1ª ementa semanal de Bentos do ano com uma dica


(carregar aqui para ampliar)

Para facilitar a preparação dos Bentos, que por vezes é contrariada pela preguiça, e tentar atenuar a rapidez com que que correm os dias provocando a consequente falta de tempo, preparei  porções de vegetais e hidratos de carbono complexos a mais, para congelar, prontos a tirar da arca no dia anterior e colocar no Bento para o almoço do dia seguinte:


feijão verde salteado com peito de peru, preparado na actifry, esparregado (feito do zero com espinafres, alho, azeite, farinha, e vinagre) e couscous, preparados com 2 chávenas do dito com 4 de água a ferver, com um caldo vegetal diluído.

Na altura que comprei os Bentos, comprei especificamente estas caixas com formas de silicone para esta situação. A ideia é ter sempre legumes cozinhados e hidratos prontos a serem colocados nos Bentos, visto serem os mais demorados. Assim, qualquer Bento é preparado em menos 10 min!
Mas, não tendo estas caixas, qualquer caixa de plástico em que se possam inserir formas de silicone com alimentos preparados, serve! 

Agora mais do que nunca, muita gente passará a levar almoço, lanche, snacks, água e até mesmo café, como eu, para o trabalho. Pena que o motivo seja tão grave e mau.
Sempre o fiz por uma questão de opção, gosto de saber o que como e gosto de perceber que por dia poupo à volta de 10€, no mínimo, entre almoço, lanches, água e cafés! Mesmo quando estou no meu escritório, levo sempre almoço e café como já muita vezes o demonstrei por aqui. Só espero é que depois desta crise toda passar, este hábito de levar alimentos de casa se mantenha, porque sinceramente, acho-o muito saudável e económico. 
É claro que se ainda por cima a comida for arranjadinha, quem é que não prefere este tipo de opção?

3 VIVAS PARA OS BENTOS!!! VIVA, VIVA, VIVA!!!

P.S.- As minhas desculpas aos Srs. da restauração...

6 comentários:

Ondina Maria disse...

Já sou adepta da marmita faz 8 anos, não por motivos de crise mas sim por opção e porque neste emprego tenho condições (microondas, grelhador/tostadeira, jarro eléctrico, zona de refeições) para o fazer. Os únicos investimentos que fiz foi comprar malas térmicas pois não tenho frigorífico, e caixas para guardar os alimentos (ver: http://coentrosrabanetes.blogspot.com/2011/10/lunchbox.html).

É realmente pena que a maioria dos novos marmiteiros seja por motivos de força maior, mas pode ser que a partir de agora passe a ser "moda"

De cozinha em cozinha disse...

Um bom 2012 e com muitos bentos e marmitas, das quais sou fã incondicional há uns bons anos.
Também opto por congelar algumas refeições em doses individuais para aqueles dias em que não dá ou não apetece preparar o almoço do dia seguinte, mas congelar couscous nunca me tinha ocorrido, que bela dica!
Bjinhos

Madalena disse...

A textura e sabor do couscous não alteram com a congelação?

Bom Ano e obrigada pelas deliciosas inspirações marmiteiras :)

Marina disse...

Obrigada pelas dicas Anette!
Quando trabalhava a partir de casa era fácil porque estava sempre com um fogão por perto, mas agora neste novo trabalho nem microondas tenho e o bento que comprei (http://tinyurl.com/7hj4jg6) tem uma faixa de isolamento na tampa e outra em baixo o que mantém a comida quentinha por mais tempo. A ideia de congelar os hidratos de carbono é fantástica! Obrigada.

Marina.

su disse...

Ola! Já sou do teu blog ha muito tempo...aliás cá em casa as receitas pró vegetarianas são tds bem recebidas porque venho aqui dar uma olhadela. Não tenho dúvidas quanto a nenhuma confeção mas gostava de saber onde compras os BENTOS!????

Cristina disse...

Olá,
gostava de saber mais sobre o que congela para os bentos. Poderia revisitar o tema num novo post?

Além das marmitas é uma excelente solução para familiares mais idosos e que não cozinham todos os dias.