Tarte de Maçã com Leite Creme



Prometo que não volto a publicar doces pelo menos durante a próxima semana... Palavra de Anette!
A vossa glicémia deve estar altíssíma só de olhar e eu não vos quero doentes, OK???

Como já tinha dito no post anterior, esta ideia surgiu-me duma conversa com a minha mãezoca acerca de tartes de maçã, hoje de manhã. Não queriamos nada muito doce, mas também não queriamos massa com maçã e canela, só... É claro que também fica bom assim, não faz tão mal à saúde e à "linha", mas também não é tão bom, certo?

Resolvi experimentar então, com a minha receita de leite creme (1/2 receita de leite creme com raspas de limão no ralador grosso e pó de canela sem ir ao lume a engrossar!), e uma base "light" duma tarte salgada que também já tinha experimentado. Ah! E a canela, porque maçã sem canela, não é maçã!!! Digo eu... fiz assim:

Base

  • 100g farinha de trigo integral
  • 150 g farinha de trigo
  • 30g margarina
  • 1 dl água quente
  • 60g de Açúcar amarelo

Derreti a margarina na água quente e juntei às farinhas e ao açúcar. Misturei tudo até se descolar das mãos e deixei repousar cerca de 30 min (tempo de preparar o recheio).

Recheio

  • 500 ml de leite magro
  • 3 c.sp de farinha
  • 3 c.sp de açúcar amarelo
  • 3 gemas
  • Casca de um limão (gigante, ralado no ralador mais grosso para ficarem fitinhas grandes)orme!)
  • 1 c.sp de Canela em pó
  • 1 pau de Canela
  • 5 maçãs descascadas e cortadas aos gomos finos (mas não "transparentes"!)
Juntei numa tigela grande, o leite, as gemas, o açucar, a farinhas, a canela e bati tudo com a varinha mágica.
Por fim juntei as raspas do limão.
Preparação
Pré-aqueci o forno a 210ºC.
Estendi a massa com o rolo e dispu-la na tarteira enfarinhada e untada (não levei a cozer antes), distribui as maçãs e despejei a mistura do futuro leite creme. Levei ao forno por 25 min.

Muiiiiiito bom!!! Pronto, foi a última...

17 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

De facto, só maçã com canela é bom, mas assim com um cremezinho gostoso, ainda é melhor. Espero que cumpras a promessa dos doces, ou então o 3 fat ladies passa a 3,5 (o 1,5 sou eu!).

bjs

Migas disse...

Agora esta receita fez-me lembrar uma colega da faculdade. Como já na altura ela sabia que eu gostava de cozinhar, um dia trouxe-me uma fatia de tarte de maçã feita por ela para eu provar. E era assim, Anette! Com leite creme. Lembro-me que ficou deliciosa. Essa, pela "cara" está linda!

Beijos e força com a tua outra arte!

Natércia Ramalho disse...

Deve estar uma maravilha eu adorei.um beijinho Natércia))

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Anette querida, manda um pedacinho por FEDEX pra mim?!
Bjs

O Cravo da Índia disse...

Também adoro maçã com canela.
Gostei muito desta tarte:)

Flor de Sal disse...

Hummmmmmmmmm....
Até dá para sentir o cheiro....

virtual chef disse...

Colega cozinheira e irmã escuta, confesso-lhe que corei ao ler os comentários referentes ao meu blog, no seu post anterior. Ainda que profundamente grato, permita-me que lhe diga, que pecam pelo exagero! Adiante. A sua tarte parece ser mais uma das gulosas pérolas a que nos tem habituado. Tenho apenas a dúvida se o leite-creme não resultaria melhor com leite gordo, mas nada no seu post me leva a crer que tenho razão. Uma dica extra culinária, sem querer ir muito longe por aí. As suas fotos necessitam de luz, natural de preferência. Experimente a fotografar os seus pratos junto a uma janela solarenga e veja a diferença.
P.S.- Estive 14 anos no Agrupamento 60 de Queluz + 3 anos no Agrupamento 900 do Monte Abraão e estou à 3 no Núcleo de Queluz da Fraternidade de Nuno Álvares. Aquilo é uma escola para a vida. Sempre Alerta.

Marizé disse...

Doce Anette, isto deve ser bom demais, tarte de maçã por si já é uma delicia com leite creme então.....
Ai, ai..!
Beijocas

Nani disse...

Anette pode continuar a postar, minha glicose não é alta, rsrsrs
Você teria ai a quantidade do que gasta nessa tarte em xícaras, ou a receita de outra tarte mesmo que não necessite de uma balança? A minha estragou e eu estou louca por uma tarte.
Beijos!!!

Cinara disse...

Anette, como ficou linda e apetitosa esta torta!! Realmente é parecida com o clafoutis que fiz, a diferença é que esta leva uma massa como base, que também deve ficar divina! Eu também não vejo problema algum em você continuar publicando doces... No meu caso, a regra é "moderação": não deixo nunca de comer doces, mas uma fatiazinha já me satisfaz. E quando não satisfaz, eu trato de dar o resto do doce para a minha mãe ou para amigos, assim não devoro tudo sozinha! ;o)
Beijos e uma linda semana para você!

Cris disse...

Hummmmmm, eu amo receitas com maçã!

Isabel Salvador disse...

k maravilha minha doce annete...já comi-a ,mas vim um pouco tarde porque a ultima fatia já se foi.....bjokas

Heidi disse...

Que delícia, por favor pode continuar a postar os doces sim, sou uma formiguinha ambulante!!!

anna disse...

Valeu a pena esperar pela tarte, que belo aspecto...
Combinaste com a Migas arreliar-me: uma só fala de linguados e chocos gigantes, a outra é os limões gigantes... ai, ai, as meninas!
Beijinhos.

Maria Vitamina disse...

Adorei a mistura do leite creme com a maçãs, deve ser muito bom. Bjssssss

Anónimo disse...

Eu provei desta tarde, podem crer que estava uma delícia, estava, porque já acabou.

Vou seguir as indicações da Anette e tentar fazer uma semelhante, vamos ver se chegarei àquele gostosinho....uma delícia.

beijinho da maezoka

manela

Filipa disse...

Querida Anette adorei esta tarte de maçãs! Eu adoro receitas com maçãs como já deves ter percebido pelo meu blog :-)hehe!!
Faço minhas as palavras da nani do paulo pois a minha glicémia não é nada elevada, pelo contrário, tenho falta de açucar:-)
Continua com a publicação de doces iguarias para pelo menos podermos comer com o olhar...
Beijinhos :-)