Plano semanal Bento


(Carregar na imagem para ampliar)

Recomecei a fazer o meu plano semanal de refeições com Bento ao almoço, que não é mais do que um plano de ementas para a semana, tendo como principal interesse o Bento, dividido por tipo de alimento que o deve constituir. Achei muito interessante quando o descobri! Veio do blog Just Bento. Inicialmente, quando entrei no mundo maravilhoso dos Bentos, fazia o mesmo esquema, mas à mão...

Este documento serve-me para organizar as refeições todas, mas utilizo-o principalmente para os Bentos e para as refeições que faço quando estou por Mangualde.

Tenho também uma outra ementa semanal dividida por dias/refeições com espaço para acrescentar as faltas para as refeições do dia.  Nunca liguei muito a este tipo de organização, porque normalmente faço as minhas refeições por vontades de momento ou necessidades de utilização de determinados alimentos, mas confesso que se poupa tempo e dinheiro na altura de fazer as compras e na gestão da despensa, frigorífico e arca. 

Só se compra MESMO o que é preciso e não aquilo que se pensa que se vai fazer para 2 semanas, às vezes 1 mês. 

Serve por ex. para preparar refeições com base em promoções, como aconteceu com a lasanha de espinafres e frutos secos. 

Ah! E para quando se tem muitas revistas e livros de culinária, este sistema é brutal porque nem sempre se tem todos os ingredientes à mão quando dá aquela vontade de cozinhar "aquela" receita... 

Planejando, poupa-se tempo, dinheiro e por vezes mioleira, que nem sempre tem vontade, ou tempo, para pensar nestas coisas. 

Hoje, já consegui planejar: o que vamos comer o resto da semana, o que vou deixar preparado para o Gajo  e o que eu vou comer quando estiver por Mangualde, na semana que vêm! E já fiz a minha lista de compras com base nestas 2 listas.

Mas isto não é um blog de organização e gestão do lar! Há blogs especializados na coisa, aqui é só mesmo comida e Bentos. E devaneios como este!

E já agora, a minha letra é medonha, mas eu percebo-a, boa? Gosto dos meus hieróglifos!

Se quiserem o doc. digam que vou em busca dele no site que mencionei, já agora, um dos que me ajudou muitíssimo quando comecei a usar Bentos e tudo o que gira à volta deles.

7 comentários:

Luciana disse...

Que bonito! A sério! Eu faço lista e tenho papeis em tudo o que é sitio, mas é mais desorganização com muita organização. Em Setembro vou recomeçar a fazer os planos, porque apesar de eu não ter, o meu homem vai estar de férias até ao fim do mês e fica tudo mais imprevisível, tipo "hoje não janto em casa" (e diz isto às 19h!), ou "vamos a algum sitio"...
Também aproveito promoções do que tem validade alargada e sei que vou consumir.
Beijos

Maria disse...

Menina FV:

Passei para lhe deixar um beijinho,
dois vá.
e desejar bom trabalho
boas viagens
e boas postagens

os belogues estão cada vez mais apelativos. parabéns
Maria

Ana Prazeres disse...

Minha Querida Maria,

Obrigada pela sua sempre desejada visita! E pelo elogio!!!
Beijinho grande.

Anónimo disse...

Eu faço sempre o meu plano semanal das refeições que vou fazer. Neste caso um prato por dia, é diferente do que mostras, claro. Mas acho a organização fundamental nos dias de hoje.
Beijinhos

Thalita disse...

Muito legal esse sistema! super organizado, facilita muito a vida!
adorei!!!
BJos
Thalita

Thalita disse...

Muito legal esse sistema! super organizado, facilita muito a vida!
adorei!!!
BJos
Thalita

Rapunzel disse...

Genial!!