Uma das minhas sobremesas preferidas



Peço desculpa pela minha ausência, mas tenho tido familiares em casa (aproveitamos o fim-de-semana prolongado para passear por lisboa) como tal temos passado pouco tempo "parados"...
Preparei uma feijocada de polvo para o almoço do feriado que estava bastante boa e que mais tarde postarei aqui, como sobremesa fiz leite creme, (nunca tinha feito porque só há pouco tempo comprei o dito queimador de açucar!!!) que simplesmente adoro porque conjuga 2 dos meus sabores preferidos: o limão e a canela (se bem que nem toda a gente utiliza canela no leite creme, eu experimentei, como não podia deixar de ser... e... adorei!!!). Fantástico...
Um simples e rapidíssimo leite creme que fez as delícias dos convivas e as minhas, ora cá vai:
  • 1l de leite
  • 3 c.sp de farinha
    6 c.sp de açucar amarelo
  • 5 gemas
  • Casca de um limão (gigante, era mesmo enorme!)
  • 1 pau de canela grande
Pus numa tigela grande, o leite, as gemas, o açucar, a farinha e bati tudo com a varinha mágica.
Despejei para uma caçarola o preparado e adicionei a casca do limão e o pau de canela, levei ao lume até engrossar. Verti para uma travessa. Depois de frio e imediatamente antes de comer esta maravilha, espalhei açucar sobre metade da travessa e usei o queimador, depois sobre a outra metade fiz o mesmo processo. Fiz o leite creme no dia anterior, à noite e servi ao almoço do dia seguinte, por isso o leite creme estava fresquinho. Vai uma tacinha???

12 comentários:

anna disse...

Que diabinha malvada, a fazeres dos meus pratos preferidos e só agora dizes...
Adoro leite creme queimadinho, mas sem canela... o teu está um convite visual!
Fico à espera da feijoada de polvo.
Beijinho grande.

Isabel (pipoka) disse...

Também adoro leite creme com canela! Fizeste muito bem!

Carla disse...

Anette, que almoço de feriado maravilhoso! Adoro leite creme e eu também costumo usar o pau de canela. Limão e canela dá um contraste excelente! =)

Bjs bom domingo

Nani disse...

Nossa essa receita é bem parecida com uma que minha mão fazia quando eu era criança, vou fazer também. Agora só uma dúvida, o que é farinha mágica? Ai Jisus!!!rsrsrs
Beijos e ótimo fim de semana!

paula disse...

Anette acho que nao ha ninguem que nao goste de leite-creme,este teu ficou com uma apresentacao deliciosa

beijinhos

Migas disse...

Esse leite creme não podia estar mais perfeito! MARAVILHOSO!:o)

Beijinhos

Marisa disse...

Adoro leite creme e o seu está com um aspecto delicioso.
Também tenho que estrear o meu queimador de leite creme.:)

Natércia Ramalho disse...

Eu não posso ter arranjado uma neta que trata tão mal esta avó ainda para mais vou trabalhar domingo chego a casa e vejo este doce, e procuras se quer manda todo todo mentira já comeste.um bjs Natércia...

Marizé disse...

Esta tb é um dos meus doces favoritos, gostei desta versão, postei no "tachos" há algum tempo a versão do livro "cozinha tradicional portuguesa"
Beijocas

Heidi disse...

Que sobremesa fantástica, simples e prática de preparar, mais com um aspecto maravilhoso!

Cleia disse...

Só tu mesmo!!! Eu adoro leite creme!!! Até fiquei com vontade de experimentar esta receita... é que não tenho tido muita sorte a fazê-los, sá mesmo a comer...
Beijinhos

Rosa Maria Martins Moraes disse...

Que sonho essas taças heim? Simples e saboroso com certeza!!!