Panquecas de Quinoa


Em busca de uma alimentação cada vez mais saudável, estou a tentar só comer alimentos de produção e criação biológica e abdiquei de vez dos edulcorantes, nomeadamente em iogurtes, chocolate, ou café. 
Nas pastilhas, único "alimento" em que os consumo, torna-se difícil troca-las por pastilhas tradicionais, até porque não gosto do seu sabor, mas a quantidade que como é tão pequena e esporádica, que não é por isso que o gato vai às filhós, como se costuma dizer.
Nos iogurtes, só como naturais e da marca danone ou sveltesse, sem edulcorantes e magros.
No chocolate, consegui arranjar chocolate biológico e com açúcar, mas de cana e sem ser refinado.
No café, bebo sempre pingado, 1º porque já o bebo assim há anos e depois porque ajuda a diluir o sabor amargo do mau café. Quando o café é bom já não me custa absolutamente nada bebê-lo sem adoçante e por incrível que pareça, não gosto de café com açúcar. Ou adoçante ou nada!
Agora (há já algum tempo para cá), o meu único adoçante é geleia de Agave, seja para o café, iogurtes, chá, panquecas, etc.

Também resolvi pôr de lado o trigo. E só o como excepcionalmente na massa, ou ainda quando não tenho alternativa, e tenho notado uma diferença enorme no meu organismo: menos fome, menos barriga inchada e menos vontade de comer alimentos onde ele se encontra presente.

Vai daí, e porque ADOOOOOOORO panquecas, fui em busca de sabores alternativas para a sua produção. Desta vez utilizei farinha de quinoa. E geleia de Agave biológica para as adoçar.  E ficaram um mimo!

A foto das panquecas que se segue, única, porque a farinha de quinoa tinha um cheiro um tanto ao quanto horroroso, como tal pensei que a coisa iria descambar em termos de sabor, apesar de terem ficado com um aspeto semelhante às minhas panquecas tradicionais, foi tirada apenas para mais tarde recordar e ser partilhada no INSTAGRAM. Já agora quem me quiser seguir é o nome é ANASPRAZERES, como tal não há imagem perfeita para retratar um monte de panquecas a escorrer, ao de leve, geleia de agave...

Serviu de pequeno-almoço mas podia muito bem servir de lanche ou até mesmo de jantar ;)



Panquecas de Quinoa
Prepara 8 panquecas

1 1/2 cháv. de farinha de quinoa
1 c.sb. rasa de bicarbonato de sódio
1 c.sp. de margarina liquida
1 cháv. de leite magro
1 ovo de galinhas criadas ao ar livre
1 c.sp. de geleia de agave
 1 tampinha de essência de baunilha
canela em pó a gosto


Bater tudo muito bem.
Colocar, com a ajuda de uma concha pequena, numa frigideira anti-aderente previamente pingada com um nico de margarina liquida, a massa.
Quando começar a fazer bolinhas, virar com a ajuda de uma espátula, deixar passar do outro lado e retirar para um prato, amontoando-as.
Colocar entre panquecas um pouco de geleia ou servir simples de modo a que cada pessoa se sirva com a quantidade de geleia, ou qualquer outro doce, desejada.

4 comentários:

Miminhos da Mito disse...

Olá

Aposto que estavam deliciosas , tem um bom aspecto :D

Bjs

Monica "A Dona de Casa Perfeita" disse...

Olá,

Obrigada pelo comentário, gosto muito do teu blog.

Visito sempre.

Bjinhos

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Olá Ana!

Ficaram com óptimo aspecto :D

Eu cá estou rendida à farinha de aveia :D

Beijinhos e uma boa semana :)

Unknown disse...

A quinoa foi a minha melhor descoberta deste ano,por isso quando puder vou tentar experimentar isto! Obrigada pela receita!