Mascarpone de Bacalhau




O mascarpone utilizado nesta receita, foi comprado para fazer um tiramisú gigante que acabou por não ser feito. O prazo de validade quase a expirar, ordenava a sua utilização. Pensei num prato veggie, mas como o paizoco estava por cá e, não liga muita a este tipo de comida, optei por utilizá-lo numa espécie de bacalhau à Brás gratinado. Um bocadito calórico, eu sei... Mas estava boooooooooooooooom... 



Ingredientes: 300 g migas de bacalhau demolhadas, 2 cebolas picadas, 2 dentes de alho esmagados, azeite, mistura de alho e salsa, 500g batata palha, 600g de queijo mascarpone, 1 folha de louro, 2 ovos, sal.

Comecei por estalar no azeite, a cebola e o alho. Juntei o louro, a mistura de alho e salsa, o bacalhau e deixei cozer um pouco. Depois juntei as batatas e mexi bem. Entretanto envolvi o queijo mascarpone (que estava fora do frigorífico há 1 hora) com os 2 ovos e o sal, com uma vara de arames. Despejei a mistura do bacalhau com as batatas para um pyrex, verti a mistura do mascarpone e levei ao forno a gratinar uns 20 min., a 200ºC.

Acompanhei com uns brócolos cozidos.

3 comentários:

anna disse...

Olha, gostei deste bacalhau à Braz todo especial, muito à frente!
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Acho que calórico anda sempre agarrado ao bom he he
Parece-me uma excelente refeição!

moranguita disse...

pode ser calorico ams e so hoje hehe
esta uma maravilha este bacalhau.
beijinhos