
Enganem-se quem pensar que o bolo fica com este ar querido e a espreitar da chávena e nada fica sujo, chávena e microondas! Mas compensa, ó se compensa!!! Ao esperar pelos 3 minutos milagrosos diante do microondas, vejo um pequeno vulcão a entrar em erupção e a espalhar-se pelo prato, não muito, mas o bastante para sujar qualquer coisa... Mas pensei, "... Anette, tu acalma-te, é bolo de chocolate, tu estás fraquinha, e se todas as meninas dizem que fica bom, tu tens que acreditar!", e lá fiquei eu, crente, à espera de ouvir o "pliim" desejado que indicava que poderia abrir a portinha e experimentar este mini bolo em forma de ser estranho mas apetitoso.
Não usei a calda que tinham recomendado em N de blogs, comi assim, purinho, e delirei!!! Funciona mesmo, yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Receita rápida, boa e sem sujar muita louça, não é incrivelmente fantástico??? Recomendo vivamente!
Já andei à procura de outras variantes do bolo de caneca, e encontrei
aqui.
O próximo será o de laranja...
Bolo de caneca de chocolate- 1 Ovo
- 4 colheres de sopa Leite
- 3 colheres de sopa Óleo
- 2 colheres de sopa rasas Chocolate em pó
- 4 colheres de sopa rasas Açúcar (usei 2 colheres de sopa de frutose)
- 4 colheres de sopa rasas Farinha de trigo
- 1 colher de café Fermento em pó
Coloquei o ovo na caneca e bati bem com um garfo. Acrescentei o óleo, a frutose, o leite, o chocolate e voltei a bater bem para desfazer alguns grumos que tentaram sabotar-me a receita. Acrescentei a farinha e o fermento e mexi até envolver. Levei por 3 minutos ao microondas na potência máxima.
Dicas que segui, de acordo com vários blogs que visitei, e que achei importante destacar:
Usar canecas com capacidade superior a 300 ml (porque o bolo cresce e espreita pela chávena e quanto maior, menos sujidade, ok???)
As colheres de sopa são rasas, (podem sempre usar medidores e passar com uma faca sobre a borda para não passar a quantidade recomendada), para não correrem o risco de o bolo ficar tipo pedra:


Depois de desnformado.
Aproveito para explicar a ausência... Como sabem, estive 2 semanas de férias, entretanto regressei a semana passada, mas com toneladas de trabalho!!! Orçamentos e mais orçamentos que mais pareciam não ter fim!!! Acordava cedo, deitava-me tarde, enfim, verdadeira maratona...
Nada de comida transcendente apenas uma salada fria e um frango grelhado com arroz de ervilhas que me deu quase para a semana toda!!! Ainda bem que o A. não estava cá senão "despedia-me"... Agora, já mais recomposta, já voltei às lides da cozinha. A R. esteve a passar o fim-de-semana ( ai que saudades...) connosco e fiz umas comidinhas boas mas nada de grande destaque... Hoje resolvi declarar a grande Rentrée, com esta receita simples e de chocolate, como eu tanto gosto ! Até às visitas nas vossas cozinhas que espero entrar brevemente! Já passei por algumas e cheiravam tão bem...