Depois de muitas voltas à cabeça para escolher um titulo arrebatador para esta tarte, decidi deixar ficar um nome simples que acho que simplesmente diz tudo: FENOMENAL, porque de facto é um fenómeno, e supostamente, um fenómeno é algo único que acontece!
Deixo como apontamento que os meus standards de avaliação para tartes de chocolate estão agora muitíssimos mais exigentes, o que é mau porque hei-de ficar muitas vezes desconsolada... Por vezes os doces de chocolate são enjoativos, ou têm um sabor que nem é de chocolate nem é do resto que compõe a sobremesa, é de qualquer coisa, sabemos que a cor do dito está lá mas e o sabor????
Convido todos os Chocaholics, como eu, ao ponto de ter um porta-chaves que o confirma, a testarem esta tarte.
De referir que a receita é do Mestre Jamie Oliver, do livro que postei em baixo. Fiz umas pequenas alterações no recheio e a base é totalmente diferente porque tinha umas shortcakes de chocolate para gastar e quis experimentar a minha base habitual com bolacha moída. A base dele era com massa quebrada.
Temos então, chocolate na base, chocolate no recheio e cacau na cobertura! Uhhhhhhhhhhhhhhhhhh...PLHORRRCK... (BABA A CAIR NA MESA E BARULHOS ESQUISITOS COM A BOCA, SÓ DE IMAGINAR-ME A COMER UMA FATIAZINHA...)
A receita...Tarte de chocolate FENOMENAL
- 315 ml de natas gordas (usei mimosa light...)
- 2 c.sp. de açucar (usei 1,5 c.sp. de frutose...)
- 1 pequnissíma pitada de sal
- 115 g de manteiga sem sal derretida
- 455 g do melhor chocolate de culinária, partido (usei Pantagruel)
- 100 ml leite (usei o resto das natas que estavam no pacote que usei em cima...
- Cacau em pó para povilhar (usei do magro)
A minha base...
- 340g de Bolachas shortcake de chocolate (mais coisa menos coisa, que era precisamente um pacote de 200g mais um resto de outro que estava aberto, quase cheio)
- 50 g de margarina (habitualmente uso 30g mas como era mais do que 250 g de farinha, ou neste caso, bolachas moidas...)
- 1dl de água
Começando pela base. Piquei as bolachas na picadora até ficarem tipo farinha. Depois derreti a margarina na água quente.
Passei a farinha de bolacha para a tarteira de cerâmica e fui deitando a mistura da água com a margarina e fui mexendo com um garfinho. Depois de tudo bem misturado, calquei com as mãos e ajeitei tudo bem na forma. Levei ao forno, tipo 5 min., só para secar um bocadinho. Deixei a base a arrefecer e fui a rezar tratar do recheio porque mais uma vez estava a testar algo que nunca tinha feito e não sabia se ia correr bem ou não e ia ter pessoas para o jantar...
Coloquei as natas, a frutose e a pitada de sal numa caçarola e deixei levantar fervura. Assim que levantou fervura retirei do lume e juntei a manteiga e o chocolate (era cá um cheirinho...) e mexi até tudo ter derretido completamente. Deixei arrefecer um pouco, misturando as segundas natas até a mistura ficar macia e brilhante. Deixei arrefecer mais um pouco. Se quiserem a mistura mais liquida podem sempre pôr mais um bocadinho de leite ou natas, eu não juntei mais nada, já chegava de invenções! Voltei a mexer bem e despejei para cima da base. Arrefeceu totalmente ao fim de cerca de 1 a 2h. Pus no frigorifico cerca de 40 min. porque tive medo que ficasse liquida, ou cremosa de mais, mas nem valia a pena... Ao cortar estava cremosa mas sem escorrer, tipo manteiga no verão fora do frigorifico! Na altura de servir, polvilhei com o cacau.
Acompanhei com morangos ao natural.
Espero não ter criado expectativas muito altas... Mas de facto gostei e estou a deixar o meu testemunho... Se não gostarem, podem-me castigar obrigando-me a comer deste fenómeno, óoooo castigo boooom...
Só me apetece cantar a música da Duffy - MERCY : "YOU GOT ME BEGING YOU FOR MERCY, YEH, YEH... LEIN, LEIN..."
10 comentários:
ai k coisa mais boa keres me matar do coração keres???
jinhos grandes
Vim a correr espreitar e tal, como te disse, vou fazê-la ainda esta semana.
Depois hei-de mostrar - claro que se vai chamar Anette...
O meu filhote já é bem graudo (21), mas é do club dos adoradores de chocolate que tu também deves conhecer - lol!
Beijocas.
Aiiiiiii... que maravilha!
Confesso que pensei que fosse mais complicado :) Isto é que é uma bomba das boas... tenho que experimentar. Para a base podemos utilizar quaisquer bolachas de chocolate ou tem que ser essas?
E agora tou a ouvir a Buffy a bufar ao ver esta beleza eh eh
Oh misericórdia! Confesso, venho ao teu cantinho quase todos os dias, mas hoje eu tenho de comentar! Eu sou chocodependente e percebo bem o que queres dizer quando referes que mts vezes de chocolate os doces só têm o nome. Esta tarte tem um aspecto fantástico. Só é pena que leve natas (às quais tenho pavor pelos piores motivos). Grande dilema tenho agora, porque o fiquei com imensa vontade de experimentar (sobretudo sabendo que é uma receita do meu querido Jamie). Será que não dá para substituir as natas?
Bjs e parabéns pelo blog :D
Anette, que tentação esta tarte!! Para uma chocodependente como eu isto é uma provocação :) Vou ter que fazer!
beijinhos
Só FENOMENAL?? Eu nem tenho como o descrever.. Acho que vou ter que provar para achar o termo certo! ; )
Bjs
Excelente!!! Não só essa tarte com um óptimo aspecto, mas também o blog! Muitos parabéns!
Agora já percebo como é que um certo senhor que eu conheço aprendeu a cozinhar! :)
Vou acrescentar há minha lista de favoritos!
Bjs
Esta tarte deve ser de comer e chorar por mais.
Adorei
Beijinho
Anette, estou saboreando seu blog e descobri essa receita que me deu vontade de comer a tela do computador :)
Gostaria de fazer essa receita, mas preciso de uma ajuda sua. Sou brasileira e vou precisar substituir as bolachinhas e a nata gorda que você usou. Por quais produtos poderia substituir sem perder o sabor dessa linda tarte?
Obrigada desde já e parabéns pelo blog!
Obrigada pela resposta. Vou fazer e depois te conto.
beijos!
Enviar um comentário