Dia de pesagem e início de uma nova fase!

Como prometido, venho "confessar" o peso perdido em 21 dias, com a dieta South Beach: 3 quilos! Não é muito, dirão vocês, e eu sei que não, isto porque já fiz esta dieta o ano passado e há cerca de 4 anos, e nessa altura perdi 4,5 quilos em 2 semanas, 14 dias, dias que o Dr. Agstaton indica para a fase1. Mas desta vez, não sei porquê, a coisa foi mais complicada! Mais tentações, mais complicações, menos força de vontade, sei lá, e Sushi, o que eu me pélo por sushi... Mas não estou desanimada nem triste, eu sei que a dieta resulta, só não resultou desta vez por culpa minha.

Vamos entrar na fase 2 da dieta! Fase mais divertida, para mim. Começamos a redescobrir os hidratos de carbono bons e que nos ajudam a não ter fome nem a ficar viciados em açúcar. Só quando faço dieta é que me apercebo que há H.C. em todo lado!!! É incrível... 

Lentamente irei começar a comer fruta, pão integral, massas e arroz integral, cereais e sementes, por vezes cenoura, milho doce e beterraba. Mas só muito às vezes!!! Têm um índice glicémico altíssimo!

Queremos alimentos que tenham um índice glicémico baixo, que libertem energia lentamente, e que sejam complexos para o corpinho demorar a "comê-los" e não ter fome rapidamente, como acontece com os produtos refinados, cheios de açúcar. Por ex.: em vez de beber um sumo de laranja, é preferível comer uma laranja inteira. Em vez de comer arroz branco, comer arroz integral porque têm fibra. E por aí vai.

Hoje, comecei o dia com o pequeno-almoço indicado no livro, para 1º dia da 2ª fase: Papas de Aveia. Acrescentei uma coisinhas e ficou bem bom. E, assim de repente, até parece arroz doce!!! 

Fiz ainda uns cogumelos recheados com espinafres, também receita do livro, ligeiramente adaptados. E uma cabidela do dedo da Anette, ao cortar o saco dos espinafres. Com um facalhão acabado de afiar!!! Quem entrasse cá em casa pensava que eu tinha morto alguém, não estão bem a ver o cenário, já para não falar que ia desfalecendo umas poucas de vezes, uns suores frios, muito tonta, a ver tudo desfocado, bem, para esquecer. Conclusão, dedo com um corte brutal. Nem vou ao hospital porque de certeza que iriam querer dar-me uma costuradela no dedo. E isso, meus Srs. só se faz, em mim, muito em último recurso. Ainda pensei que tinha ficado sem um touquinho do dedo, mas está cá todo...   

Mudando radicalmente de assunto, que isto já estava a ir por caminhos um pouco, como direi, sim, terroríficos, verão daqui para a frente, receitas para continuar a perder o peso desejado, e os diário do que comi. Acho importante este comprometimento para com o "mundo" e ajuda-me a ver onde pus o pé na poça. 

E agora, as receitas de hoje:

  
Papas de Aveia 
Serve 1 porção

1/2 cháv. de flocos de Aveia
1 cháv. de Leite para baixar o colesterol
1 c.sp. rasa de adoçante
2 casquinhas de limão
1 pau de canela
canela em pó e amêndoa em palitos para polvilhar

Deitar num tacho os ingredientes descritos, e cozinhar, em lume brando, até se formar uma papa. Talvez 10 min. depois. Mexer ocasionalmente. Descartar as cascas e o pau de canela. Colocar numa tigela e polvilhar com canela e amêndoa. 
  
 ******************************

  
Cogumelos Portobello recheados com Espinafres
Serve 1 porção grande ou 2 pequenas 

10 cogumelos Portobello 
Espinafres em quantidade suficiente para rechear os cogumelos 
Alho moído desidratado
Sal
Azeite
Queijo mozzarella em fios 

Retirar os pés dos cogumelos e descartá-los (utilizei-os noutro prato). Cozer os espinafres congelados 4 min. no microondas. Retirar, e numa frigideira anti-aderente, juntar um pouco de azeite, e saltear os espinafres com o alho. Temperar de sal. Untar, muito ligeiramente, um pyrex com um nadinha de azeite, dispor os cogumelos, os espinafres por cima de cada um, e polvilhar com o queijo. Levar ao forno a gratinar, uns 10 min. a 200ºC. Não necessita de forno pré-aquecido.

 O que comi hoje:

 
Pequeno-almoço 09h10
Papas de Aveia  

  
Almoço 12h30
Resto de tofu, resto de legumes assados (ainda há para mais uma refeição) e salada de pepino
1 café com adoçante 

Lanche 17h00
1 iogurte magro de aroma de morango 

  
Jantar 20H30 
Frango estufado com Ervilhas (receita postada amanhã) com cogumelos portobello recheados de espinafres
Salada de pepino
1 descafeinado
1 quadrado de chocolate preto canderel 
ÁGUA: Ok!

4 comentários:

moranguita disse...

pode ter sido pouco ams ja e um começo
parabens e continua
beijinhos

Paula disse...

3 kilos em 21 dias não é muito e estás triste por isso?Pois eu acho imenso e parece-me que tens razão para estar contente com o resultado da dieta,independente do que diz o dr Agstaton...ainda mais com tentações pelo meio!!!As tentações fazem parte da vida,temos que viver com elas...por isso,parabéns pelo peso perdido!!!

Anónimo disse...

A cenoura só tem um índice glicémico altíssimo se cozinhada. Comida crua é perfeitamente permitida em qualquer dieta baixa em HC :)

Parabéns pela perda!

Beijinhos,
Mariana

Ana M disse...

Olá :) Encontrei hj o teu blog e gostei muito! Adorei aquela receita dos cogumelos, vou experimentar ! 3 kg em 15 dias já é bem bom :p
Beijinho