Tarte de Bróculos, Alho Francês e Bacon

Se eu vos contasse as minhas aventuras com bases de tarte, vocês riam-se... Parecia que tinham mais poder que eu, que mandavam, que ganhavam vida, que areavam de mais e que ficavam estranhas demais para serem trabalhadas... Até que descobri esta base que vos apresento hoje e que faço sempre que há necessidade de aproveitar veggies, ou não, porque simplesmente, por vezes apetece comê-la e fazê-la com ingredientes especiais, para alguém especialíssimo como foi o caso desta. Beijinho Tio J! Existem frequentemente veggies que gritam por socorro, e desta vez eram os Srs. Bróculos e os Srs. Alhos franceses! O Bacon era só para atrapalhar e sair do frigorífico e como era o A. que a ia comer maioritariamente... Como calculam complicou-me com o sistema porque demorei montes de tempo a comer uma fatia de tarte porque tinha que andar à cata dele (Bacon) e a despeja-lo para o prato de A.... Mas pronto...
Prometo que na próxima vez que fizer uma tarte, fotografo passo-a-passo a sua elaboração, isto porque, e juro-vos que era uma naba, esta base é a coisa mais fácil de se fazer e não tem mistério nenhum mas sei que por vezes as pessoas criam mitos e os mitos são coisas para se quebrar, certo??? Esta base é óptima porque só leva 30 g de margarina ou 6 c.sp de óleo ( prefiro a margarina) e trabalha-se muito bem! Seja doce ou salgada é a questão de se acrescentar o ingrediente certo! Me aguarrrrrrrrrrrdem...
Tarte de Brócolos, Alho Francês e Bacon
Recheio
  • Brócolos cozidos al dente
  • Alho francês cortado fininho
  • Bacon magro (mais ou menos 1 c.sp cheia, cortado em quadradinhos pequenos)
  • Azeite
  • 1 pacote de natas de soja light
  • 3 ovos
  • Sal
  • Pimenta moída
Corei o Bacon para libertar um pouco de gordura, juntei o alho francês e deixei saltear até ficar molinho. Juntei depois os brócolos, rectifiquei de sal e deixei ficar um pouco para ganharem sabor. Enquanto isto fiz a base.
Base
  • 100g farinha de trigo
  • 150g farinha de trigo integral
  • 30 g margarina(+/- 1 c.sp. margarina)
  • Sal
  • 100 ml água a ferver

Derreti a margarina na água e juntei às farinhas. Amassei bem até se descolar das mãos e nem deixei repousar porque estava cheia de pressa. estendi a massa com o rolo e dispus-la numa tarteira. Levei ao forno pré -aquecido a 200ºC cerca de 7 min. Juntei depois os ovos com as natas e bati um pouco, despejei o recheio sobre a massa e depois as natas e os ovos e levei ao forno cerca de 25 min., até ficar coradinha, mas devia ter ficado um pouco mais a bronzear...

Não tem havido dica verde por falta de tempo...

5 comentários:

Andrea disse...

Adoro tartes e quiches! Essa deve ser óptima. A Pinkie (a minha gata) que está deitadinha agora ao meu colo, está a dizer que gostava muito de ir brincar com o Mr. Pingo! ;) Bjs!*

ameixa seca disse...

Eu como sou adepta de produtos integrais... adorei a base. Mas sou um bocado preguiçosa para fazer :) Mas se dizes que é fácil, eu alinho ;)

Axly disse...

Essa tarte ficou mesmo linda.
E a massa é bem legal, com certeza pode virar uma "massa padrão".
Kisss^^

Natércia Ramalho disse...

Menina mas está uma maravilha!É tinha que ser se não já não eras mais minha neta...um beijinho do tamanho do mundo Natércia...

edinha disse...

Bem apetitosa :)
Beijinho