voce é muito criativa.Parabéns

Cleia disse...

Por onde andas tu, óh anita dos vegetais??? Beijinhos