Gratinado de Veggies



Sem grande apetite, resolvi fazer este gratinado de veggies para o almocinho de domingo. Acompanhei com arroz integral que a mãezoca tinha feito e que estava uma especialidade!
Os veggies utilizados foram comprados na 6º feira numa grande superfície, e escolhi-os de uma forma completamente aleatória (como sempre...), passei por eles, achei que tinham um aspecto inacreditavelmente fantástico, tirei-os para o carrinho e pensei, depois logo vejo o que faço com eles!
Adoro grandes superfícies, mercados, tudo o que tenha comida... Os alimentos, principalmente os legumes, as massas e os pães (e os chocolates...), são os que mais gosto ver, com as suas formas, texturas e misturas de cores... São simplesmente maravilhosos... Adoro fazer "excursões" a supermercados ou mercados quando estou fora ou dentro do país. Estou morta para ir ao Brasil por causa da fruta! E de outras coisas claro... Já falta pouco... Ai, ai...
O almoço:
  • 2 Courgettes cortadas às rodelas
  • Cogumelos frescos fatiados
  • Rebentos de soja
  • 1 Cebola picadinha
  • 2 Dente de alho picadinho
  • 4 Ovos
  • 1 Pacote de natas de soja light
  • Azeite
  • Molho de soja
Comecei por refogar a cebola e o alho no azeite. Acrescentei depois os cogumelos e deixei-os saltear um pouco. Saltaram depois as courgettes e os rebentos. Acrescentei o molho de soja e deixei cozinhar um pouco, depois transferi tudo para um pyrex e reguei com a mistura dos ovos com as natas. Levei ao forno cerca de 25 min., a 210ºC.

28 comentários:

Eli disse...

Humm, que delícia!! Hoje começou a esquentar por esses lados e esse pratinho caíria muito bem no almoço. :)

Natércia Ramalho disse...

Linda Anette adorei o teu almocinho mas como sempre não ficou nada para mim.um beijo Natércia))

Anónimo disse...

Fantástico

anna disse...

Pois deve ser muito bom este gratinado. Se tivermos dúvidas é só olhar para a bela foto que está um apetite...
Eu é que não consegui ainda gostar muito das amigas corgettes, sem ser na sopa.
Beikocas Nhoquinha.

Elaine disse...

Ol� Anette, tudo bem?

Vim retribuir sua visita ao Cantinho Vegetariano. Parab�ns... As comidinhas aqui parecem muito apetitosas.

Um abra�o e uma �tima semana!

risonha disse...

Anette, este blog está cada vez melhor... mais uma receita para fazer em breve. cada vez que venho ao teu blog fico com mais uma receita debaixo de olho.

Joaninha disse...

Ah ah,és tu e eu, porque será que ainda ninguém se lembrou de fazer visitas guiadas a supermercados? LOL
Quando vieres cá ao Norte fazer-me uma visitinha fazemos uma excursão pelas mercearias "finas" do Porto, combinado? :)
Andamos em sintonia com os gratinados, muito diferentes mas ambos de legumes. Este teu parece-me delicioso, nunca utilizei natas de soja mas ando a pensar nisso e esta é uma óptima sugestão!

Beijinhos

Sylvia disse...

Adoro gratinados de qualquer vegetal,mas nunca fiz com courgette , que adoro. Vou provar
Beijos

Isabel Salvador disse...

k maravilha amiga...k bom aspecto....bjokas

Anónimo disse...

Que delicia!!! Gosto tanto de cogumelos =P
Beijinhos

Suzana Parreira disse...

Eu costumo fazer um gratinado parecido mas grelho os legumes primeiro. Para a próxima não me dou ao trabalho - este teu tem um óptimo aspecto!

bjks

Isabel (pipoka) disse...

Eu por acaso tenho essa mania de fazer missões de reconhecimento gastronómico nos supermercados, lojas gourmet, sobretudo no estrangeiro. Temos que combinar um dia dar umas voltas nos supermercados do Martim Moniz.

Quanto ao gratinado, adorei.

bjs

Nani disse...

Fantástico, fantástico, adorei a receita.
Beijos e ótima semana!

Silvia Arruda disse...

Humm... para mim não precisa de mais nada!!

Fay van Gelder disse...

Olá Linda:)

Volteiiiii

Eu faço um parecido e é muito bom :)

Bjocas e tem uma Super Semana :)

Laurinha disse...

Também adoro passear no mercado, perco a hora, e tenho que levar o dinheiro contadinho, senão, fico doida para comprar de tudo!!

Adorei sua idéia das baobrinhas, já anotei!
Beijinhos,

Carla Soares disse...

também adoro passeiozinhos por mercadinhos e afins.... mas então vem ao brasil? aonde exatamente? sou daqui! quem sabe não possa te orientar quanto a lugares bacanas para visitar...? sou de belo horizonte! Você ia adorar conhecer o mercado central daqui...cheio de frutas e coisinhas mais, como vc bem disse... :) abraços

virtual chef disse...

Anette, partilho do seu gosto por feiras, mercados e grandes superfícies, mais dos primeiros do que do último. É um "mal" de família. Os meus pais desde que se reformaram, adquiriram uma autocaravana e levam o ano inteiro a passear pelo país. Não há feira, mercado, festa ou romaria onde ainda não tenham ido.
Aproximando-se o Natal a passos largos recomendo-lhe um livro de cozinha (para si ou para oferta), trata-se da obra "Cozinha Saudável - Anti-Envelhecimento", do chefe Hélio Loureiro e o Dr. Luís Romariz. Este livro é um desafio a manter-nos jovens, saudáveis e funcionalmente aptos.
Beijos Anti-Envelhecimento.

Agdah disse...

Você está de viagem ao Brasil?

Migas disse...

Como sempre, óptima sugestão com legumes!!! Deve ser uma delícia...ai que saudades do meu restaurante vegetariano em Portugal! (já estou a começar a ficar chata e impaciente..Lol).

Ah, quanto à minha visita a Portugal, tenho a dizer que tenho um mês de férias por isso, vamos lá ver para o que dá!

Beijinhos (daqueles teus, grandalhões)

m@ria...m@rie...m@ry disse...

o gratinado de legumes estão com tão bom aspecto!!! uma optima ideia para confeccionar legumes!!! eu tambem acho imensa piada visitar supermercados fora do pais... mas principalmente mercados! num local tão pequeno conseguimos descobrir toda uma tradição e hábitos de um pais, de um povo. é mesmo fantástico :D

Anónimo disse...

Anocas, deixa que te diga que o teu proximo passo será publicar estas receitas. tão deliciosas... deixa cá ver ???? aprendeste a cozinhar no campo???? ah! ah!ah!. sou a tua fã nº um
Cátia

Pintarolas disse...

Ainda bem k ñ sou a unica, eu tb adoro perder horas no supermercado,por isso até prefiro ir sozinha...lol.
Adorei o teu gratinado!!!!!! bjokas

Fay van Gelder disse...

Oiiiii Linda :) tudo bem ?

Passei para te deixar um beijo e para te dizer que neste momento estou a comer Sushi (risosss... ) sou mesmo má , nê?

Pois mas é verdade e aproveitei para tirar as fotos que já te tinha prometido :)

Espero que tudo esteja bem contigo :)

Bjos Grandes

Beatriz Belliard disse...

amei ! tenho estado ausente e encontrei aqui muita coisa boa !!!! Sabe que eu adooro supermercados tb, mas ainda quando é um novo em outro pais, ai pode me deixar que so capaz de ficar horas ! bjs

Suzana Parreira disse...

Também posso ir na excursão aos supermercados? please, please, please!

Marizé disse...

VOLTEI!!!!!

Que saudades.
Escusado será dizer que gostei muito, muito, muito destes legumes.

Eu também ADORO deambular pelos supermercadoe e afins.

Beijocas

Ana Prazeres disse...

Vim deixar a beijoca repenicadissima e um abraço apertadoco... Desculpem...Quando chegar aviso!