Bolo de "CHICOLATE" com amêndoa



Mais um lanche no escritório... Desta vez com bolo de chocolate (chicolate, como carinhosamente o chamo...). Para mim estava um pouco doce demais, mas os "meninos" gostaram, portanto é o que interessa!

Utilizei os ingredientes que tinha à mão, por isso não utilizei nada de saudável como é hábito (o meu colesterol delirou!)

Usei:

  • 2 cháv. farinha de trigo (refinada...)
  • 1 cháv de açúcar ( refinado...)
  • 3 ovos
  • 1/2 cháv. chocolate em pó
  • 1/2 cháv. Óleo
  • 1/2 cháv. Leite
  • 1 c.sb defermento
  • 1/2 cháv de amêndoa picada

Comecei por pré-aquecer o forno a 180º C. Numa tigela, bati o açucar com o óleo, os ovos e o leite. Muito bem batido, tipo até parecer que o braço vai cair... Depois, juntei a farinha, o fermento e o chocolate, bati bem outra vez e juntei por fim a amêndoa picada. Despejei para a forma de silicone e coloquei no forno durante cerca de 40 min.

Bolinho feito na outra cozinha da Anette que está um bocadito (GRAAAAAAAAAAANDE...)desfalcada de ingredientes saudáveis... Podem achar maluqueira, mas de facto faz toda a diferença, de sabor e para a saúde, um bolo feito como eu faço, com os meus ingredientes, que no meu entender, são saudáveis. Tanto para a linha (da cintura, hihihihi...) como para a glicémia (diabetes) e colesterol. Açucar alto, nunca tive, mas colesteroal, minha gente...

Quem sou eu para dar formação sobre alimentação saudável, mas falo pela minha experiência, em termos de saúde e sabor, não há melhor!!! Viva os VEGGIES E OS ALIMENTOS INTEGRAIS ( mas leiam bem os que são integrais, ok?) Estou a falar das massas, arroz e pão, (pão que faço na minha super máquina...) que não têm gordura adicionada, nem açucar para os tornar melhores como acontece com tostas, ou bolachas que há venda por aí... ok, já chega por hoje...

Vi por ai desafios para falar de coisas esquisitas sobre nós e resolvi (e apesar de não ter sido desafiada...), deixar-vos as minhas:

  • Roer as unhas (quando não têm verniz) como se não houvesse o amanhã
  • Repassar-me ( não é passar-me, é tipo delirar com os nervos...) quando os jeitosos que andam nas estradas saiem da escolas de condução (e mesmo os que já sairam há aaaaaaaaaaaaaaanos) e se esquecem de sinalizar toda e qualquer manobra com aquela coisinha que está ao pé do volante e que faz tchic, tchic, tchic, tchic,vulgo, pisca-pisca (que nervos!!!!!!!!!!!)
  • Não conseguir pôr os pés no chão, descalça, mesmo que o chão esteja a brilhar. (principalmente depois de tomar banho, fico doente...) Mas na praia, sem problema.
  • Não conseguir comer doces sem um copinho de leite ou café amargo (já passei cada vergonheira...)
  • Não sair de casa sem pôr perfume

Acho que é tudo...

24 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Eu cá gostei do bolo, apesar de não ser com ingredientes integrais. De uma forma ou de outra (e contra mim falo, pois abuso um bocado), a verdade é que integral ou não, ambos devem ser comidos com moderação. Pois não são os alimentos integrais que vao salvar a linha!

bjs

Filipa disse...

Eu também gostei do bolo e reparei que é em forma de flor, muito giro :-) Para mim tanto me faz que seja com ingredientes mais saudáveis como não, porque felizmente e mesmo felizmente devo ser das muitas poucas pessoas que não tem colesterol alto, nem nada desses problemas e também não tenho tendência para engordar. Sim eu sei, sou uma felizarda tenho consciência disso mas também é verdade que não se pode confiar na sorte e abusar :-)
Que manias a menina tem... Essa de roer as unhas minha irmã também tem e para quem está a ver não é nada agradável. Dá-me cabo dos nervos, estou sempre a ralhar com ela. Eu também não ando descalça por nada nem mesmo no verão, não sou capaz de pôr assim os pés no chão.
Beijinhos

Marizé disse...

Que lindo bolinho, uma flor bem moreninha!

Eu amo chocolate, aliás: confesso-me chocoolica.

Beijocas

Natércia Ramalho disse...

Olá minha linda parece que temos mulher outra vez adorei o bolo.um beijo Natércia...

Eli disse...

A receita do bolo eu adorei! E a assadeira utilizada que coisa mais linda!

Cinara disse...

Anette, adorei este bolo! Como você bem sabe, não sou adepta das receitas light e dos ingredientes integrais, por isso também delirei com esta delícia!
Além de termos a mesma "resistência" em andar descalça, também não consigo sair de casa sem passar perfume. E se por acaso saio com pressa e me esqueço, assim que me dou conta tento voltar para passar. E quando já estou longe de casa, fico de péssimo humor por não estar perfumada! :oD
Beijinhos!

Carla disse...

Bolo lindo, tem chocolate? Então é perfeito!!!

O vício de roer as unhas perdi quando era pequena. O meu pai ameaçava que me batia e ficava tão zangado que ganhei medo e nunca mais toquei nos dedos. Hoje agradeço-lhe muito pelas mãos que tenho! Mas essa dos piscas também me stressa e muito! Qual a dificuldade de os usar? É o que eu sempre digo, se todas as pessoas fizessem os sinais não existia quase trânsito nenhum! Uma pessoa passa tanto tempo no cruzamento e as pessoas sem fazerem sinal... Ah, e também não gosto de sair sem pôr perfume.

bjs

Natural Naturalmente disse...

Eu adorei o seu bolinho, assim mesmo, apesar de concordar plenamente que o saudável não é descartavel, pois não sabemos o dia de amanhã e se estivermos super bem o "baque" pode ser menor.
A forma do seu bolo é um mino.
beijinhos
Márcia

Anónimo disse...

É a 1ª vez q faço um comentário no seu blog. Adoro! N gosto nada de coisas verdes excepto alface, maçãs e quivis, mas como dizem q faz bem à saúde eu como:/ Agora infeliz/ n só como, como devoro o q n faz tão bem:( AMO chocolate! Vou obvia/ experimentar esta receita. E tenho um pouco de "inveja"... Adoraria "pôr" na minha consciência a preocupação constante do colesterol altíssimo q tenho e qd passamos dos 30...custa-me mt pensar assim...coisas saudáveis. Só engordei 6kg neste novo ano:( Pq adoro cozinhar, n tenho blog e adoro experimentar as receitas de doces. Ao experimentar come-se e...e agora vai ser uma luta terrível pq nunca tive este peso! Achei engraçado pq temos gostos em comum e coisas esquisitas tb! Ultrapassa os meus limites de postura qd há mudança de direcção/manobras sem sinalizarem c o pisca a sua intenção. Será q os condutores sabem p o q serve ou pensam q é mm p enfeitar o volante?!?!? Pés no chão só mm na praia;) nem em casa dp de eu lavar o chão e sair de casa sem perfume ou relógio...perco-me.
Acho q vou buscar forças p voltar à minha constituição normal aqui neste blog.
Obrigada;)
Patrícia, Lisboa

anna disse...

Eu também gostava de provar uma fatia deste bolinho...
Ainda por cima tem tão bom aspecto, como seu ar de flor...
Beijokitas.

Laurinha disse...

Que forma linda! O bolo ficou mais gostoso ainda!

Acabei de falar para a Cláudia que já começo a me sentir uma 'esquisita normal', já que tenho muitas esquisitices iguais a tantas outras amigas...
Perfume, também, sempre, todo dia de manhã, sem dúvida!!!

Beijinhos,

Anónimo disse...

Oi linda cheguei até aqui graças a cozinha da Drica, amo chocolate e esse bolo com certeza ficou maravilhoso....

http:/clauristow.blogspot.com/

Tenha um lindo dia

Clau

Heidi disse...

Anette,
Que bolinho delicado,adorei a florzinha morena como disse nossa amiga Marizé ! Ah, sem falar neste fundo musical do "One republic". Abraços.

Romy Almeida disse...

Adorei o formato do bolinho, Anette.

Ficou lindo ;-)

laila radice disse...

está lindo o bolo!!! e o de abobora tbm achei barbaro!! as manias...é engraçado percebber q nao somos os unicos maniacos!! bjos

anna disse...

Anette, deixei-te 1 desafio lá na minha cozinha...
Beijos.

Nani disse...

Como não gosto de chocolate de sua receita achei bonita a forma, como sempre fiquei babando nela.
E estou adorando ver as manias esquisitas de cada um, rs
Beijos e ótima semana!

cozinha da drica disse...

Maravilhoso seu bolo!!!! Uma explosão de sabor e fique tranquila pois de vez em quando podemos sim cometer um pecadinho!! Bjs

Cris disse...

Este bolo ficou lindo neste formato! A gente anda na linha para poder abusar mesmo quando vê uma coisa deliciosa assim na frente! Nossa, preciso escrever minhas manias também! Bjs!

Ana Bastos disse...

ai nina, esse teu bolo de "chicolate"... deu uma água na boca... eu já te tinha dito que sou chocolatra?! Pois sou...
Realmente de saudável tem muito pouco, mas uma vez... n faz mal, o colesterl não gosta, mas paciência :)
bjinhus *

Filipa disse...

Anette visual novo hein?? Está muito bonito e "verde"!

Beijinhos

Cláudia disse...

Anette, gostei muito do seu bolinho e a forminha é um show!. Também me irrito com motoristas que não dão seta. E achei legal não sair de casa sem perfume! Isso eu nem me lembro de fazer e meus perfumes acabam estragando porque esqueço de usar,daí ficam velhos.
Ah, gostei da sua nova foto. Está muito bonita.

bjs

Anónimo disse...

Adorei o Bolo...e o aspecto dele...!!!
Eu não tenho o vício de roer as unhas mas tenho sempre de as ter super pequenas... ás vezes corto tanto as unhas que até me doem as pontas dos dedos de tão pequenas que estão!...eu tb nunca ando descalça em casa...mas só porque a minha mãe msm que o chão esteja quente em casa diz sempre o msm..."vai calçar uns chinelos que ainda te constipas!!"

Fay van Gelder disse...

Amiga, um dia destes vou experimentar este bolinho:)

Eu sou como tu Viva os veggies e os Integrais (há que ler bem as bulas, sem dúvida nenhuma :) )

Beijocas Grandes e Muito Saudaveis :)