Bola de Espinafres, Cenoura e Atum


Olá, olá!!!
Cheguei há 2 semanas de férias mas já andei por Viseu e pelo Alentejo... Sempre para lá e para cá, eu sei, eu sei, e depois não vos ligo nenhuma...
As férias foram óptimas, tenho imensas fotos para mostrar, mas por falta de tempo, apareci só para dizer que estou viva, o resto, com o tempo há-de ser mostrado: a apfel strudel, a Anette com o Corpo de Intervenção de Budapeste, (não fui presa nem me pus em aventuras!!!), a Anette e a bota Portuguesa, toda mordida não sei porquê, em Viena, mercados com um aspecto que deixam os nossos a um canto, e imensas fotos de edifícios, de cair para o lado de serem tão magníficos. Farta-mo-nos de andar, tanto, tanto, que emagreci 3 kilos!!! O que foi bom... Mas depois mostro tudo.

Quanto à receita, fi-la na semana antes de ir de férias e surgiu com este recheio porque precisava de despachar uma serie de veggies que tinha no frigorífico...
BOLA DE ESPINAFRES, CENOURA E ATUM
Recheio
  • Cenouras (as que tinha no frigorífico... cortadas às rodelinhas e salteadas em margarina)
  • 2 latas de atum em azeite
  • 1 cebola picada
  • espinafres (da sogradorada)
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta
Comecei por corar a cebola, depois acrescentei o atum, os espinafres e deixei que a água que os espinafres deitam, evaporasse. Juntei depois as cenouras, já salteadas, e temperei de sal e pimenta. Depois fui tratar da massas enquanto o recheio arrefecia.
Massa
  • 6 ovos
  • 3 chav. farinha ( 50/50 farinha trigo e farinha de trigo integral)
  • 1 chav. óleo
  • 1 chav. leite
  • sal
Juntei tudo e comecei a preparar a "montagem" em tabuleiro de silicone. Abençoado seja o Sr. ou Sra. que inventou estes maravilhosos utensílios!!!!
Ora, despejei mais ou menos metade da massa (fica mais ou menos liquida) no tabuleiro, juntei o recheio e completei com o resto da massa. Levei ao forno mais ou menos 50 min. em forno pré-aquecido a 180ºC. Para desenformar, fácil, vira-se a forma de silicone e voilá, a menina desfaleceu da sua cama para o tabuleiro. Esta massa ou é da maezoca ou é da sogradorada.
Aqui que ninguém nos ouve... FOI A MINHA PRIMEIRA BOLA E ATÉ CORREU BEM, NÃO CORREU??? FICOU COM UM ASPECTO DIGNO E DE SABOR TAMBÉM NÃO ESTAVA MÁ DE TODO, pronto, estava boa, mas o A. perguntou por chicha, e eu respondi que chicha não tinha...
DICA VERDE: Em viagens de avião, se possível, leve apenas mala de mão (cuidado com os líquidos...). Em média aguarda-se 23 min. ( este estudo não foi feito no aeroporto de Lisboa de certeza...) por bagagem no tapete que consome imensa energia! Ora, levando bagagem de mão poupa tempo e ajuda o ambiente!
Vou trabalhar... Acho que para a semana as coisas estão mais calmas, acho!

11 comentários:

ameixa seca disse...

Adorei as cenouras no meio da bola :) Ficou com óptimo aspecto.
Bom fim de semana. Depois mostra as fotos dos mercados e as outras. Fiquei curiosa ;)

Isabel Salvador disse...

ficou óptima minha querida,jinhos muito grandes :o)

anna disse...

Finalmente senhora dona Anette!!!!
Estava cansadinha de vir aqui e ler que precisamos de dias com 3O horas - lol! Tu de férias e eu... nada. Só agora vou ficar sem longos dias recheados de longas reuniões na escola!
A tua bola está um arraso de bonitona...
Beijinhos e não desapareças, sff.

Cátia disse...

Isso de ir de férias rende, emagreces sempre :)
A bola tem um optimo aspecto, dispenso o atum...
Beijo

Cleia disse...

Gostei da sugestão!
Tenho um piquenique planeado, esta é uma óptima solução... Beijinhos e obrigada pela visita ;-)

Agdah disse...

E pior é quando a mala da gente é a última a aparecer ou então, não aparece. Seja bem-vinda de volta. Tava com saudades.

Filipa disse...

Voltaste?? Que bom! :)
Para mim a bôla assim sem chicha está muito boa. O atum não é chicha mas serve como tal e adorei ver as cenouritas pelo meio a dar um colorido muito bonito.

Espero que nos mostres todas essas fotos pois estou muito curiosa.

beijinhos

Axly disse...

Delícia de férias hein!
E delicia de receita também... parece tão levinha^^
Kisss!

Suzana Parreira disse...

Benvinda menina Anette! Mas com esta bola estás desculpada da ausência, manda-me uma fatia e não se fala mais nisso! ;)

Bj grande

Eli disse...

Uma ótima pedida para os lanches do Rapha!

♥ mesa para 4 disse...

Esta bôla está o máximo...adorei...jinhos