6º dia dieta SB com receitas novas!!!

 Porque hoje é domingo, e o meu ponta esquerda que tanta falta me faz, está fora em viagem de trabalho, houve mais tempo para estar na cozinha. Já preparei refeições para hoje e refeições até ao almoço de amanhã, isto porque parto de novo para o Alentejo, Baixo mais propriamente dito, em trabalho. Devo regressar na 4ª feira que é quando o A. também volta. 
Vai ser um drama por causa das refeições, principalmente os pequenos-almoços, porque nem todos os hotéis servem ovos e legumes (tomate...) ao pequeno-almoço. Vou tentar levar um tomate à socapa para a sala dos pequenos-almoços e bebo café e como queijo, ou 1 iogurte. É preciso continuar com a força de vontade e não sucumbir à preguiça das comidas menos agradáveis, ou mais difíceis logisticamente, nestas alturas.

Das receitas de hoje, adorei especialmente a da couve flor. É um legume que eu não tenho particular paixão, mas forço-me a comê-lo. Comigo não há cá o não gosto! Há o vamos arranjar maneira de gostar! E gostei! É claro que tenho alimentos que nem vale a pena lá ir com este espírito, tipo aipo ou borrego (quando comia este tipo de carne, ou pato, ou cabrito, coelho...é que nunca gostei do seu sabor esquisito!!!)

Quanto ao pimento recheado, já tinha esta ideia há algum tempo na cabeça, mas não ficou exactamente como estava à espera. Pus muito recheio e isto fez com que não cozinhasse bem por dentro. Já tenho em mente novas misturas que penso que resultarão ainda melhor. Apesar deste contratempo, não ficou mal de todo! Com o recheio que sobra, ou devia ter sobrado, podem rechear a outra metade, que eu usei nas espetadas e na omolete de amanhã, ou então poderá ser usado como Dip e molhar legumes tais como, pimento verde, pepino, curgete...  

De referir que tanto o pimento como a couve flor cozinharam simultaneamente no forno, em pyrex separados! Ainda pensei cozinhar também as espetadas mas achei que poderiam não ficar tão boas como no grelhador. 

Amanhã, antes de sair, ainda devo postar as refeições até à hora do almoço, o resto, só quando regressar. Vou munida de uma garrafinha com uma vinagreta feita, prato inquebrável e talheres para os jantares e almoços...
Já mencionei que não ando com fome nenhuma??? E que ando a sentir falta de não beber água??? WHAT??? Sim, é verdade, não é da minha cabeça... Já o exercício é que não há meio de me sentir atraída por ele. Ponham-me a fazer comida até morrer, de pé, com calor, a lavar louça, qualquer coisa menos exercício, uiiiiiiii!Ainda por cima sozinha, how fun is that???

 E agora as receitas e depois o resumo do dia, só para ser original...

 
Pimento recheado com creme de ricotta e atum
serve 1 porção 

1/2 pimento encarnado partido ao meio e limpo de sementes
125g queijo ricotta
1 cebola picadinha
Massa de alho 
salsa picada
1 lata de atum escorrida
Azeite
Sal

Quebrar a cebola e a massa alho, no azeite. Acrescentar o atum e a salsa e misturar bem. Numa tigela esmagar o queijo e acrescentar à mistura de atum. Temperar de sal e pimenta. Rechear a metade do pimento com a mistura e levar ao forno por cerca de 30 min., a 200ºC. 
  
********************************************
Couve Flor assada  
Serve 4 porções 

1/2 Couve flor separada em floretes pequenos
1 cebola cortada em gominhos finos 
4 c.sp. de azeite
1 c.sp.de vinagre balsâmico
1 c. sp. de massa de alho 
Sal

Misturar tudo e levar ao forno por cerca de 30 min., a 200ºC.
********************************************



Espetadas de frango
Serve 3 porções 

3 peitos de frango pequenos cortados aos pedaços
marinada de azeite, vinagre balsâmico, piripiri, massa de alho, cominhos, pimentão doce, mistura de pimentão doce e louro
1/2 pimento encarnado cortado aos pedaços
1 cebola cortada aos pedaços

Marinar tudo por cerca de 3h. Enfiar, alternadamente, os ingredientes em espetos metálicos e grelhar.   

******************************************** 
E agora o resumo do dia!

 
 Pequeno-almoço 11h30
último pedaço de Omolete de brócolos
café com adoçante 

 
Almoço 14h30 
1/2 pimento recheado com couve flor assada
1 descafeinado 

Lanche 18h30 
1 iogurte líquido Danacol natural (não tem açúcar adicionado e como não sei como estou de colesterol... Já agora os ovos não fazem mal, ok???)


Jantar 20H30
Espetadas de frango com salada de alface e couve flor assada 
1/2 quadrado de chocolate preto canderel 
chá de cidreira 

2 comentários:

Edilia disse...

Acho que vou começar um regime,vendo estas maravilhas para comer é tudo que eu gosto. Parecem uma delícia
Edilia

horticasa disse...

Bém as espetadas estão!...
boa semana e força aí, quanto ao exercício o convite continua de pé eu também treino sozinha.
Um abraço
eugenia