Rentrée com bolo de chocolate de caneca!!!

Enganem-se quem pensar que o bolo fica com este ar querido e a espreitar da chávena e nada fica sujo, chávena e microondas! Mas compensa, ó se compensa!!! Ao esperar pelos 3 minutos milagrosos diante do microondas, vejo um pequeno vulcão a entrar em erupção e a espalhar-se pelo prato, não muito, mas o bastante para sujar qualquer coisa... Mas pensei, "... Anette, tu acalma-te, é bolo de chocolate, tu estás fraquinha, e se todas as meninas dizem que fica bom, tu tens que acreditar!", e lá fiquei eu, crente, à espera de ouvir o "pliim" desejado que indicava que poderia abrir a portinha e experimentar este mini bolo em forma de ser estranho mas apetitoso.
Não usei a calda que tinham recomendado em N de blogs, comi assim, purinho, e delirei!!! Funciona mesmo, yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Receita rápida, boa e sem sujar muita louça, não é incrivelmente fantástico??? Recomendo vivamente!
Já andei à procura de outras variantes do bolo de caneca, e encontrei aqui.
O próximo será o de laranja...

Bolo de caneca de chocolate
  • 1 Ovo
  • 4 colheres de sopa Leite
  • 3 colheres de sopa Óleo
  • 2 colheres de sopa rasas Chocolate em pó
  • 4 colheres de sopa rasas Açúcar (usei 2 colheres de sopa de frutose)
  • 4 colheres de sopa rasas Farinha de trigo
  • 1 colher de café Fermento em pó
Coloquei o ovo na caneca e bati bem com um garfo. Acrescentei o óleo, a frutose, o leite, o chocolate e voltei a bater bem para desfazer alguns grumos que tentaram sabotar-me a receita. Acrescentei a farinha e o fermento e mexi até envolver. Levei por 3 minutos ao microondas na potência máxima.
Dicas que segui, de acordo com vários blogs que visitei, e que achei importante destacar:
  • Usar canecas com capacidade superior a 300 ml (porque o bolo cresce e espreita pela chávena e quanto maior, menos sujidade, ok???)
  • As colheres de sopa são rasas, (podem sempre usar medidores e passar com uma faca sobre a borda para não passar a quantidade recomendada), para não correrem o risco de o bolo ficar tipo pedra:

  • Para desenformar untar a caneca com óleo e farinha. É crime comer tudo da caneca, ok??? Desenformem e partilhem com alguém...

Depois de desnformado.
Aproveito para explicar a ausência... Como sabem, estive 2 semanas de férias, entretanto regressei a semana passada, mas com toneladas de trabalho!!! Orçamentos e mais orçamentos que mais pareciam não ter fim!!! Acordava cedo, deitava-me tarde, enfim, verdadeira maratona...
Nada de comida transcendente apenas uma salada fria e um frango grelhado com arroz de ervilhas que me deu quase para a semana toda!!! Ainda bem que o A. não estava cá senão "despedia-me"... Agora, já mais recomposta, já voltei às lides da cozinha. A R. esteve a passar o fim-de-semana ( ai que saudades...) connosco e fiz umas comidinhas boas mas nada de grande destaque... Hoje resolvi declarar a grande Rentrée, com esta receita simples e de chocolate, como eu tanto gosto ! Até às visitas nas vossas cozinhas que espero entrar brevemente! Já passei por algumas e cheiravam tão bem...

13 comentários:

risonha disse...

também já fiz esse bolo e adorei...
e agora deu-me saudades.

Cátia disse...

Já fiz esse bolo com cacau.... excelente... p visitas... 3 minutos... et voilá...

Axly disse...

Eu sempre namoro esse bolinho, mas há muito abdiquei do microondas, aqui em casa ele ficava apenas sendo o relógio da cozinha, coisa inútil!
Huahuahuahuahuahuahua...
Mas agora morro de vontade do bolo, fazer o que.
Kisss^^

Glau disse...

adorei sua caneca!

Eli disse...

Que bom que já voltou!! E menina eu agora já fiquei com medo de fazer e também ver tudo sujo. hehehe

anna disse...

Estava com saudadinhas tuas!!!!
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Eu já fiz o bolinho da caneca... tem é que ser logo comido, porque no dia seguinte já está meio duro :)
Ainda não viste o meu pudim Henriquecido pois não? Chocólatra como és, nem sei como vais resistir eh eh

Filipa disse...

Olá. Nada com uma bela reentrada com um docinho de chocolate. Este doce para além de ser bom é tão rápido e simples que naqueles momentos em que precisamos de um docinho é uma óptima solução. Mais uma vez parabéns pelo blog. Beijinhos

Emília disse...

Ainda não me aventurei a fazer esse bolo! A sua caneca é muito bonitinha! Beijinhos

Nani disse...

A primeira vez que fiz também sujou tudo, ai depois dividi em duas canecas, rs
Beijos

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Aninhas, bem, que falta que nos fazes aqui... naqueles dias da moral em baixo...
Não te queres mudar para São Miguel...? Oh que jeitaço que nos davas... ai esse bolo não tarda nada aqui...
beijos

Agdah disse...

Já vi que vc é fã da IKEA.

Joaninha disse...

Hi hi, tenho uns medidores iguaizinhos aos teus! ;)
Jinhos!